A palavra japonesa "bonsai" é ouvida por muitos, enquanto poucas pessoas sabem sobre nivaki. Enquanto isso, ambas as palavras expressam conceitos relacionados que indicam uma modificação violenta da aparência de uma árvore, como resultado da qual ela não se parece com a natureza, mas como a pessoa deseja.
Apenas nivaki, ao contrário do bonsai, é usado para plantas ao ar livre que adornam jardins, e não para o interior das habitações. É verdade que as árvores de bonsai também exigem uma estadia ao ar livre, mas devido ao seu tamanho de anão, elas não podem ter um efeito perceptível na paisagem do jardim. Leia mais sobre a técnica japonesa para o cultivo de pinheiros nivaki mais adiante neste artigo.
O que são nivaki e as diferenças do bonsai
A mundialmente famosa técnica de bonsai implica:
- a formação de formas de árvores anãs;
- poda regular e ativa de suas raízes;
- corte muito ativo da coroa;
- crescer em recipientes;
- restrição de nutrientes;
- transplante regular.
Além de cortar e podar as raízes, mais moderada, nada disso é observado na técnica nivaki. Esse nome em si vem da confluência de duas palavras japonesas: "milharal", que significa jardim, e "ki", que se traduz como uma árvore. A partir disso, fica claro que A técnica Nivaki envolve o cultivo de árvores decorativas usando métodos especiais exclusivamente para jardins.
Para ser justo, deve-se notar que na Europa existe o conceito de "bonsai de jardim", ecoando o nivaki japonês. No entanto, o estilo europeu é muito diferente do japonês, tanto em termos de técnica de execução quanto em filosofia do processo.
Os europeus colocam o homem na vanguarda, dando à natureza um valor subordinado, e no Japão enfatizam a harmonia. Além disso, na técnica nivaki, existem restrições estritas sobre o número de galhos deixados em cada camada, e o bonsai do jardim não regula estritamente nada, deixando o processo à mercê das fantasias dos mestres.
Que variedades de pinheiro são adequadas
Árvores de folha caduca e coníferas são adequadas para a técnica em discussão. Ao mesmo tempo, as coníferas são usadas mais ativamente, pois mantêm uma aparência verde durante todo o ano. Entre as culturas de coníferas, a preferência é mais frequentemente dada ao pinheiro, que se presta bem à formação das espécies desejadas.
- As melhores espécies e variedades de pinus são mais adequadas para a técnica nivaki:
- ordinário;
- Balcãs;
- preto;
- montanhoso;
- Criméia
- Virgem
- Cedro siberiano.
Você sabe As árvores de bonsai ao estilo dos bonsais foram inventadas em 200 aC pelos chineses. Mas então os japoneses, adotando essa arte, a aperfeiçoaram e se apropriaram de sua autoria. Paralelamente, eles usaram elementos de bonsai para desenvolver técnicas de nivaki.
Estilos Nivaki
Dentro da técnica nivaki, existem 8 estilos principais de modelar a aparência das árvores, divididos em:
- forma caída (kangai), implicando a localização das raízes salientes acima do solo acima dos galhos suspensos;
- tronco sinuoso (moy)formar uma dobra da haste em uma única projeção;
- estilo oblíquo (shakan)acasalar uma planta de pinheiro com uma rosa dos ventos dominante e ao plantar perto de um reservatório, exigindo a declinação de galhos acima de um espelho d'água;
- Forma de Kyoto (Kyoto)criar uma árvore a partir de brotos no tronco de uma árvore serrada ou de uma planta com o topo danificado;
- tronco bifurcado (sokan), implicando um tronco de árvore dividido do próprio solo;
- forma reta clássica (chokan)permitindo que as plantas lenhosas cresçam em tamanhos grandes;
- forma protetora (kotobuki), seus contornos semelhantes ao personagem "felicidade";
- árvore de charme (moncaburi), em que um galho é formado por mais tempo que os outros, localizado acima da entrada da casa e, por assim dizer, protegendo-a.
