A ponte decorativa, colocada perto de lagoas artificiais no jardim, tem um design único. Ele não apenas tem uma aparência atraente, mas também fornece o design da integridade do site. Portanto, quando o proprietário de uma residência de verão decide decorar seu jardim com esse produto, ele precisa estudar minuciosamente seus tipos e métodos de fabricação.
Tipos de pontes de jardim em forma e finalidade
Antes de começar a desenhar, é necessário considerar o número máximo de formas da ponte. Isso facilitará bastante o procedimento para selecionar a opção apropriada para um site específico. Isso pode ser feito no escritório de um paisagista ou de forma independente, usando a Internet ou literatura especializada.
Você sabe Na Índia, há muito que pontes são utilizadas, cujas fundações cresceram de maneira natural. Geralmente são árvores que conectam as duas margens do reservatório.
Artesãos experientes recomendam inicialmente tirar uma foto do local onde a estrutura será montada. Em seguida, as fotos são impressas em grande formato. São colocados modelos feitos de papel e eles parecem qual deles se encaixará harmoniosamente na paisagem circundante.
Todas as pontes de jardim podem ser divididas em várias variedades:
- Direto. A mão de um homem pode criá-lo sem muito esforço. Eles se encaixam em quase qualquer estilo e desempenham uma função mais decorativa do que uma plataforma para caminhadas constantes.
- Pendurado. Esta é uma das formas mais complexas, mas também bonitas de pontes. Uma etapa importante na criação do projeto é cumprir as regras de segurança, pois um ângulo de montagem selecionado incorretamente pode desequilibrá-lo. Na maioria das vezes, eles são colocados sobre lagoas ou rios grandes e médios, se fluem ao longo do local.
- Ziguezague. Acredita-se que tais projetos sejam capazes de proteger o proprietário dos espíritos malignos. Essa superstição veio da Ásia, assim como a própria forma da ponte. No design paisagístico moderno, eles parecem originais e incomuns.
- Pisado. Na maioria dos casos, são duas escadas de lados diferentes. Entre eles, dependendo do tamanho, será instalada uma plataforma grande ou pequena.
- Arqueado. Esta é uma forma muito comum de pontes dobradas. Eles podem decorar quase qualquer área. No paisagismo, eles são usados em qualquer estilo.
- Passo a passo. Essa estrutura, composta por elementos individuais - por exemplo, pedras grandes e planas - é ideal para instalação em pequenos riachos ou lagoas artificiais. Também pode conectar as margens de um leito seco de rio, desempenhando um papel mais decorativo do que funcional.
O objetivo de cada uma das estruturas acima é o mesmo: uma ponte é a maneira mais segura de superar uma barreira de água. No paisagismo, ele também desempenha o papel de um elemento de design. Neste produto, você pode caminhar no seu tempo livre, apreciando o ar fresco e as belas vistas.
Layout e projeto da ponte
Qualquer projeto de construção não pode ser apresentado sem documentação técnica. Na maioria dos casos, esses são desenhos e esboços detalhados. Com a ajuda deles, você pode pensar nos mínimos detalhes do design futuro no papel. O principal é escolher claramente as dimensões e segui-las rigorosamente durante a preparação dos materiais para construção. Se não houver habilidades na elaboração de desenhos, esse trabalho será confiado aos profissionais.
Importante! Antes de projetar, por exemplo, uma ponte no estilo japonês, você precisa se familiarizar com os meandros da cultura desse país. Se não houver outras referências a esse estilo no site, o design perderá seu significado e não estará em harmonia com a paisagem circundante.
Não será difícil para os especialistas em paisagismo criar um esboço e enviá-lo ao cliente para consideração. Além disso, o tempo gasto no layout da ponte será reduzido significativamente. Existem muitas variedades de design de pontes de jardim, porque cada proprietário de um terreno pessoal ou rural procura criar algo único que os vizinhos não possuem. Portanto, durante a preparação de desenhos e esboços, o melhor conselheiro é sua própria imaginação.
