O método de estufa para o cultivo de plantas cultivadas atingiu seu pico hoje, muitas soluções surgiram no mercado que podem satisfazer os requisitos de qualquer jardineiro. No entanto, nem todo projeto se distingue pela perfeição técnica e pelas propriedades estruturais ideais; muitas vezes essas decisões de engenharia exigem ajustes. O artigo descreve em detalhes como montar adequadamente uma estufa a partir de um perfil de aço galvanizado e o que é necessário para o funcionamento a longo prazo de uma estufa com estrutura.
Prós e contras do uso
Edifícios de policarbonato são considerados a melhor opção ao organizar uma estufa ou outras estruturas de proteção para plantas. Eles parecem modernos e podem se encaixar em qualquer paisagem interior, o que causou na maioria dos casos sua popularidade entre os produtores de plantas. Mas eles têm muitas outras vantagens.
- Os principais são os seguintes:
- a estrutura é fácil de instalar e pode ser equipada sem habilidades especiais de construção;
- o policarbonato tem uma transmissão de luz máxima de todos os materiais, o que permitirá que as plantas criem uma excelente iluminação;
- a estufa tem um peso mínimo, para que possa ser construída sem uma base sólida;
- O próprio policarbonato é notável por sua baixa condutividade térmica, portanto, é possível criar o microclima mais confortável no interior;
- a estrutura pode receber qualquer forma e tamanho;
- o perfil de policarbonato e galvanizado tem uma longa vida útil e pode durar pelo menos 20 anos;
- maior mobilidade, a estrutura pode ser desmontada com sucesso no final da temporada ou movida para um novo local;
- O principal material da estufa é resistente à umidade e baixas temperaturas.
Você sabe A maior estufa do mundo é um jardim botânico interno localizado no Reino Unido, na Cornualha. A estrutura concluída de acordo com o projeto Eden é uma cúpula de três esferas, com uma área total de 22 mil m².
No entanto, não se deve esquecer que, como em qualquer edifício, essa estufa tem algumas desvantagens que todo jardineiro deve conhecer antes de instalá-la.
- Primeiro de tudo, é:
- baixa resistência mecânica do policarbonato;
- a estrutura é difícil de tolerar as cargas de neve; portanto, a fim de evitar a deformação do telhado e de todas as estruturas de suporte, ela deve ser removida como aparece;
- o policarbonato é bastante combustível; portanto, essas estufas não toleram a proximidade de fontes abertas de chamas e também não podem ser aquecidas por qualquer combustível combustível.
O que será necessário para a montagem
Antes de construir uma estufa, você deve se preparar com cuidado. Para fazer isso, estoque uma lista inteira de todos os tipos de equipamentos e materiais auxiliares. Das ferramentas para isso você precisará perfure com um conjunto de brocas e um pouco para torcer os parafusos autorroscantes e uma rebarbadora (rebarbadora). De uma ferramenta comum, você definitivamente precisará um conjunto de chaves de fenda de diferentes tamanhos, nível de construção, cabos de prumo e de marcação, tesouras de metal.
A lista de materiais necessários, exceto policarbonato e perfis para instalação, prevê:
- parafusos autorroscantes de 10 e 25 mm de comprimento;
- embalagem de parafusos de cobertura com uma arruela de borracha (10-15 mm de comprimento);
- conjunto de conectores para perfis do tipo caranguejo;
- embalagem de trilhos de montagem ES (suspensão direta).
Importante! Antes de iniciar a instalação, você deve adquirir um projeto de fábrica ou criar você mesmo. Isso ajudará a acelerar a construção, bem como evitar durante muitas situações imprevistas.
Como montar e melhorar estufas galvanizadas
A montagem da estrutura da estufa começa com a preparação e nivelamento do local, bem como a instalação da fundação. Para fazer isso, você pode usar uma base de concreto ou uma estrutura baixa (quadrada ou retangular) de um tubo de perfil ou blocos de madeira, com impregnação protetora especial. Depois disso, é necessário montar sequencialmente as paredes finais, instalar o quadro a partir delas. Depois disso, a estufa é revestida, mas antes disso é necessário fortalecê-la de todas as formas possíveis.
Fabricação de parede final
A fabricação de paredes terminais é a primeira coisa a começar com a construção de uma estrutura de perfil. Eles geralmente representam dois racks paralelos conectados nas partes inferior e superior pelas horizontais. Sua forma e tamanho podem variar (dependendo do projeto), mas na maioria das vezes são estruturas em forma de cúpula com um telhado único ou de duas águas.
Eles começam a montar as paredes marcando e aparando o perfil nas peças necessárias. Depois disso, eles são torcidos com parafusos auto-atarraxantes e as juntas de vários perfis são reforçadas adicionalmente com os prendedores de conexão. A instalação das extremidades é realizada de tal maneira para que cada uma das paredes se repita exatamente, de modo que as dimensões dos racks verticais e horizontais sejam as mesmas. O número dessas paredes é escolhido com um cálculo de pelo menos 3 por metro percorrendo toda a estrutura, pois, para confiabilidade durante a instalação subsequente, a distância entre elas não deve ser superior a 60 cm.
