A Comissão Europeia emitiu diretrizes para os estados membros da UE que devem ser seguidas para garantir o movimento contínuo de trabalhadores, incluindo trabalhadores agrícolas sazonais.
No que diz respeito aos trabalhadores sazonais, especialmente no setor agrícola, os Estados-Membros foram solicitados a trocar informações sobre suas diversas necessidades e a estabelecer procedimentos específicos para garantir a passagem tranqüila desses trabalhadores.
Os pequenos agricultores produzem mais de 70% dos alimentos necessários para alimentar o mundo inteiro.
A Comissão indicou que essas medidas são necessárias para evitar a escassez de mão de obra como resultado da crise causada pelo Covid-19.
Trabalhadores agrícolas sazonais desempenham, em certas circunstâncias, funções importantes de colher, plantar e cuidar de plantas, além de trabalhar com animais.
Os Estados-Membros foram incentivados a tratar os trabalhadores agrícolas sazonais como críticos. Os países também foram instruídos a informar os empregadores desses trabalhadores sobre a necessidade de fornecer proteção adequada para sua saúde e segurança.
Nicholas Schmitt, Comissário para o Emprego e os Direitos Sociais, disse: “Milhares de mulheres e homens estão trabalhando duro para garantir que estamos seguros, saudáveis e que haja comida na mesa. "Somos coletivamente responsáveis por garantir que eles não sejam obstruídos em sua mobilidade, tomando todas as precauções necessárias para evitar a propagação da pandemia".
- De acordo com dados oficiais do Camboja divulgados na segunda-feira, 8 de julho, as exportações de arroz do Camboja para a União Européia caíram acentuadamente após a introdução de tarifas na primeira metade do ano, mas as perdas foram compensadas pelo aumento das vendas para a China.
- Escrevemos anteriormente: na Irlanda, o impacto do acordo da UE com o Mercosul começou a ser sentido.
- Os agricultores acusaram a União Européia de "sacrificar" sua própria avicultura, concordando com uma cota de 180.000 toneladas de carne adicional dos países do Mercosul.