Os deputados da Verkhovna Rada pretendem, em um futuro próximo, considerar o projeto de lei nº 9022 "Sobre as alterações de alguns atos legislativos da Ucrânia sobre a identificação e o registro de animais".
Os criadores deste documento procuram atrair donos de animais para o design de passaportes veterinários. Uma organização criada especialmente, o Administrador do Registro Estadual Unificado de Animais, estará envolvida na identificação e registro de animais.
Após a entrada em vigor da lei, espera-se que o Registro Estadual Unificado de Animais funcione. Após a identificação, cada animal receberá seu próprio número individual, que será trazido para a base. Os donos de animais podem solicitar um extrato do Registro Unificado gratuitamente. Os proprietários de animais não registrados não terão direito a receber subsídios orçamentários do estado.Lembre-se que há alguns meses na Ucrânia começou o registro em massa de animais de estimação. Em 1º de março deste ano, 3,8 milhões de animais foram registrados e identificados.
Se a lei for aprovada, um animal com passaporte veterinário e um microchip implantado será considerado identificado.