Amarrar as vinhas aos suportes é a técnica mais importante na tecnologia agrícola das uvas. Sem esse procedimento, as mudas crescerão aleatoriamente, entrelaçando e formando matas densas, o que afetará negativamente o rendimento e a saúde da colheita. Em que termos, de que maneira e de que maneira é melhor amarrar uma videira? - Você encontrará respostas para todas as perguntas no artigo abaixo.
Por que você precisa amarrar uvas?
Uma planta de uva é uma videira flexível que só precisa se apegar a algo no processo de crescimento. Se o suporte não estiver instalado, ela o encontrará, enquanto se estenderá até o sol, e a colheita não agradará bastante, e será difícil removê-lo.
Além disso, a subordinação competente de brotos traz benefícios significativos para a planta:
- permite criar um vinhedo limpo e bonito;
- ajusta a videira na direção desejada;
- fornece o desenvolvimento completo de todos os rins;
- protege brotos de rajadas de vento;
- reduz o risco de infecções fúngicas devido à ventilação da folhagem;
- promove a polinização de todas as inflorescências;
- os clusters recebem mais sol, portanto amadurecem mais cedo e têm um sabor mais saturado;
- o plantio é facilitado.
Quando é a melhor hora para amarrar?
O trabalho de amarrar as uvas deve começar no início da primavera, imediatamente após a divulgação dos arbustos. É importante não perder o momento em que o suco começa a se mover. Durante esse período, a videira se torna flexível, flexível e se forma facilmente na direção certa. Você precisa terminar a liga antes que os gomos se abram - no início de seu crescimento, eles são muito frágeis e são facilmente danificados durante o procedimento. Também durante o verão, serão necessárias mais algumas ligas, à medida que novos rebentos crescerem.
Métodos de liga
Você pode amarrar as uvas em qualquer suporte vertical - treliça, treliça ou rede para plantas. Além disso, pequenas estruturas arquitetônicas podem servir de suporte para as vinhas: mandris, arcos, vários tipos de cercas. De acordo com a sazonalidade do trabalho, são divididos 2 tipos de liga: seco e verde.
Seco
A liga "seca" é chamada porque todas as manipulações são realizadas com brotos secos do ano passado, que ainda dormem após o inverno. É realizado no início da estação e o crescimento posterior da videira, bem como a formação da safra futura, depende de quão bem ela é realizada. O procedimento envolve a montagem horizontal ou por ventilador dos brotos na parte inferior do suporte.
Esquematicamente, é assim:
- Os rebentos lenhosos perenes são cuidadosamente dobrados e fixados na linha de arame mais baixa.
- Os tiros flexíveis são montados no segundo nível em um ângulo de 45-60 °.
- Os nós restantes, que aumentarão posteriormente os brotos, são fixados na grade na parte inferior do suporte.
Importante! Antes de proceder à secagem da liga, é necessário realizar a poda sanitária das uvas — remova todos os brotos danificados e encolhidos durante o inverno.
Com este método, são criadas as mesmas condições para o desenvolvimento de todos os rins, devido às quais é possível obter boa produtividade.
Verde
Eles se envolvem em liga “verde” no verão, quando brotos jovens crescem entre 30 e 40 cm. Nesse caso, recomenda-se prender a videira verticalmente sob uma leve inclinação para fornecer iluminação e proteção máximas ao vento. A costura precisa ser feita toda vez que a liana cresce no fio superior. Acontece que, durante uma temporada, você precisa fazer 3-4 ligas e, além disso, fortalecer os rebentos após condições climáticas adversas.
Em treliça
A maneira mais conveniente de consertar as videiras é a treliça. É uma estrutura que consiste em uma estrutura e um fio esticado em várias camadas para amarrar cipós.
Vantagens e desvantagens
- Quase todos os jardineiros cultivam vinhas em treliças, pois vêem muitas vantagens nisso:
- o design economiza significativamente espaço no site;
- pode ser fabricado com materiais baratos à mão;
- É fácil de usar;
- permite colocar várias mangas de frutas ao mesmo tempo;
- simplifica o cuidado com as plantas e a colheita de frutas;
- os brotos são bem ventilados e iluminados pelo sol;
- os cachos amadurecem bastante;
- as bagas recebem mais calor e sol, o que afeta positivamente seu sabor e qualidade.
Você sabe Nos tempos antigos, a vinha era plantada perto de árvores altas, que, à sombra de brotos, secavam e serviam de suporte à planta. Os cachos de amadurecimento estavam pendurados nas bordas dos galhos; portanto, a colheita era considerada uma tarefa muito difícil e perigosa.
Tipos de Treliça
Para o cultivo de uvas, são utilizados 2 tipos de treliça vertical:
- Plano único. Esta é a opção mais comum usada em vinhedos ao redor do mundo. Para sua fabricação, são utilizados tubos de ferro ou postes de madeira. Um fio é esticado entre os suportes em várias camadas. A linha inferior está localizada a uma altura de 40 a 50 cm, todas as subseqüentes a 30 a 40 cm.O design de plano único pode ser feito em diferentes versões: com uma viseira em forma de T, com um crescimento suspenso. Todos esses modelos permitem aumentar a área útil da estrutura e organizar um número maior de ramificações.
