Uma pequena estufa pode ser construída a partir de qualquer material - plástico, policarbonato, madeira, metal. Em pequenas fazendas, materiais improvisados, por exemplo, esquadrias de janelas, podem ser usados para isso. Leia sobre como criar uma estufa com molduras de janelas antigas neste artigo.
Você sabe As estufas não precisam de luz solar constante durante o dia. O sol da manhã e o sombreamento da tarde são condições ideais para a maioria das plantas. Ao plantar árvores no lado sudoeste da estrutura, você obtém um mecanismo de resfriamento natural em uma tarde quente.
Prós e contras do uso de molduras de janelas para criar uma estufa
Se, depois de substituir as armações de madeira antigas por janelas de plástico, você ainda tiver estruturas antigas, mas de alta qualidade, não se apresse em jogá-las fora. Eles podem ser úteis como material para uma pequena estufa.
- As principais vantagens de um edifício assim:
- material livre para o quadro;
- na presença de saídas de ar - a organização de uma boa ventilação da estufa;
- alta velocidade de instalação - todas as janelas antigas são iguais e você pode montar a estrutura em algumas horas;
- facilidade de montagem - você precisará de uma pequena quantidade de ferramentas e suprimentos.
Essa estufa pode não só ser facilmente montada, mas também rapidamente desmontada e movida para outro local. Além disso, os quadros dão ao edifício uma aparência não padrão. E isso pode ser um ótimo achado para o paisagismo no site.
- Desvantagens do projeto:
- o tamanho da moldura cria um tamanho fixo do edifício; para mudar algo, você precisa de um corte;
- janelas antigas podem não ser suficientes para uma estufa de pleno direito e você precisará complementá-las com outros materiais, o que afeta a aparência da estrutura;
- o teto da estufa deve ser feito de outro material, como o policarbonato, para que seja mais resistente a intempéries.
Como fazer uma estufa a partir de molduras de janelas com suas próprias mãos
Antes de tudo, decida qual o tamanho da estufa ou estufa que você precisará, calcule o número de materiais de construção necessários. Escolha um site para construção e prepare ferramentas.
Requisitos gerais para uma estufa:
- Estruturas estacionárias devem ser colocadas na direção leste-oeste. Isso permite que você obtenha iluminação máxima no período de outono-inverno. Para estufas que serão usadas apenas na primavera, isso não é tão importante.
- O sopro de ar externo tem um efeito significativo na temperatura dentro da estrutura. Para obter a temperatura mais alta possível, instale estufas em locais protegidos do vento.
- A estufa dos quadros pode ser de passo único ou empena. Os galpões costumam ser instalados se a estrutura for apoiada por uma das paredes de sustentação do edifício.
- O teto da estrutura pode ser fornecido em policarbonato. Esse material polimérico, que transmite perfeitamente luz, é 12 vezes mais leve que o vidro e 50 vezes mais forte. É resistente a ambientes agressivos.
Importante! Use molduras grandes para paredes e para o telhado, aquelas que serão menores. Isso se deve ao fato de o telhado estar exposto à chuva e deve ser mais durável.
Cálculo da quantidade necessária de material e ferramentas
Primeiro de tudo, comece preparando materiais e ferramentas. O material principal são esquadrias de madeira removidas durante a instalação de janelas de plástico. Eles com certeza removerão os acessórios, limpe a tinta velha. A madeira é limpa dos solavancos com um moedor e tratada com um anti-séptico, a fim de evitar processos de podridão. Antes de começar, você deve garantir que a madeira esteja em boas condições.
Todas as ações são executadas apenas com peças limpas e secas. Molhado - deve ser seco. Na fase de processamento, recomenda-se remover o vidro para não danificá-lo. Execute os cálculos necessários - meça os quadros e especifique o tamanho da estufa. Ao calcular, lembre-se de que a distância recomendada entre plantas individuais ou entre linhas é indicada como 0,3-0,6 m, dependendo do tipo de planta.Você também precisará fornecer uma passagem entre as camas para cuidar de vegetais. Não esqueça que em um lado da estrutura você precisa fazer uma porta e, por outro, precisará de um orifício para instalar um ventilador (opcional). Para que a estufa ocorra sem intervalos, todos os elementos devem ser ajustados um ao outro. Você pode eliminar pequenas lacunas com espuma.
Ferramentas necessárias para o trabalho:
- madeira de serrar para cortar materiais de madeira;
- chave de fenda para fixações;
- fita métrica;
- cordão de construção, estacas para marcar a fundação;
- um martelo;
- pregos e parafusos;
- selante, tinta, cola para construção.
Materiais básicos para construção:
- madeira para a estrutura da estufa;
- molduras de madeira preparadas;
- material para o telhado (policarbonato, filme).
Importante! O concreto seca por pelo menos 2 semanas; portanto, depois de derramar a fundação, levará algum tempo até que ela endureça completamente.
Seleção de assento
Uma estufa feita de caixilhos de janelas de madeira vitrificada será sensível às mudanças de temperatura; portanto, o local deve ser coberto pelo vento por árvores ou edifícios. Não instale em terras baixas onde a água úmida ou subterrânea se acumula. Isso reduzirá a vida útil da estrutura. As árvores não devem impedir que o sol entre na estufa. Permitida a possibilidade de luz "manchada" quando a luz solar direta cai sobre a estrutura por várias horas por dia.
Preparação e limpeza do território
A preparação do território para construção consiste na remoção de ervas daninhas e marcação preliminar do local. É realizado com estacas, cordão de construção e pá.
