Eu nem acredito que uma vez que um tomate foi cultivado como planta ornamental e foi considerado impróprio para alimentação. Agora, um jardim raro ou uma casa de verão fica sem essa cultura decorativa útil e comestível. Com este material, você aprenderá sobre as vantagens da variedade de tomate Grozdeva F1, métodos de cultivo de plantas saudáveis a partir de mudas, métodos de colheita e armazenamento.
História da criação de variedades
O tomate Grozdeva F1 refere-se às variedades híbridas da primeira geração, como evidenciado pela designação F1 no título. Essa variedade é a conquista de criadores russos da empresa "Semko"; Foi inscrito no Registro Estadual da Federação Russa em 2010 e é recomendado para cultivo em abrigos de filmes, não apenas na região central, mas também nas regiões do norte.
Grozdeva F1 pertence ao tomate do carpo, que é caracterizado pela fixação e amadurecimento das frutas sob a forma de cacho. Eles são mais resistentes a doenças e condições climáticas.
Essa variedade também inclui:
- Bando francês;
- Cacho preto;
Vídeo: tomate uva francês
- Bando da Sibéria.
Caracterização e descrição da variedade
A colheita, variedade híbrida de tomate Grozdeva F1 de amadurecimento precoce começa a frutificar 100-105 dias após a germinação completa.
O tomate Grozdeva F1 se refere a variedades indeterminadas, cujo crescimento é ilimitado, se você não beliscar a parte superior do caule. A pinça não deve ser realizada imediatamente após o pincel, mas através de duas folhas reais: a presença dessas folhas garantirá a maturação do último cacho. Os arbustos adultos formados são poderosos e altos, com uma quantidade moderada de pequenas folhas verdes e cachos de frutas.
Os cachos são formados ao longo de toda a altura do caule após cada terceira folha, bastante alta, começando das 9 às 11 folhas. 8-10 frutos amadurecem em um monte ao mesmo tempo. A frutificação é abundante e longa.
O híbrido tolera a seca, é adaptado às flutuações de temperatura e é adequado para cultivo em áreas com verões curtos. Ao semear no início de março, o amadurecimento ocorre em julho - sob condições climáticas favoráveis e tecnologia agrícola adequada.
Vídeo: Variedades de tomate Grozdeva F1
As frutas são pequenas, suculentas e agridoces. O peso e o tamanho da fruta tornam a variedade conveniente para a salga e a preservação da fruta inteira. Pode ser seco, seco, congelado e usado fresco em saladas.
Nas latitudes média e norte, é melhor cultivá-lo em estufa. Nas regiões sul, é possível o cultivo em campo aberto, mas os arbustos serão menos altos, o número de ovários é menor e, portanto, o rendimento é menor.
Produtividade
O rendimento de tomate Grozdeva F1 excede muitas amostras de seleção nacional e estrangeira. A estabilidade da colheita não muda durante o cultivo da variedade.
O rendimento total da variedade é de 19,1 kg de tomate por 1 m². A produtividade pode ser aumentada através do cultivo de uma planta em duas hastes. Dá frutos desde o meio do verão até as geadas.
Você sabe Os frutos do tomate silvestre, encontrados na América Latina, pesam apenas 1 g, e o peso dos tomates cultivados atinge 1 kg ou mais.
Descrição do feto
Os frutos da cultivar Grozdeva F1 são todos iguais entre si, amadurecem juntos, têm uma forma elíptica oval com um "nariz" pontudo. Os frutos verdes são de cor verde claro e, quando maduros, adquirem uma cor vermelha brilhante clássica.
Os frutos são carnudos, doces, de tamanho médio (mais próximos às de pequenos frutos), pesando de 85 a 100 g. O número de ninhos de sementes é 2. A pele é densa, o que exclui rachaduras. Não há moldura branca sob a pele.
As frutas toleram bem o transporte, sem perder o sabor.
Vantagens e desvantagens da variedade
- A vantagem dessa variedade é atender aos requisitos básicos para este tipo de vegetais:
- arbustos grandes;
- muitas frutas;
- a beleza e o bom gosto dos tomates;
- resistência a doenças;
- bom armazenamento fresco e alta comercialização.