- Dois planos. O design consiste em 2 treliça simples, montadas lado a lado ou conectadas em ângulo na base, na forma da letra V. Esse design tem uma vantagem sobre o modelo de plano único, pois pode acomodar mais links de frutas. Além disso, estando localizada em ângulo, a videira é melhor iluminada e ventilada, mas é mais difícil removê-la de uma estrutura tão volumosa.
Regras básicas da liga
Para preservar a videira em boas condições e, ao mesmo tempo, obter a colheita desejada, você precisa conhecer algumas sutilezas do procedimento:
- Ao colocar as trepadeiras na treliça, todos os galhos devem ser trazidos para um lado, de preferência ensolarado.
- Durante a liga, você não pode torcer com força e dobrar bruscamente os brotos. Todas as curvas devem ser feitas com cuidado e suavidade, para não atrapalhar o fluxo de nutrientes para os olhos.
- Brotos verdes crescentes não podem ser vinculados aos internódios mais altos.
- Os rebentos jovens precisam de forte fixação, pois no início de seu crescimento são muito frágeis e podem se desgastar por escorregar no arame ou quebrar com o vento.
- A videira lenhosa antiga é anexada à treliça horizontalmente, os galhos jovens verticalmente, em uma ligeira inclinação, suportando um ângulo de cerca de 60 °. Com esse arranjo, todas as videiras são bem iluminadas e os cachos são formados no nível da correia, o que facilita a colheita do jardineiro.
- É indesejável amarrar galhos em uma direção estritamente vertical. Isso leva ao desenvolvimento deficiente dos ocelos inferiores e à exposição excessiva dos elos de frutificação na base.
- Você precisa garantir que as videiras não fiquem muito cheias; caso contrário, nem todas as inflorescências serão polinizadas e menos bagas serão plantadas. Em um grupo, não são permitidos mais de dois brotos.
Importante! Não aperte demais a videira durante a liga. Isso leva não apenas a danos aos brotos, mas também à desnutrição de todo o arbusto.
Recursos da liga
A técnica de amarrar uvas jovens e arbustos adultos tem diferenças significativas. Considere os recursos da liga:
Uvas jovens no primeiro ano
As mudas anuais jovens são amarradas a estacas usando tiras de tecido ou polietileno. Quando os rebentos atingirem 30 cm, é aconselhável instalar uma grade de luz ou uma rede de treliça. O melhor para isso é uma grade para pepinos, que é anexada a um quadro baixo de 2 colunas cavadas verticalmente.
Essas redes são vendidas em lojas de jardinagem. Eles são feitos de fibras poliméricas fortes e são ideais para uvas jovens. Você pode fazê-los você mesmo com corda, barbante, mas é mais conveniente comprar um tecido acabado, já que fazer crochê ou tecer manualmente, sem habilidades, é bastante difícil.
Arbusto de adulto
Para arbustos adultos com mais de 2 anos, é necessário um suporte confiável e estável na forma de uma treliça. A estrutura pode ser fabricada independentemente de 2 colunas com 2,5 a 3 m de altura e 10 a 15 cm de espessura, e também será necessário arame galvanizado não muito fino.
Os postes de suporte precisam ser cavados a uma distância de 2,5–3 m; em seguida, várias linhas de arame devem ser puxadas entre eles. A fileira inferior é fixada a uma altura de 40 cm do chão, e o restante - a cada 30 a 40 cm.A videira endurecida é amarrada à fileira inferior. À medida que os brotos crescem, aparecerão galhos jovens, que devem ser presos às fileiras superiores do arame.
É possível crescer sem liga
Sem dúvida, na treliça, a videira cresce e dá frutos melhor do que sem ela. No entanto, na tecnologia agrícola das uvas, é permitido um método de cultivo sem uma liga. Nesse caso, apenas um suporte é usado na forma de uma cinta ou um par de cantos soldados. No início da temporada, a videira é jogada com cuidado por cima e não está amarrada a nada. Antes do abrigo de inverno, ele é removido e colocado em uma superfície de terra. Para que o arbusto não precise ser amarrado, ele é formado de uma maneira especial, na qual não restam mais de 2-3 ligações de frutas.
Você sabe Os arbustos de algumas variedades de uvas podem crescer e dar frutos por até 100 anos; quanto mais antiga a planta, mais colheita ela produz.
Dicas úteis
Para iniciantes, as seguintes dicas podem ser úteis:
- Você não pode usar uma linha de liga ou uma corda fina. Pedaços de tecido, polietileno, meias de nylon ou materiais naturais: kenaf embebido, brotos de salgueiro são os mais adequados. Em casos excepcionais, o fio pode ser usado para proteger a videira principal.
- Para garantir que a videira esteja mais firmemente fixada e não esfregue contra a treliça, recomenda-se realizar a liga com os “oito”, passando o material entre a parte aérea e o arame.
- O uso de uma corda de liga e ferramentas especiais para a viticultura simplificarão bastante o trabalho de um jardineiro iniciante e o transformarão em uma atividade emocionante.
Vídeo: Como e como amarrar uma videira
Amarrar os brotos é a principal atividade no cuidado das uvas. Este procedimento permite regular o crescimento e a direção da videira, mantê-la em um estado saudável e obter bons rendimentos. Além disso, a treliça, trançada por uma esmeralda, cria uma sombra agradável e decora o local.