Hoje, em 10 de junho, o supermercado de comida inglesa Ocado, que realiza todas as entregas em domicílio diretamente de seus armazéns, anunciou um duplo investimento, que, segundo ele, permitirá que "se torne líder no novo setor de agricultura vertical".
A Ocado assinou um memorando de entendimento com a 80 Acres Farms, uma empresa americana de agricultura vertical e a Priva Holding, fornecedora holandesa de sistemas de jardinagem industrial, com o objetivo de criar uma joint venture Infinite Acres para desenvolver “soluções chave na mão” para clientes da agricultura vertical.
A agricultura vertical inclui a produção de alimentos em salas onde as culturas são cultivadas em vários níveis em um ambiente estritamente controlado, o que permite produzir culturas com baixas perdas, muito baixo consumo de água, uso mínimo da terra e ausência de pesticidas, o que distingue a agricultura vertical da tradicional.
Ocado espera que o acordo seja concluído até 30 de junho. Cada parceiro terá um terço da participação na joint venture. A Ocado também concluiu a aquisição de 58% da Jones Food Company, que administra a maior fazenda vertical da Europa em Scunthorpe.
De acordo com Ocado, a fazenda vertical JFC é capaz de cultivar 420 toneladas de verduras e ervas por ano para o mercado do Reino Unido e planeja aumentar o número de culturas cultivadas e expandir a produção em todo o Reino Unido.
Essas duas transações representam o investimento de £ 17 milhões da Ocado na agricultura vertical.
"Acreditamos que nosso investimento atual na agricultura vertical nos permitirá resolver os problemas fundamentais do consumidor em termos de frescura e sustentabilidade e será baseado em novas tecnologias que revolucionarão a maneira como os consumidores acessam produtos frescos", disse Ocado.