- As desvantagens, mas a inconveniência da variedade, incluem o seguinte:
- Tomate Grozdeva F1 - um híbrido. As sementes devem ser compradas em lojas especializadas;
- a formação frequente de escovas requer mais fertilizante;
- as plantas são altas e têm caules fracos, possivelmente alojando sob o peso da fruta, de modo que são necessários apoio e liga confiáveis.
Momento aceitável para crescer
O momento da semeadura do tomate deve ser calculado com base no período de colheita planejado, nas condições climáticas e nos fatores climáticos da região em crescimento.
A semeadura de sementes de tomate da variedade Grozdeva é melhor realizada no início de março, para que, no final da primavera, as mudas atinjam a idade de 50 a 60 dias e estejam prontas para transplante no solo.
Importante! As sementes não devem ser selecionadas para cultivo adicional. As vantagens das plantas-mãe serão inevitavelmente perdidas, o que afetará a qualidade e a quantidade da colheita.
Características das variedades em crescimento
Para obter uma colheita, considere as características do cultivo de tomates.
Cultivo de mudas
A variedade de tomate Grozdeva é cultivada em mudas, mas nas regiões sul, em condições favoráveis, é possível plantar sementes no solo por 3-4 cm com mais cuidado, como as mudas comuns. Essas mudas são capazes de alcançá-las e se adaptar rapidamente às condições naturais.
É melhor cultivar mudas por conta própria - comprando mudas no mercado, você pode cometer um erro com a variedade e levar ao local de doenças de plantas.
As sementes são embebidas em permanganato de potássio e bioestimulantes de crescimento ("Epin"). A profundidade de semeadura preparada para a semeadura é de 1 cm e as mudas são cobertas com celofane ou vidro e colocadas em um local quente. A temperatura ideal - + 20 ... + 24 ° C garante o correto crescimento e desenvolvimento do tomate na fase inicial.
Quando os brotos apareceram e as mudas ficaram mais fortes, é possível realizar o endurecimento movendo as mudas para uma sala com temperatura mais baixa, mas não inferior a + 8 ° С.
Mergulhe e regue abundantemente as mudas começam após o aparecimento da segunda folha. Os brotos mergulham em mudas mais soltas, aprofundando-se nas folhas do cotilédone. As mudas de tomate são muito alongadas, de modo que os recipientes são removidos de um local ensolarado.
Preparo do solo para plantio de mudas
Uma planta saudável e forte só pode ser cultivada em solo fértil e bem cultivado. O desembarque em terras não cultivadas ameaça infecções e pragas.
Para obter mudas de tomate, você precisa preparar a mistura do solo:
- relva, húmus, areia numa proporção de 6: 3: 1;
- turfa, serragem, estufa com uma proporção de 1: 1: 2.
Você sabe 60 milhões de toneladas de tomate são produzidas anualmente no mundo. Enquanto bananas - 44 milhões de toneladas, maçãs - 36 milhões de toneladas, laranjas - 34 milhões de toneladas.
15 a 20 g de nitrato de amônio ou carbonita, 50 a 60 g de superfosfato, 15 a 20 g de sulfato de potássio e uma lata de meio litro de cinza são adicionados à mistura do solo (a cada 10 l). Em seguida, o solo deve ser tratado com uma solução rosa quente pálida de permanganato de potássio, deixada esfriar e encher o tanque de mudas.
Para facilitar e acelerar o trabalho da primavera, os buracos para o plantio do tomate podem ser preparados no outono diretamente no local. Derramado em um buraco em um balde de estrume podre, húmus e areia. O topo retirado dos orifícios é preenchido até o topo, são adicionados 80 g de nitroammophoski e uma lata de meio litro de cinza. No centro, você pode colocar um pino para futuras hastes de liga. O solo congelado durante o inverno salvará as plantas de doenças e pragas.
