No final de abril, a chuva e o granizo varreram as terras do Oblast de Ternopil, o que causou grandes danos à agricultura da região. A quantidade total de perdas é estimada em 53 milhões de UAH.
Chuvas fortes com granizo levaram à inundação de campos e terrenos domésticos, bem como à destruição de culturas agrícolas em uma área de 3,1 hectares.
Como explica Vladimir Stakhov, diretor do departamento de desenvolvimento agroindustrial da administração estadual regional de Ternopil, a quantidade de danos climáticos acima é apenas uma campanha de semeadura sem levar em consideração os fundos perdidos na colheita.As maiores perdas foram sofridas pelos agrários do distrito de Kozovsky, onde as terras agrícolas com uma área de 2 mil hectares foram afetadas pelo mau tempo. Os distritos de Zborovsky e Berezhansky da região também sofreram muito.
Ao mesmo tempo, os caprichos do clima não devem afetar a colheita, já que os agricultores ainda têm tempo para re-cultivar as culturas danificadas, observado no Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da Administração Regional do Estado de Ternopil.Lembre-se de que chuvas fortes e granizo foram observadas na região de Ternopil em 28 de abril de 2019. 34 famílias foram inundadas. Em algumas áreas da região, a terra estava completamente escondida sob uma camada de gelo e neve. Caíram durante o mau tempo e causaram danos às plantações perenes e às culturas agrícolas.