Dentro dos estilos listados, existem várias outras variedades, por exemplo:
- vários barris, implicando o crescimento de vários troncos com coroas semelhantes a partir de uma única raiz;
- eda-sukashiem que os galhos estão diminuindo intensamente;
- kobushi, que exige cortar todo o crescimento da temporada atual, o que permite formar nós semelhantes a um punho humano nas extremidades dos galhos;
- Matsu Zukuri, a espécie de formação de coroa mais popular que parece uma colina;
- dan zukuritendo galhos como lances de escadas;
- kai zukuriformando uma coroa como uma caixa.
Recursos de desembarque
A principal condição para o cultivo de plantas lenhosas usando o método nivaki é manter a harmonia no desenvolvimento do sistema de copas e raízes, pois essa técnica envolve aparar galhos e raízes.
Você sabe Hoje, existem quase 200 espécies de pinheiros no planeta. Quase todos eles crescem no Hemisfério Norte, e na Rússia, repleta de florestas, por exemplo, o pinheiro é a árvore mais comum.
Existem 2 maneiras principais de plantar mudas anuais de pinheiro (mais preferidas):
- No primeiro deles, as mudas são plantadas em um recipiente cujas paredes limitam o crescimento do sistema radicular. No primeiro ano, o pinheiro se enraíza em um novo local, e na próxima estação da primavera, os galhos que crescem dentro da árvore são removidos e os demais são encurtados em um quarto. Todas as agulhas são tornadas meio mais curtas para estimular o crescimento de novos rebentos. Na próxima temporada, na primavera, o pinheiro é transplantado para um vaso novo e mais espaçoso, com um encurtamento simultâneo da raiz central em um quarto e poda das raízes laterais cobertas de vegetação. As agulhas são novamente reduzidas pela metade. No quarto ano, uma árvore é plantada sob o céu aberto.
- No segundo método, as mudas são plantadas imediatamente ao ar livre. No entanto, para limitar o crescimento do sistema radicular, uma pedra grande é colocada no fundo de um buraco profundo cavado para uma muda. Uma camada de terra de 30 centímetros é formada acima dela, na qual uma muda é plantada. Ele fica sozinho por um ano para se adaptar às novas condições. Na próxima temporada, as raízes crescentes são reduzidas em um quarto com uma pá. Simultaneamente com a coroa, são realizadas as mesmas manipulações que com uma muda em uma panela.
Formação
O princípio básico da formação de árvores na técnica nivaki é a formação de um triângulo versátil a partir de uma planta. Seus galhos estão localizados paralelamente à superfície da Terra ou direcionados em sua direção, e todos os que correm para cima são removidos.
Durante a estação, o pinheiro experimenta 2 fases de crescimento aprimorado. Pela primeira vez, isso acontece no final da primavera, quando brotos se abrem e velas se formam, e então um intenso crescimento é observado no final de agosto. Durante esse período, os galhos se alongam e se tornam mais grossos. O período mais favorável para as principais culturas formadoras cai em meados de agosto.
Etapa 1 - remoção de brotamentos espessantes para desbaste e modelagem; Etapa 2 - beliscar uma vela de pinho; Etapa 3 - esticar e fixar os galhos em uma determinada posição.
Para dar à árvore a forma necessária, o topo do tronco e os galhos extras são cortados de lado. E para que a coroa fosse magnífica, em maio, antes de as velas se abrirem, elas geralmente são encurtadas em um terço, mas a redução também é permitida em 2/3. A configuração sinuosa do pinheiro, de acordo com o padrão desejado, é criada por meio de um fio rígido, e as extensões do cabo dão o vetor de desenvolvimento planejado aos galhos.
Importante! Como excelentes estrias para fixar os galhos na posição requerida, são as meias femininas. Eles combinam força com a capacidade de não danificar galhos.
