Construir um lago pode agregar uma casa de campo. Se fizer parte do sistema de drenagem, além de decorativo, trará benefícios práticos ao território. Mas antes de construir, você precisa considerar cuidadosamente os estágios da construção. É necessário levar em consideração o tamanho e a profundidade da estrutura, bem como as características do local em que a lagoa de drenagem será localizada.
Que materiais são necessários
Antes de começar o trabalho, certifique-se de decidir os seguintes detalhes. Assim, para qualquer local, e mais ainda, em uma parte da qual a terra permanece úmida por mais tempo do que em outros lugares, são solicitadas pesquisas de solo e hidrogeologia. Você precisa conhecer exatamente as propriedades e a espessura das camadas, mas o principal é ter uma idéia de onde estão as águas subterrâneas, o nível de ocorrência e o volume possível.
Isso afeta a profundidade do futuro edifício e sua durabilidade. No relatório final, os geólogos darão recomendações sobre quais estruturas são possíveis no local, qual deve ser o poço de fundação da lagoa e qual pode ser sua profundidade máxima.Observe também que à venda também existem lagoas artificiais. Em forma, eles parecem uma piscina com degraus. Será o suficiente para decorar o site. E, para descobrir se é suficiente para um tanque de drenagem, é necessário calcular o volume do dreno.
A lagoa na qual a água flui do local durante uma chuva (acumulador) serve como um coletor de água do tipo aberto. Ele deve estar localizado no ponto mais baixo do território para que a água flua naturalmente. A água chegará lá usando canais especiais ou canos de esgoto.Se já existe um sistema de drenagem no local, você precisará de informações sobre a localização exata dos canos para não danificá-los acidentalmente durante os trabalhos de construção.
Importante! Certifique-se de remover todas as pedras afiadas do poço para evitar danos mecânicos ao material do filme com o qual as paredes serão cobertas.
Ao mesmo tempo, pense sobre o sistema de conexão da bomba e do filtro na lagoa e, agora, decida a forma, o material das paredes, a altura das laterais e as plantas que serão plantadas nela. A profundidade de até 2 m é adequada para algumas plantas e, no máximo, 50 cm para algumas.
Em seguida, prepare as ferramentas:
- uma pá;
- cordão de construção;
- roleta;
- nível;
- pedras ou tijolos;
- bomba e filtro para a lagoa;
- materiais de impermeabilização;
- elementos decorativos e plantas.
Formação de reservatório
Depois de ter decidido o local onde o lago será localizado, defina a forma da estrutura usando um cordão de construção e pinos. Tente evitar formas geometricamente complexas, pois elas não são apenas mais difíceis de construir, mas mais difíceis de manter e limpar. A forma mais comum é um lago oval com plantas aquáticas plantadas na praia.
Você sabe Os egípcios foram os primeiros a registrar oficialmente a criação de sistemas de drenagem. Eles datam de 2500 aC. e
Em seguida, prossiga para a marcação da mesma maneira que os canais de drenagem, através dos quais a água vai descer para a unidade. Remova os 30 cm superiores do solo nas valas marcadas. O solo resultante pode ser usado nas camas. Essa é a camada mais fértil e pode ser encontrada em uso racional.
Agora é hora de prosseguir para a construção da própria lagoa. A profundidade da estrutura depende de informações sobre o nível de ocorrência das águas subterrâneas. O volume deve depender do tamanho do quintal. Por exemplo, 2,5 cm (1 polegada) de chuva que cai em 54 metros quadrados é igual a uma área de 150 × 120 × 90 cm (comprimento × largura × profundidade). Mas lembre-se também de que o solo também absorve água da chuva antes de entrar nas valas de drenagem.
O próprio poço da fundação pode ser feito de vários níveis ou limitado a um. Portanto, uma profundidade de até 40 cm é considerada suficiente para uma lagoa com função de drenagem. Se você deseja pescar, precisa de uma profundidade de 1 me acima. Essa parte de águas profundas deve corresponder a pelo menos 30% do volume total da unidade.Utilizando um nível, contorne a lagoa, medindo e adicione ou remova o solo para obter o mesmo nível de fundo em todos os lugares.
Encha os canais com drenagem - cascalho ou pedras para evitar que o solo entre em colapso ou despeje na lagoa durante fortes chuvas. Este método de preenchimento de canais é conveniente. Uma camada de cascalho passa bem pela água e é fácil de limpar.Importante! Depois que o poço da fundação for cavado, será a decisão certa deixá-lo em repouso por cerca de 2–3 semanas. Isso é necessário para que o solo perturbado seja compactado.
