Apesar de as abelhas se espalharem pelas zonas climáticas do globo, ainda não é fácil para elas sobreviverem aos invernos gelados; portanto, ao criar esses insetos, é preciso pensar com antecedência como eles vão inverno. A melhor solução para o problema é aquecer as colmeias. Como fazer isso melhor, consideraremos em nosso artigo.
Por que a colméia é isolada?
As abelhas podem tolerar temperaturas na faixa de –40 ... + 40 ° C. No entanto, para uma vida normal (alimentação, reprodução), eles precisam de uma temperatura de +10 a + 30 ° C. Com qualquer alteração nos indicadores, eles tentam resolvê-los. Por natureza, as abelhas são projetadas para que possam se aquecer ou se refrescar independentemente. Por isso, para muitos, a questão do aquecimento da colméia se torna incompreensível.
Sim, se a família não é fraca, é capaz de se aquecer independentemente, mas, para gerar a quantidade certa de calor, os insetos gastam sua energia vital, cujas reservas são reabastecidas através dos alimentos. Acontece que quanto mais calor eles precisam liberar, mais eles precisam absorver os alimentos - mel, cujas reservas são limitadas, e é impossível reabastecê-las antes da primavera.Se o suprimento de alimentos for usado antes da primavera, a família das abelhas pode morrer, de modo que as colmeias precisam ser aquecidas para que pequenos trabalhadores usem menos energia para manter uma temperatura confortável.
Além disso, se a colméia sem isolamento estiver ao ar livre em uma área com ventos fortes, a família se desenvolverá mais lentamente, pois é mais difícil para as abelhas manter a temperatura necessária. Isso leva a uma diminuição da fertilidade uterina, o que significa que a família crescerá lentamente.
Materiais possíveis para isolamento
Existem muitas opções de isolamento, cada uma delas com suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Importante! A folgoizolona pode ser usada durante todo o ano. No inverno, ele é enrolado com papel alumínio na colméia, retém o calor e, no verão, transformado em papel alumínio, reflete os raios do sol.
Plástico, folha isolante ou poliestireno
Geralmente, para isolamento, use isolona (espuma elástica com estrutura celular fechada) ou poliestireno (poliestireno expandido). O plástico atua como suporte, entre as folhas das quais é colocado um dos materiais listados. Às vezes, o foil isol é usado, que é um foil isolon. Tanto a espuma quanto o isolon têm características semelhantes, portanto, têm as mesmas qualidades positivas e negativas.
Os benefícios
A principal vantagem desses materiais é a leveza em alta densidade. Quando aplicada, a construção da colméia não é mais pesada. Além disso, os materiais são bons isolantes térmicos, devido aos quais retêm calor na colméia; Eles são fáceis de montar. Ao usar esses materiais, não há necessidade de usar lados isolantes adicionais para paredes laterais e ninhos isolantes.
Desvantagens
Outra característica desses materiais é a impermeabilização, ou seja, eles não absorvem a umidade. Ao aquecer as colmeias durante o inverno, esse recurso é um fator negativo, pois a umidade gerada como resultado da vida das abelhas será drenada pelas paredes. Isso levará a um aumento na atividade dos insetos, o que significa que os alimentos serão consumidos mais.
Você sabe Os ancestrais das abelhas eram vespas predadoras, parte da família das vespas de areia. A transformação de predadores em amantes de néctar provavelmente ocorreu porque eles comiam insetos polinizadores nos quais o pólen estava constantemente presente.
Lã mineral ou outras matérias fibrosas
Esses materiais são considerados os aquecedores mais populares dos ninhos de abelhas. A lã mineral ou o reboque (linhaça, batata, cânhamo) são recheados em sacos de tecido e distribuídos uniformemente. Às vezes, para dar força, o travesseiro acabado é fixado em uma moldura de madeira. Os materiais fibrosos absorvem a umidade, mas são destruídos muito lentamente sob sua ação, que é sua principal vantagem sobre o poliestireno e o isolon.
Outros meios à mão
Como materiais improvisados, use folhas, feno, palha, musgo. Eles enchem a estopa com eles, endireitam-nos uniformemente e os costuram bem para que o material não se perca. Essas almofadas são montadas nas paredes e no teto da colméia. Se não houver estopa, você poderá montar uma moldura de madeira, cobri-la com tecido denso e preencher o espaço com qualquer um dos meios disponíveis. Essa opção de isolamento é a mais econômica, mas, infelizmente, esse isolamento não dura muito - ele se une com o tempo e começa a passar calor.
Importante! Fazendo furos no telhado, você precisa não exagerar para que não haja rascunho.
E se palha é usada, então os ratos podem querer se deliciar com ela. Além disso, todos esses materiais são de origem vegetal, para que possam ser facilmente moldados. Alguns usam o filme como um meio à mão, mas essa opção de isolamento é ineficaz no inverno. É melhor usá-lo na primavera, quando você precisar manter uma certa temperatura na colméia.
