Espera-se que a indústria espanhola de limão retorne a uma safra “normal” na próxima temporada, projetada para ficar 14% abaixo do nível recorde da campanha anterior.
Em sua primeira avaliação, a Associação Nacional de Fabricantes de Ailimpo previu que a produção total chegaria a 1,1 milhão.O grupo disse que a previsão depende da disponibilidade de água no verão e das chuvas no outono.
É provável que a produção da variedade Fino predominante caia 8% em relação ao ano anterior, para 845 mil. A indústria espera uma queda no final da temporada, enquanto a primeira parte da temporada permanecerá estável. Ailimpo afirmou que leva em consideração os novos plantios e o tamanho atual do limão na avaliação, que ela chamou de ideal, dada a boa disponibilidade de água.
Ela acrescentou que os níveis de fornecimento da Fino permitirão à Espanha garantir programas de fornecimento. Quanto à variedade Verna no final da temporada, a Ailimpo espera um declínio de 29% para 260 mil toneladas.
"A redução no rendimento do limão Verna, uma variedade espanhola autóctone, é uma consequência do restante das árvores após uma temporada recorde de produção", afirmou o grupo.
O grupo acrescentou que os volumes cobrirão "a maior parte do verão de 2020 com frutas de boa qualidade". Ailimpo também espera um “equilíbrio de preços bom e justo” e distribuição de valor econômico por toda a cadeia.
Ela espera que o setor de limões espanhol seja rentável, mantendo a competitividade comercial contra os agressivos embarques de limão de países terceiros concorrentes, como Turquia ou Egito. O grupo observou que a Turquia continuaria sujeita a um maior controle de pesticidas na fronteira européia.