A groselha é uma das culturas mais cultivadas. É cuidadoso e despretensioso, não necessita de condições especiais de cultivo e, para um bom frutificação, requer a implementação de técnicas agrícolas tradicionais. No entanto, sob condições climáticas adversas e maus cuidados, às vezes pode ser afetado por várias doenças e pragas. Como prevenir doenças e o que significa usar contra parasitas - mais no artigo.
Doenças da groselha e seu tratamento
Para proteger as groselhas de doenças, todo jardineiro deve conhecer os principais sinais de doenças e as principais maneiras de se livrar delas.
Fungo
As causas de várias doenças na groselha preta podem ser patógenos biológicos ou fatores químicos. Na maioria das vezes, a planta é afetada por doenças manifestadas devido à exposição a patógenos biológicos - fungos ou bactérias.
Todas as doenças causadas por fungos patogênicos são bastante perigosas, pois podem infectar qualquer arbusto saudável. Por esse motivo, os especialistas aconselham a tomar medidas preventivas em vez de tratar a cultura.
Uma doença fúngica comum é a ferrugem, que é reconhecida por esses sinais:
Confira
- pequenas manchas amareladas aparecem no topo da chapa;
- na parte inferior da folha, você pode ver pequenas almofadas amarelas ou laranja;
- gradualmente a partir dos travesseiros desenvolvem colunas nas quais os esporos do fungo ficam pendurados;
- À medida que o fungo cresce, toda a parte inferior da folha é coberta com pelos alaranjados.
Para evitar a infecção por um fungo, os jardineiros realizam várias medidas preventivas:
- controle de umidade do solo;
- erva daninha;
- poda regular de brotos;
- arbustos de pulverização.
Se uma doença for detectada, todas as partes infectadas da planta devem ser destruídas e a cultura deve ser pulverizada com líquido de Bordeaux, solução de sulfato de cobre ou cal rápida.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença fúngica que ocorre devido à exposição a um fungo que tem dois estágios de desenvolvimento - conidial e marsupial. A fase conídica se desenvolve na primavera e no início da temporada de verão, o marsupial - no final do verão e no outono.
Ambos os estágios da doença podem ser facilmente rastreados por sinais característicos:
- esporos de micélio pelo vento penetram na casca danificada e começam a crescer;
- gradualmente em galhos infectados e atira em almofadas com um diâmetro de 1-2 mm; a cor vermelha, espalhada pela superfície, começa a aparecer;
- no final da temporada de verão, os topos de brotos sob a influência de esporos crescentes do fungo começam a morrer.
Após a maturação do micélio, desenvolve-se o estágio marsupial, perfeitamente adaptado às condições adversas. Evitar o aparecimento do fungo permite a pulverização preventiva de arbustos com uma solução de mistura de Bordeaux a 1% ou cloreto de cobre a 0,4%. Quando o arbusto é infectado, todas as partes infectadas são removidas e queimadas.
Importante! O corpo de frutos do estágio marsupial é capaz de tolerar bem o inverno e permanecer em um galho encolhido até a próxima estação.
Antracnose
Uma das doenças fúngicas mais comumente afetadas é considerada antracnose, cujo agente causador é o Colletotrichum orbiculare. Na maioria das vezes, a doença aparece em maio, em clima úmido.
É fácil reconhecer pelos seguintes sintomas:
- a formação de manchas nas folhas de marrom e vermelho, com um diâmetro de cerca de 1 mm, com tubérculos escuros no centro;
- aumento gradual de manchas;
- secagem e murcha de folhas.
Quando os sinais característicos do fungo aparecerem, o tratamento da cultura deve ser iniciado imediatamente. Imediatamente após a detecção, o arbusto é pulverizado com uma solução de Bordeaux líquido por 10 g de água por 100 g do medicamento. Na segunda vez que o tratamento é repetido após a colheita.
As melhores medidas preventivas para a doença são:
- limpeza do local por outono de vegetação seca e podre, folhas caídas;
- prevenção da umidade excessiva do solo.
Você sabe Hoje, existem cerca de 150 variedades de cultura de groselha selvagem. Ao mesmo tempo, cresce em todos os continentes, exceto na Austrália e na Antártica.
Septoria
Igualmente perigosa é uma doença fúngica causada por um fungo Septoria - septoria ou manchas brancas. Manifesta-se frequentemente com um nível aumentado de umidade, deficiência de luz solar e alta densidade de plantações.
A mancha branca é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- a formação de manchas marrons nas folhas com um diâmetro de 2-3 mm;
- as manchas gradualmente se tornam brancas no meio e escurecem nas bordas.
Em alguns casos, o fungo pode passar para as bagas. Para o tratamento da doença, todas as partes infectadas da planta devem ser cortadas e destruídas, e o arbusto tratado com uma solução de 1% de líquido Bordeaux.