Se a ponte deve desempenhar não apenas um papel decorativo, mas também funcional, você precisa pensar em opções que serão confiáveis. Com automontagem e montagem, é melhor escolher projetos que já foram comprovados antes. Desenhos e cálculos correspondentes de materiais podem ser encontrados na Internet ou em literatura especializada.
Seleção e preparação do local
Como outros elementos da organização do local, a ponte deve se encaixar no ambiente. Portanto, se o território tiver um grande número de árvores, você poderá criar uma ponte de madeira. E se a área selecionada estiver cercada por água, você poderá montar um mirante no final da ponte. Será um lugar bonito e isolado para relaxar com sua família ou amigos.
A ponte do jardim deve ser instalada em locais claramente definidos, a saber:
- sobre barreiras naturais: um riacho, um barranco, um pequeno rio ou lago, um lago, um canal seco de uma artéria da água;
- em áreas planas onde parecerão uma continuação dos caminhos de jardim criados (por exemplo, a ponte sobre o canteiro parece original, onde se tornará uma plataforma de observação específica);
- sobre grandes artérias da água, onde desempenhará o papel, por exemplo, do elemento de conexão das ilhotas;
- sobre jardins de pedra, canteiros de flores e outros elementos artificiais do projeto paisagístico, onde não há água.
Se o território do lote pessoal for pequeno, pense em instalar uma pequena ponte. No projeto paisagístico, essas estruturas são mais frequentemente usadas para fins decorativos. Na maioria das vezes, eles são instalados onde é necessário enfatizar a importância de qualquer elemento da decoração. Muitas vezes, você pode encontrar desenhos originais que conectam os lados opostos dos caminhos do jardim.Aqui eles desempenham o papel de um meio de superar, por exemplo, uma pequena colina ou buraco no chão. Seja como for, antes de desenvolver o design e os desenhos, você deve primeiro determinar a localização do design futuro. Quando as dimensões da ponte são conhecidas, só é necessário limpar os locais de detritos e fortalecer o solo sob os suportes e fundações.
DIY fazer ponte de jardim
Agora, não apenas tendo o desenho finalizado em mãos, mas também tendo preparado o local para a construção da ponte, podemos considerar com segurança opções que são adequadas em aparência ao território circundante.
Na maioria das vezes, uma ponte de jardim é criada a partir de:
- uma arvore;
- metal;
- concreto ou concreto armado.
Com menos frequência, você pode encontrar desenhos feitos de pedra natural.
De madeira
Mais barato, considere financeiramente uma ponte de madeira. Pode ser facilmente construído e instalado. As peças individuais podem ser presas com pregos ou parafusos.
Antes de iniciar o trabalho, o mestre deve preparar ou comprar o seguinte material e ferramentas:
- Estacas de madeira ou barras para estacas. Eles são usados para criar a base do design futuro.
- Uma partição feita de material impermeável. Sua principal tarefa será impedir que a umidade e a água entrem na própria ponte.
- Postes de madeira. Vai demorar 2 peças. com uma seção de 75 × 75 mm. Eles são usados para criar os trilhos.
- Guarnições para os trilhos.
- Pranchas de madeira para criar uma extensão de ponte. Geralmente, o comprimento é de 2 m e a espessura não é inferior a 50 mm.
- Guarnições para a instalação de montagens de vão transversal. Sua espessura deve ser de pelo menos 40 mm.
- Parafusos do corpo. Usado como fixadores para o vão.
- Pregos, ferrolhos e cordas.
- Placas para pavimentos. Sua espessura deve ser de 20 a 30 mm.
- Papelão ondulado. Eles serão decorados piso.
- Pedras, cascalho e pedras. Eles são usados para montar a base da ponte.
- Alicate, chave de fenda, serra, machado, torno e serra de vaivém. Essa ferramenta será necessária para processar a madeira e apertar os parafusos. Você pode usar uma ferramenta elétrica.
- Lixa, tinta, verniz, anti-séptico.