Tecnologia de plantio de mudas
Ao cultivar tomates, a rotação de culturas deve ser observada. Os melhores antecessores são repolho, alho, legumes, pepinos, cebolas, cenouras. É necessário evitar áreas após batatas, pimentões, berinjela, beterraba.
O terreno para plantio de mudas deve estar em um local ensolarado. O vento e a corrente de ar não impedem o tomate - isso fornece ventilação e promove a polinização. Mas até que as mudas fiquem mais fortes, elas devem ser protegidas do clima e do sol brilhante.
Você precisa plantar mudas em um local permanente à noite ou em clima frio.
O esquema de plantio de mudas é de 40 a 60 cm entre os brotos e de 70 a 100 cm no espaçamento entre linhas, para que os arbustos vizinhos não se sobreponham à folhagem. Cada planta precisa do desenvolvimento completo de uma quantidade suficiente de luz e ventilação total. O sombreamento pode causar doenças do tomate.
Para evitar danos às raízes, o transplante no solo deve ser realizado por transbordo com aprofundamento nas primeiras folhas. Mudas cobertas de vegetação podem ser colocadas horizontalmente no buraco, o que contribui para a formação de raízes laterais adicionais.
Importante! Se você reduzir a raiz central da muda em um terço, poderá obter um sistema radicular mais forte e mais extenso.
Antes da floração, frutificação e amadurecimento, os plantios podem ser tratados com preparações contendo cobre.
Características do cuidado de tomate Grozdeva F1
Os tomates respondem com gratidão aos cuidados adequados e ao cumprimento das regras da tecnologia agrícola.
Regras de rega
O tomate tem 93% de água e é muito sensível à falta de umidade; portanto, é simplesmente necessária a organização de uma rega adequada:
- Tomate não gosta de tratamentos de água. O excesso de umidade prejudica a planta - a massa verde aumenta em detrimento do desenvolvimento dos ovários nas primeiras inflorescências.
- A rega é realizada com água morna quando o solo seca de manhã ou à noite diretamente sob a raiz, evitando que a água entre nas hastes e folhas.
- Regando abundantemente mudas ao plantar no jardim, nos primeiros sete dias eles não a regam. As raízes se aprofundam em busca de umidade e se desenvolvem intensamente - como resultado, a planta se torna resistente à seca.
- Com o advento das frutas, a rega é realizada várias vezes por semana, dependendo das condições climáticas. O consumo de água durante esse período pode chegar a 5 litros por 1 km². m
- Com o método de irrigação, a água se aproxima das raízes e o solo não compacta.
- A rega por gota é considerada a melhor maneira - a irrigação é realizada a qualquer hora do dia.
- Para evitar o trabalho tedioso de regar e remover ervas daninhas, para preservar a umidade na camada superior do solo, você pode usar o método de cobertura com palha, serragem ou filme escuro.
Top vestir
A cobertura dos tomates é feita três vezes durante a estação de crescimento:
- O primeiro ao plantar mudas em sulcos é fertilizante com nitrogênio e fósforo.
- A segunda duas semanas após o plantio durante a floração da primeira escova - fertilizantes com nitrogênio e potássio.
- O terceiro durante a formação de ovários e amadurecimento de frutas - fertilizantes com fósforo e potássio.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Para variedades indeterminadas, que incluem Grozdeva F1, liga e beliscão são as principais regras de cuidados:
- A planta é formada em uma ou duas hastes (o número de hastes reduz o período de maturação, mas aumenta o rendimento).
- Uma vez por semana, os enteados são removidos - não com uma faca, mas quebrando à mão para não danificar o caule e a folha. Os enteados rasgados no início da temporada podem ser usados como plântulas completas, enraizadas em solo úmido.
- A abundância de frutas em plantas altas pode levar ao alojamento de caules e danificar as escovas; portanto, as plantas precisam ser amarradas a treliças ou estacas, e os cachos devem ser apoiados ou apoiados com ganchos de fios e fios.
- Remoção de folhas - as folhas saudáveis das hastes são removidas apenas no caso de sombreamento das plantações, mas não mais de três por vez, para não reduzir a evaporação através das folhas. Caso contrário, o excesso de umidade irá para as frutas, e elas quebrarão. Mas as folhas amareladas e com sinais de doenças são removidas em tempo hábil. A remoção das folhas aumenta a troca de luz e ar.
