Os Estados Unidos não chegarão a um acordo comercial com a União Européia se a agricultura não for incluída no acordo, disse uma autoridade do Departamento de Agricultura dos EUA na quinta-feira, 27 de junho.
Ted McKinney, subsecretário de Agricultura dos EUA para Comércio e Relações Exteriores, disse que enfatizou repetidamente o entendimento mútuo entre os dois lados durante reuniões com parlamentares, funcionários do governo e a indústria privada em Bruxelas, Roma e Genebra, no entanto, a questão da agricultura se tornou pedra de tropeço nas negociações.
A Europa, principal parceiro comercial dos EUA, propôs negociações com os EUA para abolir os direitos de importação de produtos manufaturados, mas essas negociações ainda não começaram, pois ambas as partes discutem sobre a questão do acesso aos mercados para a agricultura.
Washington argumenta que a agricultura deve fazer parte das negociações, mas a União Europeia não incluiu a agricultura em sua agenda de negociações.
"Acho que não chegaremos a um acordo se a agricultura não for incluída", disse McKinney a repórteres durante uma teleconferência durante sua visita a Bruxelas, citando preocupações expressas por parlamentares americanos e Trump.