O mingau desempenha um papel importante na dieta de gestantes. Quase todos os tipos de cereais são úteis em uso, pois possuem diferentes oligoelementos necessários para manter uma dieta lactacional. No entanto você precisa usar cereais em uma quantidade normalizada, observando a condição da criança. O cereal de milho é nutritivo, seguro, raramente causa alergias e é útil tanto para a mãe quanto para o bebê. Porém, antes de introduzi-lo na dieta, é necessário familiarizar-se com possíveis contra-indicações e restrições de uso.
É possível comer mingau de milho durante a amamentação
O mingau de milho é preparado a partir do cereal com o mesmo nome, que passa por várias etapas de processamento antes de chegar às prateleiras da loja. Primeiro, os grãos são limpos de filmes, depois polidos, triturados e prensados. Para melhorar o prazo de validade e o sabor, os componentes de terceiros não são adicionados ao cereal, portanto, é seguro e completamente adequado para as mães usarem durante a amamentação.
Devido ao alto teor de aminoácidos e fibras, a aveia em flocos raramente causa alergias; portanto, os médicos recomendam introduzi-lo na dieta das mães desde os primeiros meses de vida do bebê e, após um ano com cereais cozidos, você pode começar a alimentar o bebê.
Mingau hipoalergênico cozido a partir de milho é facilmente assimilado, digerido e não adia gorduras no corpo, o que ajuda a mulher a manter a saúde e a beleza. Além disso, depois de comer o prato, o metabolismo é normalizado, ajudando a mãe recém-criada a perder peso mais rapidamente.
Importante! O milheto estraga mais rápido do que outros cereais, portanto, grumos obsoletos não podem ser usados, pois fungos e mariposas começam nele com o tempo.
Qual milheto é melhor escolher
Para não prejudicar você e seu filho, você precisa escolher cereais premium. Os sinais de sua qualidade são de cor amarela brilhante e data de validade válida.
Em bons cereais estão faltando:
- odores;
- impurezas de poeira e sujeira;
- reflexo de lente brilhante.
Os grãos devem ser maçantes e integrais, e o prazo de validade não deve ser superior a 9 meses.
Nas lojas e no mercado, você pode encontrar três tipos de milho:
- Polido. A melhor opção para as nutrizes, pois os grãos são limpos dos embriões e conchas, o que facilita a digestão.
- "Dranets". É limpo de um filme de flores, economiza mais nutrientes, mas é mais difícil de digerir.
- Esmagado. Grãos de trigo moído para cereais semi-líquidos.
Todos os tipos são adequados para consumo durante a lactação, mas vale a pena considerar que o milho-dranets tem um sabor amargo.
Por que o milheto é benéfico para a amamentação
O uso regular de mingau de milho fortalece o corpo da mãe, fornece a eliminação de toxinas. A presença de alimentos na dieta das mães durante a amamentação é aprovada por nutricionistas e alergologistas, pois contém várias vitaminas dos grupos B, A, C, E e PP, necessárias para a saúde da mulher e a vida do bebê.
Além disso, o milho é pobre em calorias e contém apenas 87 calorias quando cozido na água e 200 no leite.
Grumos de milho contêm microelementos úteis:
flúor | forma osso |
cálcio | suporta boas condições de unhas, cabelos, dentes |
ferro | normaliza a coagulação sanguínea, sistema imunológico6 |
cobre | promove a absorção de ferro |
zinco | melhora a pele, ossos, músculos |
manganês | normaliza o sistema nervoso central |
Além disso, ao comer mingau de milho, uma mãe que amamenta recebe uma grande quantidade de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino, ácido fólico, necessário para o crescimento dos tecidos do bebê, e colágeno, que fornece elasticidade à pele. O cereal ajuda a acelerar os processos de recuperação no corpo de uma mulher após o parto, renovar a força física e melhorar o contexto emocional.
Você sabe O milho é uma das principais culturas de cereais da Rússia antiga. Nossos ancestrais o embeberam em água, esfregaram e beberam o "leite" resultante, considerado o elixir da juventude e a cura de muitas doenças.
Como entrar na dieta
Cada mãe que amamenta pensa antes de tudo no bem-estar do bebê e tenta planejar a dieta para não prejudicá-lo. Apesar de todos os seus benefícios, o milheto, como qualquer outro produto para a hepatite B, deve ser introduzido gradualmente na dieta para não causar reações alérgicas graves no bebê.
Recomenda-se aderir ao seguinte esquema:
- Comece com uma porção de 30 a 40 ge observe a reação da criança. Se manchas vermelhas aparecessem em seu corpo - pare de comer mingau de milho, se estiver tudo bem - fique à vontade para aumentar as porções.