Ventilação no inverno
A ventilação não é apenas um influxo de ar fresco, mas também a manutenção de um certo microclima. É muito importante que a manutenção das abelhas no inverno envolva a colocação de sua casa em Omshanik (sala isolada para abelhas no inverno). Aumenta rapidamente a umidade do ar, o que afeta negativamente a condição das abelhas. Geralmente em uma colméia, a ventilação é realizada por um aviador.Se a colméia estiver na rua, onde a temperatura caiu abaixo de -15 ° C, a mosca do verão é rapidamente coberta com gelo, que é formado devido ao ar quente que sai dela. Gradualmente, o espaço do piloto diminuirá, o que causa uma diminuição no fluxo de ar. Para evitar tal situação, é aconselhável fazer vários furos no teto (d = 5 mm), se o isolamento permitir, ou ampliar o folheto.
Como aquecer a colméia para o inverno?
O aquecimento da colméia é um procedimento simples, mas o processo em si requer certos conhecimentos e habilidades, para que um iniciante não possa lidar sem dicas.
Trabalho preparatório
Se o inverno das abelhas for planejado do lado de fora (na rua), todas as colmeias devem ser organizadas em fila para que suas paredes laterais se toquem: isso reduzirá o número de lados queimados, o que significa que as abelhas estarão mais quentes. Ao aquecer uma estrutura, não se deve esquecer seu fundo; portanto, a colméia precisa ser colocada em tapetes de feltro ou caixas cheias de palha. Depois disso, você deve fazer medições de cada casa de abelha.
Você sabe As colméias, cujos protótipos são mais usados hoje em dia para a criação de abelhas, foram inventadas em 1814 pelo apicultor russo P.I. Prokopovich.
Seleção de material
Agora você pode prosseguir com a seleção do material. Dando preferência a uma ou outra opção, é necessário levar em consideração esses momentos:
- Disponibilidade O material deve ser tal que possa ser facilmente obtido e conveniente de se trabalhar.
- Condutividade térmica. Cada uma das opções de material descritas tem sua própria capacidade de reter calor. Você precisa estudar as características de cada uma para escolher a melhor para sua zona climática.
- Higroscopicidade. Este indicador deve ser mínimo para que as abelhas invernais não aumentem sua atividade devido à umidade e não consumam reservas de mel. A melhor opção é reboque de cânhamo.
- Estrutura. É bom se o isolamento for elástico e não endurecer com o tempo. Estas propriedades têm reboque, musgo seco.
- Resistência a roedores. É muito importante que as abelhas se sintam protegidas em seu abrigo, para que o material de sua casa não seja atraente para os roedores, que podem querer comer insetos ou mel. Fogueira, algodão e feltro não são interessantes para os roedores. Você pode usar palha com feno, mas apenas misturado com agulhas.
Tecnologia de montagem
Agora, passo a passo, descrevemos o processo de montagem de algumas estruturas de isolamento.
De espuma ou isolon:
- Dos blocos de madeira, corte os detalhes necessários - o tamanho das laterais da casa.
- Monte a estrutura de madeira conectando as peças com pregos ou parafusos autorroscantes.
- Meça as dimensões internas dos quadros resultantes.
- Sob cada um deles, corte um pedaço de espuma ou isolon.
- Insira o isolamento nos quadros.
- As juntas são tratadas com selante ou fita adesiva.
- Pendure os quadros nas casas das abelhas.
Vídeo: aquecendo a colméia para o inverno com espuma
Materiais fibrosos:
- Encontre sacos de tecido de tamanhos adequados ou costure-os.
- Encha os sacos com isolamento.
- Para o telhado, execute a estrutura da estrutura, fixando a bolsa entre duas folhas de madeira compensada.
- Fixe os travesseiros recebidos na casa.
Dos meios improvisados:
- As duas primeiras ações são semelhantes ao caso anterior.
- Nas bolsas, o isolamento deve estar bem nivelado e costurado para que não saia.
- Para que o calor não escape pelos vazios, para travesseiros é necessário construir uma caixa de madeira compensada.
Recomendações de apicultores experientes
Muitas vezes, os apicultores iniciantes inexperientes cometem muitos erros. Para evitá-los, você precisa seguir as recomendações:
- Você não deve isolar demais a casa das abelhas, pois a alta temperatura faz com que os insetos acordem da hibernação e façam seus negócios habituais.
- Você não pode fazer ventilação forte, pois isso negará todo o isolamento.
- É melhor ficar sem o uso de matérias-primas que atraem roedores.
- Se você não teve tempo de construir uma despensa antes de novembro, nesse caso, não poderá ficar sem isolamento.
- Para melhorar a umidade fora de casa, você precisa fazer 2 furos no telhado e no piso.
- Se a ventilação for realizada após vários verões, é melhor instalar válvulas nelas e abri-las sucessivamente.
- Se o papelão for usado no inverno ou na rua para aquecer colmeias, ele deverá ser proliferado.