Montagem da estrutura do perfil da estufa
Após a criação do número necessário de paredes, você poderá começar a criar uma moldura. Para fazer isso, prenda primeiro as duas extremidades iniciais com um intervalo de 50 a 60 cm. Conecte-as com ripas horizontais do perfil pelo menos em três pontos: na parte inferior de cada lado e também na parte superior, no entanto, para garantir a confiabilidade, as extremidades devem ser fixadas com pelo menos cinco pontos.
Depois de conectar as duas primeiras paredes, você deve anexar alternadamente as extremidades subsequentes ao tipo das duas primeiras. Como resultado, você deve obter um design único das extremidades, semelhante a um esqueleto, com eixos de conexão horizontais e arestas perpendiculares à base. Se a estufa estiver instalada na fundação, no final do procedimento, é necessário fixar a base usando um prego de cavilha ou outros elementos de fixação.
Você sabe A galvanização de metais foi inventada na França em 1742 pelo famoso cientista Paul Jacques Mulouin.
Reforçar a estrutura com nervuras de reforço adicionais
Se você planeja usar a estufa apenas na estação quente, a estrutura não precisa ser reforçada; em todos os outros casos, é necessário instalar nervuras de reforço na estrutura. Caso contrário, mesmo neve fraca ou um forte vento de inverno podem levar à deformação da estrutura, incluindo os principais elementos de suporte de carga.O reforço insuficiente da estrutura pode levar à deformação da estrutura
Este procedimento é a instalação de suportes e chanfros adicionaisreduzindo a distância entre os suportes verticais e horizontais de suporte das paredes. Em cada parede de extremidade na área do telhado (no interior), você deve fixar as hastes horizontais entre as barras verticais. Eles fazem isso para que, além dos racks, os acabamentos sejam conectados e a base do teto.
Depois disso, os chanfros devem ser instalados, são tábuas especiais fixadas em um ângulo entre dois racks horizontais e verticais. Instale-os de forma que um lado da prancha seja parafusado no canto inferior e o outro nos postes superiores opostos. Assim, é necessário reforçar as folgas entre as paredes laterais nas laterais e na parte superior, na área do telhado.
Além disso, os chanfros devem ser montados dentro da estrutura para aumentar a rigidez do telhado. Para fazer isso, um lado do chanfro é fixado na parte interna da base das extremidades e o oposto no topo, na junção do suporte horizontal com o suporte lateral. No final da instalação, a estrutura externa do quadro deve ser transformada em uma estrutura de duas camadas, composta por duas estruturas interdependentes.Importante! Se durante a montagem você criou uma estrutura de aço comum, é recomendável galvanizá-la. Para isso, todas as superfícies, bem como os nós de conexão, devem ser tratados com um spray galvanizado a frio especial (Berner, Zinga, ZINTEC, etc.).
Dicas úteis de montagem e operação
Para obter uma vida útil longa da estufa e criar uma estrutura confiável o mais rápido possível, você precisa:
- coletar a estufa somente de materiais de alta qualidade que atendam a todos os padrões modernos;
- as juntas de chanfros e tábuas, se possível, são reforçadas com 1-2 cantos de metal;
- use apenas materiais leves, mas extremamente duráveis para revestimento;
- use apenas materiais de cobertura transparentes; caso contrário, durante a operação, as plantas serão expostas a um déficit de luz solar;
- durante a instalação, é imperativo que todos os ângulos retos e faixas horizontais sejam verificados em relação ao nível, caso contrário, a estrutura não ficará rígida.
Além disso, no futuro também é necessário fornecer uma estufa e cuidados específicos. Para isso, no período de entressafra, você deve verificar todos os racks e tiras, bem como seus pontos de conexão, quanto a possíveis danos e deformações. Se estes últimos forem identificados, é necessário substituir rapidamente a unidade danificada. Mesmo materiais galvanizados sofrem corrosão ao longo do tempo, portanto, conforme o problema surge, é necessário re-galvanizar. Para proteger a estufa de danos, se possível, o telhado deve ser removido durante o inverno ou, quando a neve cair, removê-lo periodicamente.
Vídeo: Instalação de estufa galvanizada
A estufa galvanizada está ganhando popularidade a cada ano, mas para muitos se tornou a melhor solução para a construção de um design barato, mas funcional. Não é difícil criar essa estrutura e, mesmo com o mínimo de habilidades em construção, o principal é se concentrar no fortalecimento dos elementos de suporte de carga. Essa é a única maneira de atingir uma vida útil de construção de pelo menos 20 anos.