- O número de frutas na escova - a força da escova visa amadurecer todos os ovários. Você pode obter muitas frutas pequenas ou, removendo algumas, obter frutas maiores.
Você sabe Se ao lado de para plantar girassol ou milho, os talos de tomate podem ser amarrados aos troncos e não procurar estacas para a liga.
Cultivo do solo e capina
Os tomates adoram solo poroso, por isso são necessários afrouxamento e remoção de ervas daninhas durante toda a temporada. O processo de hilling não é menos importante, o que fortalece o sistema radicular.
O primeiro afrouxamento profundo (8-12 cm) contribui para o aquecimento do solo superficial. Posteriormente, eles são afrouxados a uma profundidade de 4-5 cm.
Economizar custos de mão-de-obra quando regar e soltar ajudará a cobertura. A cobertura morta mantém a camada superficial do solo úmida e inibe o crescimento de ervas daninhas, além de reter o calor necessário pelo sistema radicular à noite.
Doenças e Pragas
A variedade Grozdeva F1 é declarada resistente a doenças, mas sob condições adversas e uma violação da tecnologia agrícola, a doença pode ocorrer.
As plantas devem ser cuidadosamente inspecionadas para não perder os primeiros sinais da doença:
- as frutas estão quebrando - diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas (mais de + 20 ° C), cobertura com soluções concentradas de nitrogênio de plantas jovens ou rega excessiva;
- plantas finas com entrenós longos, pincel de flores solto e um pequeno número de frutas - falta de luz;
- massa verde poderosa, folhas retorcidas e um pequeno número de frutas - falta de luz, excesso de umidade ou excesso de fertilizantes nitrogenados;
- podridão de frutas - rega irregular, excesso de potássio com falta de cálcio (cobertura foliar com nitrato de cálcio);
- manchas brancas de frutas endurecidas - queimaduras solares com falta de massa decídua;
- manchas marrons nas folhas e frutas com penetração profunda - praga tardia (prevenção - “Mikosan” e “Pentaphagus”, tratamento - líquido de Bordeaux, “Tattu” e “Infinito”);
Uma boa maneira de combater doenças é o plantio conjunto de tomate e mostarda, manjericão, calêndula e calêndula. O cheiro pungente dessas plantas não apenas afugenta as pragas, mas também melhora o sabor da fruta.
Aconselhamo-lo a aprender mais sobre as doenças do tomate:
Regras básicas para coleta e armazenamento de culturas
O cultivo de qualquer cultura vegetal termina com a coleta e preservação da colheita.
Os tomates são colhidos à medida que amadurecem quase diariamente, mas quanto mais a fruta estiver conectada ao arbusto, melhor o sabor e o aroma. Portanto, é melhor fazer a coleta em cachos ou deixar um talo em um tomate, para que os tomates sejam armazenados por mais tempo.
É desejável colher todas as frutas antes de baixar a temperatura noturna para + 13 ° C: a essa temperatura, o crescimento e o desenvolvimento cessam. Os tomates maduros podem ser armazenados em embalagens de papelão ou plástico.
Marrom e verde podem ser dobrados em recipientes em camadas, cobertas com papel. Em cada camada, é necessário colocar uma fruta madura, que proporcione um amadurecimento mais rápido dos tomates marrons. O recipiente deve ser coberto com material denso e armazenado à temperatura ambiente.
Importante! A baixa temperatura destrói os voláteis e mata o maravilhoso aroma dos tomates; portanto, não os guarde na geladeira.
Frutos macios, pequenos e saborosos da variedade Grozdeva F1 podem ser preservados, secos, secos, congelados e usados frescos.
Portanto, a variedade Grozdeva F1 é uma variedade despretensiosa e produtiva de tomates. Ao escolher essa variedade, preparar corretamente os canteiros e observar as regras de cultivo, você pode agradar a si mesmo e aos entes queridos com deliciosos tomates do seu jardim.