Uma direção estritamente horizontal para os galhos é anexada a eles por paus retos. A técnica Nivaki envolve deixar um número estritamente definido de galhos em cada camada formada em uma árvore. Os japoneses insistem que esse número deve ser ímpar: 3 ou 5 ramos.
Vídeo: A formação do esqueleto de nivaki do pinheiro comum
Melhor hora para um corte de cabelo
O tempo escolhido para os eventos da topiaria, isto é, cortar o pinheiro para dar-lhe uma certa forma, é um ponto fundamental. Cada tipo de poda está associado a uma determinada etapa do desenvolvimento da planta.
A mola é mais adequada para dar à coroa a forma desejada e criar um top compacto.quando o movimento de sucos nos galhos é ativado. Em junho, é conveniente fazer brotos mais curtos que afetem negativamente a configuração da coroa. Não é recomendável adiar esse procedimento até agosto.
Importante! É necessário encurtar os galhos no início do outono, porque quando o início do tempo frio, o processo de regeneração dos cortes diminui acentuadamente devido à inibição da alocação do câmbio necessário para a árvore.
A partir do meio do verão, as agulhas são atualizadas e, se você cortar os galhos durante esse período, poderá provocar amarelecimento. Aperte o pinheiro na primeira década de junho, depois que o crescimento de brotos frescos cessa, e no outono é preferível podar parcialmente os galhos antigos nos quais os brotos podem crescer na primavera e novos brotos deles.
Pinheiro ao estilo Nivaki, antes e depois da tosquia.
Regras de poda
Para a poda de pinheiro competente, são necessárias tesouras ou podadoras de jardim afiadas. Para desinfetar os locais de corte, você precisará de uma solução de permanganato de potássio var, de jardim ou de carvão picado.
A poda não deve ser realizada durante a chuva para evitar infecções. Após a poda, a árvore precisa ser abundantemente regada para sua recuperação mais rápida após sofrer estresse.
Leitura Recomendada
Durante o próprio corte, você deve:
- tente não danificar os brotos do sono, a partir dos quais novos brotos podem crescer;
- cortar não mais de um terço da massa total de galhos;
- não poda com muita frequência, caso contrário, pode enfraquecer a árvore;
- monitorar os galhos inferiores, pelos quais é mais fácil determinar o bem-estar do pinheiro;
- não combinar restos de rejuvenescimento e cura no outono, pois isso pode desacelerar radicalmente o crescimento de agulhas.
Recursos de Cuidados
Além da poda sistemática, o pinheiro precisa de cuidados subsequentes, permitindo que a árvore se recupere o mais rápido e com sucesso possível desse procedimento estressante.
Para fazer isso:
- Alimente o pinheiro com fertilizantes minerais e especialmente fosfóricos.
- Realize cuidadosamente a rega equilibrada, evitando o enchimento insuficiente e o transbordamento. Normalmente, um par de irrigação por mês é suficiente para a cultura do pinheiro.
- Depois de beliscar, trate a planta com uréia na forma de uma solução para desinfecção e como cobertura.
- Remova regularmente as agulhas secas do pinheiro para melhorar a ventilação dos galhos.
Manter a forma
Em todos os anos de formação da cultura do pinheiro no estilo nivaki, deve-se evitar as duas "cavalgadas" na forma de um corte raro, mas excessivo, do pinheiro, que ele não tolera, e a interrupção do processo faseado de dar à árvore a forma pretendida.
Essas atividades devem ser permanentes. Para isso, no processo de poda, é necessário isolar e deixar nos galhos de pinheiro bem iluminados pelo sol, fixá-los na direção planejada, levando gradualmente o pinheiro a um resultado final predeterminado.
Nos jardins, o estilo nivaki japonês está rapidamente ganhando popularidade, permitindo que você dê às árvores uma aparência exótica e até extravagante, além de criar uma paisagem memorável no terreno do jardim. Para formar uma coroa de pinheiro de forma concebida e torná-la única, é necessário fazer muito esforço e passar mais de um ano. Mas o jogo claramente vale a pena. Incluindo pinheiros no estilo nivaki.