É difícil imaginar uma dieta completa sem produtos feitos com farinha de trigo. No entanto, uma pessoa em duzentos tem uma reação alérgica ao trigo. Desenvolve-se devido ao aumento da sensibilidade do organismo às proteínas do trigo.
Causas da doença
O trigo é a colheita de cereais mais alergênica. Consiste em proteínas específicas, que em casos raros causam reações "inadequadas" do corpo:
- gliadina;
- Albumina
- globulinas.
Foram encontradas mais de 20 proteínas (alérgenos) que provocam o desenvolvimento de sensibilidade alérgica ao trigo em humanos. O corpo humano percebe erroneamente essas substâncias como estranhas - o sistema imunológico provoca proteínas de anticorpos conhecidas como imunoglobulina E, ou seja, uma alergia aparece.
As proteínas dos grãos de trigo são as unidades estruturais do glúten; portanto, a reação ao trigo é essencialmente uma alergia ao glúten.
Importante! A alergia ao trigo não deve ser equiparada à doença celíaca: a primeira doença está associada a uma reação excessiva do sistema imunológico a um alérgeno - uma proteína de cereal, e a segunda é uma doença genética na qual o corpo não possui uma enzima que decompõe o glúten.
Em crianças
Em uma criança, uma reação ao trigo pode ocorrer durante a introdução de alimentos complementares. Após o primeiro uso de mingau, a manifestação da doença se torna perceptível. É o início precoce da alimentação que pode causar reações alérgicas, porque o corpo da criança ainda não está pronto para a alimentação "adulta" - o sistema enzimático não está completamente formado. Com o tempo, o corpo da criança pode se adaptar e "superar" a alergia alimentar - as manifestações clínicas desaparecerão para sempre.
Em crianças mais velhas, as causas da manifestação podem ser:
- violações no trato digestivo;
- doenças hepáticas, nas quais, em vez de quebra de proteínas, entra diretamente no sangue;
- disbiose causada por ingestão descontrolada de antibióticos;
- hereditariedade.
Você sabe A frase “lugar vicioso” vem das Escrituras Sagradas, nas quais a Terra Prometida é chamada terra do trigo (pão).
Em adultos
Esta doença não tem restrições de idade. Pela primeira vez, os sintomas podem ocorrer em qualquer idade com o uso de vários produtos que contêm glúten.
Às vezes, um adulto saudável pode experimentar uma reação específica. Portanto, tomar suplementos esportivos que contenham proteína do trigo pode causar alergias após um longo treino.
Como uma reação alérgica se manifesta
Na maioria dos casos, a alergia ao trigo é leve. No entanto, existem situações em que uma reação a uma proteína pode levar a sérias conseqüências, até a morte (asma, choque anafilático, edema de Quincke).
Os sintomas se desenvolvem dentro de alguns minutos ou horas após o consumo de um produto "perigoso" e podem ser de gravidade variável. Manifestações são observadas a partir dos sistemas digestivo e respiratório, pele e mucosas.
- Os sinais mais comuns da doença:
- urticária, erupções cutâneas com comichão;
- secura e descamação da pele;
- inchaço, coceira, ardor ou irritação da boca e garganta;
- manifestações do trato gastrointestinal (náusea, cólicas estomacais, vômitos, diarréia ou constipação, inchaço, obstrução intestinal);
- congestão nasal, coriza, espirros;
- tosse, bronquite alérgica;
- comichão nos olhos, lacrimação;
- dores de cabeça
- falta de ar, broncoespasmo.
Com vômitos ou diarréia repetidos durante alergias, a desidratação pode se desenvolver rapidamente, a fraqueza geral aparece e a temperatura corporal aumenta.Em alguns casos, uma reação alérgica provoca uma condição chamada anafilaxia.
Importante! Se aparecerem sintomas de anafilaxia, você deve procurar urgentemente assistência médica.