Além disso, nos primeiros sintomas do fungo, recomenda-se pulverizar com solução de Alirina B (2 comprimidos 1 litro de água) com a adição de sabão líquido (1 ml do produto por 1 litro de água). O tratamento com arbustos é realizado até 5 vezes, com diferença de 10 dias.
Como medida preventiva, no outono realizam a poda obrigatória de arbustos, limpam a plantação de groselha da vegetação e as folhas caídas, soltam o solo ao redor das plantas.
Sclerotinia
A esclerotinia ou podridão branca pertence à categoria de doenças fúngicas causadas por esporos do fungo do gênero Esclerotinia. Uma doença bastante perigosa afeta quase todas as partes da cultura - um micélio branco é formado sobre elas, lembrando externamente o algodão.
A podridão branca ocorre em várias etapas, cujos sintomas são:
- na primeira etapa, pontos de tecelagem de cor marrom são formados na base do caule, enquanto as folhas começam a desbotar;
- o segundo estágio é caracterizado pelo aparecimento de manchas putrefativas e um revestimento semelhante ao algodão;
- no terceiro estágio, a formação de esclerócios, a morte de partes da cultura no local da infecção.
Como regra, a doença não afeta as plantações em massa; portanto, se um arbusto doente for encontrado, ele deverá ser desenterrado e destruído. Os esporos do fungo vivem e parasitam no solo, portanto, para o tratamento e prevenção da doença, é realizada a fumigação do solo, esterilização a vapor. Os arbustos são pulverizados com preparações fungicidas de uma ampla área de ação.
Oídio
Oídio é uma doença fúngica causada pelos efeitos deletérios do marsupial Erysiphales. Como regra, a doença afeta a planta em julho.
Neste momento, os seguintes sintomas do oídio podem ser observados nos arbustos:
- a formação de um revestimento solto branco em folhas jovens;
- durante a propagação do fungo, um revestimento branco também afeta as bagas.
Com a detecção oportuna da doença, não é difícil curar o arbusto.
Confira
Além disso, os remédios populares permitem combater a doença:
- solução de iodo: adicione 1 frasco de iodo a 5% a 10 litros de água. O tratamento é feito imediatamente após a detecção de sinais do fungo, depois de 3-4 dias;
- solução de sulfato de cobre: 1 colher de chá. 1% da droga em 6-7 litros de água.
O cuidado competente da planta, bem como sua alimentação regular, permite evitar a infecção por arbustos de oídio.
Ferrugem da bola
A ferrugem é uma doença perigosa que pode ocorrer a qualquer momento da estação de crescimento. Existem dois tipos de doenças - cálice e ferrugem colunar.
O primeiro se manifesta na forma de formação de corcovas convexas de cor laranja nas lâminas das folhas, com aparência semelhante às verrugas. A doença pode ser transmitida pelo vento a partir da junça, crescendo não muito longe da plantação de groselha.
A pulverização de arbustos com solução de Fitosporina, de acordo com as instruções, ajuda a superar a doença. Se o medicamento não se mostrar eficaz, recomenda-se tratar os arbustos com líquido Bordeaux na proporção de 1 parte do produto por 7 litros de água. A pulverização é realizada até 4 vezes, com um intervalo de 7 a 10 dias entre os tratamentos.
Você sabe Anteriormente, as groselhas eram chamadas de "bagas do mosteiro". O fato é que, inicialmente, os monges nos mosteiros estavam envolvidos no cultivo da cultura. A primeira menção ao cultivo de plantas em mosteiros remonta ao século XI.
Ferrugem da coluna
A ferrugem da coluna é caracterizada pelo aparecimento de pequenos pontos de cor laranja na superfície das folhas. As florestas de coníferas localizadas perto do local do jardim podem se tornar uma fonte de infecção.
Regras simples de prevenção ajudarão a evitar o aparecimento de ferrugem:
- afrouxamento regular do solo;
- capina sistemática da parcela de ervas daninhas;
- destruição de vegetação antiga e galhos secos.
Para evitar o aparecimento da doença no início do florescimento das folhas, é pulverizada uma solução a 1% da mistura de Bordeaux. A segunda vez que o procedimento é repetido na fase de formação dos brotos, a última após o florescimento da cultura.
Secagem elétrica
Raramente, a groselha preta pode se tornar vítima dos efeitos nocivos do fungo Nectria ribis, que causa a secagem de brotos e galhos jovens. Como regra, essa doença é característica das groselhas brancas e vermelhas. A secagem necrótica leva ao desenvolvimento de clorose ou necrose.
Clorose
A clorose é uma doença na qual há uma violação da formação de clorofila nas folhas e a atividade da fotossíntese é reduzida.
