Os produtores de frutas da região de Vinnitsa chamaram a atenção para o cultivo de madressilva - bagas do mato, que são muito populares no Canadá, aparecem no mercado mais cedo que outros e são consideradas mais valiosas que os mirtilos.
Um dos que a cultivam é Oleg Vagin, proprietário do viveiro em Mikulintsy, no distrito de Litinsky. Sua fazenda cultiva mudas de dezenas de culturas, incluindo mirtilos, amoras, cranberries, groselhas etc.
Segundo o agricultor, muitos jardineiros de Vinnitsa sabem há muito tempo o que é madressilva e estão tentando cultivá-lo. Mas as estatísticas mostram que cerca de 60% dos potenciais compradores nunca experimentaram. O motivo é a falta de plantações industriais desta baga na região de Vinnitsa.
“Eu só ouvi falar de uma, mas existem variedades antigas que serão deliciosas para quem prefere um sabor agridoce a um puramente doce; a amargura também está presente lá. Mas agora estão sendo criadas novas variedades canadenses e Bakhchar de seleção russa com bagas doces e grandes ”, diz Oleg Vagin. - Eles criam raízes perfeitamente lá, mas na Ucrânia, onde é mais quente, o crescimento é inibido pelo calor.
A planta é lignificada e precisa ser alimentada. No início da primavera, sulfato de amônio ou uréia é usado na neve descongelada, dependendo da acidez do solo. A madressilva de inverno tolera muito bem, então não há necessidade de cobrir.
Mesmo estacas enraizadas são deixadas na rua. Frutos do mato não imediatamente, você precisa esperar alguns anos. Colhida no início de maio e até o final de junho. As bagas são leves e fáceis de danificar. Por causa disso, eles geralmente são processados no exterior para geléias e aditivos para iogurtes. ”