Tendo anunciado o início de um concurso público, o Ministério da Agricultura da República do Azerbaijão pretende, assim, atrair o máximo de tecnologia inovadora e avançada possível para o setor agroindustrial do país.
Isso proporcionará uma oportunidade para melhorar as tecnologias usadas na agricultura moderna do estado e aumentar seu desempenho.
O Ministério enfatizou que nem todos os drones serão aceitos no parque técnico do complexo agroindustrial. Em particular, esses "drones" são necessários, que serão equipados com um sistema de irrigação, bem como uma função de vigilância por vídeo.
Além disso, o departamento aguarda aplicativos dos fabricantes de drones que equipam suas unidades com todos os slots necessários para transferir informações para mídia externa, bem como software avançado.
Vale ressaltar que o sistema que pulveriza cada drone deve ter uma capacidade de carga impressionante - até onze litros e 23 kg. Também é importante que o quadrocóptero possa transportar qualquer tipo de herbicida, inseticida, fertilizante e outras substâncias químicas e biologicamente ativas.
Cada dron deve estar equipado com um radar e sensores especiais que protegerão o equipamento da colisão com obstáculos.