- Da próxima vez, cozinhe de 50 a 60 g. Se não houver sinais negativos de comer milheto em uma criança, você pode aumentar gradualmente a porção para 150 g.
- Com o tempo, adicione bagas e frutos ao mingau, fervendo-o na água. Então você pode misturar o leite em pequenas doses, aumentando gradualmente as proporções.
É melhor recusar completamente a manteiga, o sal e o açúcar e, para obter uma nutrição melhor, você pode cozinhar cereais em caldo de galinha ou carne.
Importante! A taxa ideal de consumo de mingau de milho é de 120 a 150 g por dia a cada 2-3 dias. Para evitar consequências negativas, não se recomenda que a dose seja excedida.
Receitas de mingau
Antes de cozinhar cereais, é importante livrar-se da amargura.
Para isso, os grãos estão sujeitos a processamento preliminar, que pode ser feito de duas maneiras:
- Despeje a aveia com um copo de água e deixe aquecer no fogão. A água fervente é drenada e o milheto é lavado várias vezes.
- Os grãos são vertidos com água à temperatura ambiente e deixados durante a noite. De manhã, o líquido é drenado dos cereais embebidos.
Existem muitas receitas para fazer milheto, mas as opções clássicas são cereais em água e leite. Com o tempo, você pode mudar para pratos com a adição de damascos secos, ameixas secas, abóboras, kefir, queijo cottage, mel e também preparar versões salgadas com carne.
Na água
Cozinhar trigo na água não leva muito tempo e é a opção mais barata. Para fazer isso, o milho lavado é derramado com água na proporção de 1: 2 e colocado no fogão para cozinhar. Após a fervura, o fogo é reduzido e a espuma é removida.
Quando o cereal absorve quase toda a água, a chama é minimizada e a panela é coberta com uma tampa. Cozido no vapor por mais 5 minutos e desligue o queimador. Se desejar, adicione sal ou manteiga, mas com moderação.
Mingau de leite
Para preparar o milho no leite, o cereal lavado é vertido com água fria na proporção de 1: 2. Em seguida, coloque no fogo e espere ferver. Depois disso, retire a espuma, diminua a chama e observe a completa evaporação do líquido.
Você sabe Os pratos nacionais de milho são conhecidos entre os diferentes povos do mundo. Na Abkházia, o milheto é usado para fazer sopa de leite - Ahudzrtsu, os tártaros cozinham o milho envolto em um bolo achatado, e na Bielorrússia eles servem o tradicional bulyan - uma caçarola de milho e batata.
Depois de ferver a água, o milho é vertido com leite (1: 2) e fervido até engrossar, mexendo o tempo todo. Em seguida, o queimador é desligado, cubra o mingau com uma tampa e deixe ferver por 5 minutos. Despeje sal ou açúcar no prato acabado a gosto, mas não com zelo, e se desejar, coloque uma pequena fatia de manteiga.
Contra-indicações
Antes de comer mingau de milho, é importante se familiarizar com suas contra-indicações. Apesar dos benefícios e da rica composição vitamínica dos cereais, pode ser prejudicial à saúde em caso de intolerância individual. No primeiro caso, não deve ser usado por nutrizes que têm problemas com a glândula tireóide, porque o milheto contém substâncias que impedem a absorção do iodo.
Você também deve abster-se de cereais para mulheres com doença celíaca. Isso se deve ao fato de o milheto poder ser armazenado próximo a grumos de glúten e assumir parte dessa substância. Evite preparar milho, se você tiver problemas estomacais: úlcera, gastrite, fezes moles.
Existe alergia ao milheto em bebês
Uma reação alérgica ao milheto aparece com menos frequência do que ao trigo e outros cereais, mas devido ao conteúdo específico de proteínas vegetais, algumas crianças podem sofrer alergias. Além das proteínas, o amido contido no milheto pode causar uma reação.
Manifestações negativas na forma de manchas vermelhas podem aparecer no corpo do bebê se a mãe não seguir as recomendações sobre as normas de uso ou mingau combinado com alérgenos agressivos: mel, frutas cítricas, nozes, chocolate. Nessa situação, você precisa substituir os ingredientes e, se o problema persistir, eliminar o milho da dieta.
Os cereais são um dos alimentos mais necessários para as mulheres com HBV. Eles são concentrados de oligoelementos úteis e um fornecedor de fibra alimentar. O cereal de milho não é apenas possível, mas também precisa ser introduzido na dieta, pois pode beneficiar a mãe e a criança. Para usá-lo para o bem, você deve escolher apenas cereais frescos e aumentar suas porções gradualmente.