O produtor de legumes Simon Groot, da Holanda, se tornou o vencedor do Prêmio Mundial de Alimentos 2019.
Simon Groot foi homenageado por seu papel transformador em capacitar milhões de pequenos agricultores em mais de 60 países a gerar renda mais alta com o aumento da produção de vegetais, o que ajudou centenas de milhões de consumidores a obter maior acesso a vegetais nutritivos para uma dieta saudável.
O embaixador Kenneth Quinn, presidente do Prêmio Mundial de Alimentos, disse que Groot ajudou a desenvolver variedades de vegetais com maior resistência a doenças e rendimentos significativamente mais altos.
"Como o uso de suas sementes se espalhou pelas Filipinas e na Tailândia, Indonésia e no sudeste da Ásia, o cotidiano dos agricultores foi melhorado e os consumidores têm maior acesso a vegetais nutritivos", disse o presidente do Prêmio Mundial de Alimentos.
Segundo Quinn, Groot criou uma rede global de produtores de sementes que muda anualmente a vida de 20 milhões de agricultores.
Um prêmio de US $ 250.000 é um reconhecimento das conquistas sem precedentes de Groot como fundador e líder da East-West Seed. Nas últimas quatro décadas, sua iniciativa criou uma indústria vibrante, de pequena escala, de sementes de vegetais tropicais, começando no sudeste da Ásia e se espalhando pela Ásia, África e América Latina.
Hoje, a East-West Seed atende a mais de 20 milhões de pequenos agricultores em mais de 60 países tropicais.
Groot receberá o World Food Prize em uma cerimônia no magnífico Capitólio do Estado de Iowa, em Des Moines, Iowa, na noite de 17 de outubro de 2019.