Em 5 de fevereiro de 2019, a Ucrânia registrou 67 aeronaves envolvidas na aplicação de química agrícola na aviação. Destas, 50 aeronaves foram construídas durante a União Soviética e são moralmente obsoletas, de acordo com Valery Yevtushenko, fundador da Megadrone e Gps-tracker.com.ua, no âmbito do seminário "Novas tecnologias na produção agrícola: veículos aéreos não tripulados e sistemas de proteção de plantas" "
Confira
O helicóptero Mi-2, que realizou o processamento em campo em 13 de julho de 2018, foi enganchado por um parafuso nas linhas de energia. 5 assentamentos permaneceram sem eletricidade e o piloto morreu. O homem não tinha o direito de controlar o helicóptero.
Um avião monolugar estava processando campos de milho perto da vila de Nikolayevak, distrito de Romny, região de Sumy em 13 de julho de 2018. Devido a um mau funcionamento, o avião caiu, o piloto morreu.
A aeronave de motor leve “X-32 Bekas” processava campos perto da vila de Zarudye, distrito de Romny, região de Sumy, em 15 de julho de 2018. O avião caiu, o piloto morreu.
Lembre-se de que na Ucrânia começará em breve o lançamento de agrodrons coreanos, o que sem dúvida corrigirá a situação no sistema de aviação agrícola.