Para garantir a integridade da estrutura da árvore por um longo tempo, antes de iniciar o trabalho de instalação, ela deve ser tratada com anti-séptico e pintada.
Progresso:
- Antes de iniciar a montagem, você deve começar a fazer a base. Nele, a estrutura será instalada e corrigida. Para fazer isso, crie buracos no chão. Pilhas ou estacas serão colocadas nelas; para fixá-los em um só lugar e não permitir que se movam, os recessos são vazados com concreto.
- Depois disso, você pode começar a colocar material à prova d'água nos dois lados da lagoa entre as pilhas. Eles também colocam duas placas longas de 2 metros para o quadro de amplitude.
- Se a ponte tiver uma forma convexa, as barras dobrarão no ângulo reto. Para facilitar esse processo, a árvore fica encharcada por algum tempo na água. Ele ganhará a flexibilidade necessária e poderá dobrar na forma correta.
- Antes de fixar as barras nas estacas, é necessário cortar as bordas - isso proporcionará a junta mais uniforme. Antes de iniciar mais trabalhos, aguarde até a madeira secar.
- Usando os parafusos, eles conectam as tiras que foram preparadas para conectar as placas de extensão.
- Ao mesmo tempo, o piso e os trilhos são montados. Entre si, as partes individuais estão conectadas com unhas. Para evitar deslizar na estrutura enquanto se move ao longo dela, instale papelão ondulado.
- Para ocultar o filme à prova d'água, seixos ou cascalho são despejados na base da estrutura, pedras são instaladas.
Uma ponte tão bonita pode ser enobrecida, dando singularidade à aparência de duas maneiras: revestindo uma camada de verniz ou tinta ou criando uma linha manual. Como elementos decorativos adicionais, você pode pendurar vasos de flores com cores pequenas, mas brilhantes, nos dois lados do corrimão. No início e no final, é possível instalar pequenas figuras de jardim.
De metal
A principal característica dessa ponte são as formas elaboradas e delicadas. Além disso, esses projetos são diferenciados por uma vida útil bastante longa e maior confiabilidade. Embora a maioria dos especialistas, devido à complexidade dos elementos forjados, insista em que não será possível fazer a construção sem assistência, considere a possibilidade de instalá-lo você mesmo.
Você sabe Na China, no desfiladeiro do Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, uma ponte de 430 m de comprimento foi construída a partir de painéis de vidro fechados em uma armação de metal. Se você definir esse objetivo, poderá criar uma cópia em miniatura dele em sua casa de verão.
Para concluir o trabalho de criação, é necessário estocar ferramentas e materiais adequados com antecedência:
- Qualquer elemento forjado pode ser adquirido separadamente e conectado usando uma máquina de solda.
- Chapas de ferro e canos também são facilmente adquiridas em lojas especializadas ou em canteiros de obras.
- Se não houver equipamento especial, você deve procurar ajuda de um encanador. Ele deve ter um dobrador de cachimbo.
- Você precisará de um moedor, lixa, tinta, limas, solvente.
Ao montar a estrutura acabada, é necessário dobrar constantemente metais e tubos, que atuarão como trilhos. Para fazer isso, você deve seguir claramente as dimensões indicadas nos desenhos. Ao trabalhar com metal, deve-se usar um dobrador de tubos, um conjunto de várias limas, um moedor e uma máquina de solda. Elementos forjados previamente preparados são conectados aos trilhos por soldagem.As sobreposições da grade podem ser feitas de chapa de aço - elas dobram-se facilmente e você pode criar produtos bonitos diretamente no local da montagem da ponte. Tubos também podem ser usados para o quadro, e paredes comuns podem ser usadas como partições. Após terminar o trabalho, limpe o metal da ferrugem.. Para fazer isso, use uma lixa. Em seguida, os pontos de decapagem são tratados com um solvente e pintados em uma cor adequada.