As principais manifestações:
- inchaço da faringe;
- dor no peito ou aperto;
- asfixia;
- deglutição dolorosa;
- palidez da pele;
- Tonturas
- fraqueza, tremor;
- arritmia.
Alérgenos que causam uma reação
A principal maneira de evitar manifestações indesejáveis de alergias é eliminar qualquer "contato" com grãos de trigo.
Importante! Em alguns casos, a farinha de trigo, que é simplesmente inalada, pode provocar um ataque de alergia. Para quem sofre de alergias, a hipersensibilidade ao pólen de plantas de cereais também é característica.
As proteínas do trigo podem conter não apenas alimentos, mas também uma variedade de "produtos" da vida cotidiana:
- cosméticos
- produtos para o banho e para os cabelos;
- plasticina;
- medicamentos e vitaminas;
- alimentos para animais.
Lista de produtos proibidos
Uma dieta sem glúten é muito mais rigorosa do que uma dieta apenas com trigo. É necessário prestar atenção à composição dos produtos acabados: eles não devem ser glúten. Você também deve saber quais pratos são preparados na mesa de jantar.
Produtos alérgicos:
- todos os tipos de trigo;
- produtos de panificação;
- farinha de rosca;
- Massas
- cuscuz, bulgur, sêmola;
- soja, ketchup e outros molhos diversos;
- salsichas;
- sorvete, iogurtes, coalhada;
- aromas naturais e produtos que os contenham;
- amido;
- marmelada, waffles, bolos, doces;
- bolachas;
- cerveja e outras bebidas alcoólicas de cereais.
Alergia cruzada
A hipersensibilidade ao trigo pode ser combinada com uma alergia a outras culturas de cereais. Na maioria das vezes, esses provocadores são grumos de cevada e aveia.
Você sabe O artista Vincent Van Gogh retratou um campo de trigo em suas telas mais de 10 vezes.
Além disso, uma reação cruzada para:
- amendoim
- soja;
- legumes;
- mel;
- Morangos
- kiwi
Prevenção e tratamento de alergias em adultos e crianças
A prevenção mais eficaz da alergia em adultos e crianças é a exclusão do contato com produtos que contêm o alérgeno.
Para manter a saúde, você deve aderir a certas regras:
- Revise completamente a dieta removendo alimentos perigosos do menu.
- Sempre pré-leia os rótulos - ingredientes de diferentes fabricantes podem variar.
- Compre alimentos sem glúten em lojas especializadas.
- Tenha extrema cautela em instalações públicas de catering.
É possível uma reação alérgica verdadeira e falsa. A primeira opção envolve uma rejeição completa de produtos que contêm um alérgeno. No segundo caso, é permitido o uso de um número limitado de produtos potencialmente perigosos.Quando os sintomas da alergia aparecem, é necessário tomar anti-histamínicos que aliviam a condição e reduzem manifestações desagradáveis.Se a criança é alérgica, todos que entrarem em contato com ela (professores, educadores, instrutores na seção de esportes) devem estar cientes disso. É impossível escolher as táticas de tratamento corretas sem um diagnóstico completo.
Também é aconselhável prescrever medicamentos para normalizar o sistema digestivo e os enterossorbentes, que removem alérgenos e toxinas do organismo.O principal esquema de tratamento é determinado pelo médico, levando em consideração as características individuais e a natureza da própria alergia. Não se automedique.
Importante! A adrenalina é um tratamento de emergência para anafilaxia, que deve ser usado antes da chegada da ambulância.
O que pode substituir a farinha de trigo
Se for observada intolerância ao glúten, você deve escolher a farinha de soja, arroz ou batata. Se não houver alergia cruzada, outra variedade poderá substituir a farinha de trigo.
Pode ser farinha:
- cevada;
- milho;
- centeio
- farinha de aveia.
Apesar de as alergias alimentares reduzirem significativamente a qualidade de vida, isso não é uma sentença. O cumprimento de uma certa dieta hipoalergênica, a atitude atenta ao seu corpo e a autodisciplina ajudam a manter uma boa saúde.