Impermeabilização
O fundo do poço deve ser isolado da água do solo e do local como um todo. Isso pode ser feito de várias maneiras - concretando e revestindo com filme de borracha butílica. O material é uma borracha sintética projetada para lagoas artificiais. É colocado no fundo do poço e fixo. A vida útil do filme é de 50 anos.
Tecnologia de execução do trabalho:
- O filme de borracha butílica é colocado em argila. A turfa ou o chernozem não são adequados para isso, pois são muito porosos e são afetados pelas águas subterrâneas. Você pode cobrir o fundo com argila bentonita, criando uma camada entre o solo principal e o revestimento do filme.
- Expanda o rolo e coloque o filme, cobrindo todo o espaço. Tente eliminar rugas e rugas.
- O excesso de material pode ser cortado, permitindo sobreposição de pelo menos 50 cm.Pedras ou pedregulhos são colocados no topo do filme para fixação. As lacunas entre eles podem ser preenchidas com pedras menores.
Não comece a finalizar as bordas da lagoa até que ela esteja cheia. Isso se deve ao fato de que, quando cheio com água, o filme encolhe para coincidir com a configuração do fundo e as laterais do reservatório. Algumas flechas nas bordas permitem que o filme tome a forma desejada sem esticar.
Você sabe Os minóicos construíram o sistema de drenagem mais "avançado" em 1700 aC. O famoso palácio na ilha de Creta está equipado com 4 sistemas diferentes que drenavam a água para colecionadores gigantes. Destes, a umidade foi gasta na irrigação do jardim.
Partes do material nas bordas da lagoa podem ser mascaradas por plantas aquáticas em vasos. Íris do pântano, taboa e astilbe são adequadas para isso.Uma outra maneira de impermeabilizar as paredes é aplicar borracha líquida nelas. Este material é um mastique feito de betume e polímeros. É aplicado por pulverização. É mais resistente a temperaturas extremas, suporta geadas até -50 ° C e é bastante durável.
Decoração de interiores
Dado que este é um lago de tempestade, é aconselhável limpá-lo periodicamente, para que uma bomba de água seja instalada nele. Qualquer modelo com a produtividade desejada de 350-5500 l / h é adequado.Também é aconselhável comprar um filtro para purificação de água nos trabalhos de instalação. É necessário eliminar odores desagradáveis, formações de fungos e mofo. Os filtros mecânicos são projetados para purificar a água de detritos grandes, enquanto os filtros biológicos reduzem a concentração de bactérias, fungos e fungos patogênicos.
Você também pode decorar a lagoa colocando estátuas na praia ou luminárias. Estatuetas de criaturas fabulosas são feitas de materiais resistentes às condições climáticas. Eles estão disponíveis em uma ampla variedade em uma variedade de lojas de decoração de jardim.
Ilhas
Uma ilhota flutuante é uma das tendências da moda. As civilizações antigas da América cultivaram jardins. O projeto é baseado nos juncos, galhos, musgo, nos quais as plantas aquáticas foram plantadas. As raízes se entrelaçavam em torno de um desenho e as flores eram ótimas.
Para criar essa estrutura, qualquer base porosa capaz de flutuar é adequada. Por exemplo, embalagens de espuma de eletrodomésticos. Em sua superfície, fixe os juncos, galhos e adicione turfa ou húmus. Plante as plantas nesse substrato e a ilha flutuante está pronta.
Vertedouros
O nível da água na lagoa de drenagem muda com o tempo, especialmente se chove muito. Nos casos em que existe um orifício próximo para drenagem em esgotos pluviais, é necessário organizar a drenagem de água para ele ou para um corpo de água natural, localizado nas proximidades. Porém, mais frequentemente, a água desse lago é usada para regar canteiros e árvores de jardim. Organize qualquer um dos sistemas de vertedouros usando um sistema de tubulação.
Você sabe Você provavelmente ficará surpreso, mas as empresas de Internet usam sistemas de drenagem urbana para instalar cabos de fibra óptica. Isso lhes custa muito mais barato do que estabelecer um novo pipeline.
Os parâmetros dos tubos são selecionados com base no volume de água que eles precisam bombear. E não importa o que seja planejado - a organização de um sistema para regar jardins e jardins ou o escoamento do excesso de água em um corpo de água natural, isso deve fazer parte do trabalho realizado simultaneamente com a construção da própria lagoa.
Criar um reservatório artificial requer esforço. Mas calcular e montar o sistema de drenagem por conta própria é bastante realista. É importante lembrar que o trabalho não termina aí. No futuro, serão necessários cuidados com as valas da lagoa e de drenagem. O excesso ou a vegetação morta devem ser removidos, a superfície periodicamente limpa da folhagem e de microorganismos patogênicos. Então o sistema funcionará sem problemas e com eficiência.