Sergei Dankvert, que chefia o Rosselkhoznadzor, se encontrará na próxima semana com representantes da Diretoria Principal da Inspeção Estadual do Estado da Bielorrússia para produção de sementes, quarentena e proteção de plantas. Sabe-se que a reunião será dedicada a fatos repetidos da importação para o território da Federação Russa de produtos que se enquadram nas sanções existentes.
Sabe-se que o lado bielorrusso fornece diretamente os certificados fitossanitários de conformidade com a Rússia.Com base nesses fatos, os funcionários da Rosselkhoznadzor acusaram a Bielorrússia de não tomar as medidas necessárias para impedir a entrada de produtos sancionados no mercado russo.
Segundo Sergey Dankvert e seus colegas, a agência confiada a ele foi forçada a se aproximar de uma consideração séria da situação relacionada às entregas diretas de mercadorias regulamentadas feitas por trabalhadores dos países do chamado terceiro mundo através de postos de controle localizados na parte russa do contorno externo da União Econômica da Eurásia.
Acrescentamos ainda que, durante a reunião dos funcionários Rosselkhoznadzor com o lado da Bielorrússia, também será realizada uma reunião com membros da Comissão Econômica da Eurásia, funcionários do Ministério da Agricultura da Rússia, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Federação Russa e especialistas do Serviço Federal Aduaneiro da Rússia.