É melhor escolher uma tinta à prova d'água que não desbote quando exposta à luz solar e não se desfaça no frio. Você pode decorar uma ponte de metal com uma variedade de elementos decorativos - flores em vasos, estátuas e estatuetas, figuras decorativas de jardim, lanternas, trepadeiras etc. Se o volume do reservatório for extenso, também será possível pescar. Essa ponte pode ser decorada com vários acessórios apropriados.
Betão
Uma ponte tão original exigirá muito esforço, tempo e dinheiro, mas será diferenciada pela confiabilidade e durabilidade. Além disso, você pode decorar uma ponte de concreto não apenas com flores com vasos, mas também com estátuas e colunas pesadas de mármore. Nas laterais, você pode colocar pequenas luzes que iluminarão o caminho no escuro. Várias estatuetas, por exemplo, gnomos de jardim, serão apropriadas. Eles podem ser instalados não apenas nas proximidades, mas também na própria estrutura.
Para concluir o trabalho com sucesso, é necessário coletar e preparar materiais e ferramentas:
- pá, betoneira, alicate, martelo, moedor;
- cimento, areia e pedra britada para argamassa;
- acessórios e placas de metal sob a armação;
- pedras de pavimentação ou pedra natural para decoração.
Nos dois lados da lagoa ou nos caminhos, crie a base - toda a estrutura será instalada neles. Eles devem ser fortes o suficiente para suportar peso significativo. Uma camada de impermeabilização deve ser colocada em cima deles. Agora eles começam a construir a ponte em si. A estrutura deve ser moldada a partir de concreto usando reforço metálico. Para fazer isso, você precisa de um formulário montado a partir de placas e vigas.
Importante! Deve escolha o cimento da mais alta qualidade. Ele resiste não apenas à geada, mas também à luz solar destrutiva, evitando rachaduras na superfície.
A primeira camada de solução é derramada nela. As hastes são colocadas nele. Um pouco mais de argamassa de cimento é adicionada por cima para ocultar a superfície do reforço metálico. Depois disso, a base da ponte deve congelar. A largura da camada deve ser de pelo menos 10 cm. Após 2-3 dias, o concreto endurece completamente.. Em seguida, você precisa remover as barras de madeira que desempenham o papel de forma, e a plataforma pronta é instalada em uma base previamente preparada.Depois disso, resta apenas decorar as passarelas com a ajuda de vários elementos. Nesse caso, a pedra natural é usada. A partir dele, criar uma grade baixa e também colocada na superfície do piso - uma superfície áspera evitará escorregões no inverno. Para a beleza, pode ser apresentado na forma de um mosaico. Se você criar um caminho de jardim a partir do mesmo material, por exemplo, pavimentadoras coloridas, ele se tornará uma continuação da ponte.
Montagem e instalação de uma ponte decorativa
Com base nos métodos acima, de montar estruturas a partir de qualquer material, é necessário criar um suporte em diferentes margens do reservatório. Para fazer isso, cavar um buraco no chão, instalar estacas de concreto ou madeira, preenchê-lo com argamassa de cimento com pedra britada. O design final é fácil de instalar nesses suportes. Pode ser fixado com vários prendedores - cavilhas de aço, parafusos (se a ponte não for muito pesada), criando uma camada monolítica de concreto (no caso de instalação de produtos de concreto armado).
É recomendável encontrar um ajudante, pois a estrutura de ferro pode ser muito pesada para uma pessoa. Juntos, ele é instalado uniformemente no local selecionado. DPara uma ponte de madeira e metal, os suportes devem ser envolvidos com impermeabilização. Esse material ajudará a evitar ferrugem e deterioração - esses processos invariavelmente perseguem esses dois materiais próximo à água.Todos os métodos acima para fabricar uma ponte decorativa para jardim podem simplificar bastante o trabalho de um mestre doméstico. No entanto, deve-se lembrar que, se você não puder executar nenhuma parte da instalação, é melhor consultar um especialista. Além disso, ao contratar um paisagista, um profissional se envolverá na seleção do pessoal que trabalha. Essa solução custará mais, mas o design da ponte será estético e confiável.