Fazendo as bases para a estufa
A maneira mais fácil de preparar o local para a instalação da estrutura é criar um travesseiro de areia e cascalho sobre o qual a estufa ficará.
Para fazer isso:
- Cavar um recesso com uma profundidade de cerca de 20 cm.
- O cascalho é derramado no fundo (2/3 do volume) e depois em uma camada de areia. Bem compactado e despeje uma camada de solo por cima. Areia e cascalho impedirão o contato de molduras de madeira com a umidade do solo.
Se você estiver preparando uma fundação completa, precisará cavar orifícios para os tubos nos quais a estrutura da estufa será montada e despejar a mesma mistura de areia e cascalho no poço, que foi discutido acima. A espessura do travesseiro de cascalho é de 20 cm. A profundidade do poço pode ser maior, depende do nível de congelamento do solo no inverno.
Os encaixes são instalados nos tubos e o concreto é derramado. Quando esfria, a estrutura da estufa é montada no reforço. A profundidade de aterramento dos tubos é de 1 M. Faça uma distância entre eles de cerca de 0,7 m ou aceite um ajuste para as dimensões da estrutura. Os tubos de fundação devem ser 0,2 m mais altos que o cascalho e o reforço 0,25 m.
Montamos a estrutura da estufa a partir de molduras de janelas
A base para as paredes é a moldura. Para criá-lo, serão necessárias vigas de suporte.
Sequência de construção do quadro:
- Postes de canto são instalados no reforço dos postes de suporte. Em seguida, instale prateleiras ao longo das paredes. Para colocá-los nos encaixes, eles fazem furos e ranhuras.
- A impermeabilização é aplicada em postes de concreto.
- A viga é presa com parafusos autorroscantes.
- As ligações inferiores e superiores são presas aos racks.
- Eles montam paredes a partir de caixilhos de janelas, anexando-os a prateleiras.
Você sabe As primeiras estufas foram usadas na Roma antiga. Jardineiros cobriam a cama com pepinos com finas placas de mica ou tecido, criando assim um efeito estufa para eles.
Verifique o alinhamento do quadro por todos os lados. Adicione ou remova o solo para nivelar os dois lados. Se a área permitir, você poderá montar cada parede separadamente, prendendo os elementos com parafusos em uma superfície plana. Verifique se a estrutura está absolutamente nivelada e, em seguida, conecte-a aos racks. Verifique o alinhamento da parede com uma linha de prumo. Depois que as duas paredes laterais forem construídas e pregadas, monte e levante a parede traseira (não a porta) e pregue-a na fundação.
Pavimentos e formação de camas em estufa
Em nossa descrição, o piso é criado por um travesseiro de areia e cascalho, cuja espessura é de cerca de 20 cm e uma camada de solo fértil é derramada sobre o travesseiro. Você pode limitar-se a isso e colocar plantas diretamente neste solo. Mas na jardinagem, os canteiros acima do nível do solo também são comuns. O design é formado na forma de uma espécie de estrutura feita de tábuas com arestas, na qual o solo para as camas é preenchido.
Esta será uma boa solução, uma vez que o “leito alto” terá uma drenagem e estrutura do solo aprimoradas, e você poderá formar uma mistura de solo no leito com camadas de solo e matéria orgânica necessárias para o cultivo de batatas ou melões. Uma pista forrada de cascalho ou ladrilho entre as camas ficará bem. Isso não é apenas esteticamente agradável, mas também inibe o crescimento de plantas daninhas.
Recolha o telhado
A tecnologia para a montagem do telhado depende do que será montado. Se estes são os mesmos quadros, apenas menores ou em policarbonato, então:
- As vigas são presas ao arnês superior com vigas auto-perfurantes, para que os quadros possam ser fixados a elas. O ângulo de inclinação para um telhado de duas águas pode ser de 5 a 60 °.
- Aparafuse os quadros. Ou corte o policarbonato no tamanho certo e aperte-o nas vigas em vez de molduras.
Instalação de portas e janelas
A porta é montada com uma das seções da estufa. Você precisará coletar a pilhagem na qual a porta será instalada. Prenda os quadros ao lado e coloque a parede no lugar. As dobradiças são presas em uma pilhagem e uma porta é colocada sobre elas. Se as janelas já estavam emolduradas, nada precisa ser feito. E se eles não estavam lá, várias estruturas são fixadas da mesma maneira que as dobradiças das portas, para que a estufa possa ser ventilada.
Estufas à terra de caixilhos de janelas antigas
A estufa do solo a partir de caixilhos de janelas antigas pode ser feita na forma de um cubo ou paralelepípedo com um telhado. Baseado em uma cama alta. Altura da parede - 0,3 m ou superior. Para criar um efeito estufa, a cama é coberta com molduras presas a um dos lados nas dobradiças.Estufas ou estufas compactas esquentam e esfriam mais rapidamente do que estruturas maiores. A escolha de uma estufa maior cria mais espaço para o cultivo de plantas e também permite estabilizar a temperatura do ar durante quedas de temperatura na primavera. Graças a isso, você pode obter a colheita 1-2 semanas antes do que em campo aberto.
Você pode escolher qualquer tipo de estufa e criar uma estufa grande ou várias pequenas. Eles certamente irão acelerar o amadurecimento dos vegetais. Portanto, antes de jogar fora as janelas velhas e velhas, pense: e se encontrarem aplicação em sua fazenda, ou as ofereça aos vizinhos que estão envolvidos no cultivo de vegetais.