É aconselhável começar a descrição da doença com seus principais sintomas, que incluem:
- amarelecimento e queda precoce das folhas;
- secagem dos topos dos brotos;
- desbotamento de folhas jovens;
- a morte dos processos raiz.
Na maioria dos casos, a clorose se desenvolve com intempéries, cuidados inadequados e deficiências nutricionais. Para prevenir a doença, alimentam a plantação de groselha com meios orgânicos e minerais.
Para curar a cultura, são utilizados preparados especiais, por exemplo, o Fulvital, que contém um complexo de componentes biológicos ativos e vitaminas.
Necrose
Com um excesso de cloro no solo, as groselhas correm o risco de contrair necrose marginal, que se manifesta na forma de secagem das bordas das folhas. No final da temporada de verão, as bordas da chapa se tornam cinza-acinzentado na forma de uma fina tira seca.
Se forem identificados sintomas da doença, deve ser realizada nutrição foliar da planta com nitrato de amônio. Ao mesmo tempo, os fertilizantes são aplicados duas vezes por temporada - na primavera, no início do estágio da vegetação e após o florescimento do arbusto.
Pragas e como se livrar deles
Além de várias doenças virais e fúngicas, as groselhas podem se tornar vítimas de ataques de pragas de insetos, que podem danificar todas as partes da planta e levar à sua morte completa.
Bugs
De perigo particular para a planta são vários insetos, em particular o peixe dourado de groselha, cujas larvas comem o núcleo dos galhos. Como resultado da influência negativa do besouro, os brotos secam, o rendimento das colheitas diminui acentuadamente, as bagas são menores e ficam lentas.
Os insetos parasitas aparecem no início do verão, após 7 a 10 dias eles depositam seus ovos nos galhos. As larvas que eclodem após duas semanas penetram no tronco e comem seu conteúdo. Para destruir a praga e impedir seu desenvolvimento, todas as partes afetadas do mato devem ser destruídas.
Com uma derrota maciça na plantação de groselha, recomenda-se pulverizar os arbustos com inseticidas. O processamento da folhagem Aktellik, que é realizado três semanas após a conclusão da floração, é altamente eficaz.
De insetos, as groselhas também podem afetar as groselhas, que surgem no início da primavera. Os indivíduos comem os órgãos vegetativos de brotos e flores, depois destroem completamente as folhas e brotos.
A única maneira eficaz de combater os gorgulhos é tratar arbustos com produtos químicos. A pulverização é realizada na fase de brotamento dos rins usando agentes piretróides ou neonicotinóides.
Lagartas
Lagartas podem causar grandes danos às passas de Corinto: uma mariposa e uma caixa de vidro. A primeira é uma pequena borboleta marrom com pequenas asas, dobrável casa. Lagartas de verme também têm uma cor marrom.
Os parasitas se alimentam das folhas da cultura e, como resultado, elas se enrolam, ficam amarelas e ficam cobertas de teias de aranha. Além disso, as lagartas comem botões, flores, frutos. Para o tratamento e prevenção de vermes, produtos biológicos e inseticidas são utilizados.
O fabricante de vidro é uma pequena borboleta com asas transparentes, que no meio do verão põe ovos em fendas na casca ou perto dos rins. Lagartas, que eclodem dos ovos em duas semanas, fazem passagens ocas nos brotos, após o que os galhos secam.
Infelizmente, é muito difícil identificar o vidro. Como regra, é encontrado no segundo ano após os galhos começarem a secar bruscamente antes da fase de amadurecimento das bagas. Para curar groselha do parasita, é aconselhável cortar e queimar todas as partes afetadas. O tratamento com inseticida é realizado apenas nos primeiros estágios da lesão, até que a lagarta tenha tempo de penetrar nos galhos.
Você sabe Os mais comuns são groselhas brancas, vermelhas e pretas. No entanto, hoje existem variedades de cultura com cores diferentes de frutas vermelhas: amarelo, verde, laranja e até roxo.
Sawflies
Os grandes problemas para os jardineiros são os mosquitos silvestres, ou melhor, suas larvas, que se desenvolvem nos ovários e se alimentam de sementes.
Sob a influência das larvas, os frutos da groselha amadurecem muito cedo, mas são absolutamente inadequados para a alimentação. Além disso, se as bagas não forem colhidas a tempo, as larvas saem e elas precisam brigar com elas na próxima temporada.
A luta contra o parasita deve incluir os seguintes passos:
- antes da groselha, pulverize com inseticidas;
- antes do amadurecimento, todos os frutos infectados devem ser colhidos e destruídos;
- no outono, limpe a área da vegetação, cave cuidadosamente o solo;
- realizar o corte de arbustos e sua cobertura morta.
Mosca de groselha
Uma mosca de groselha ou felina é um pequeno inseto mosquito que pode danificar todas as áreas do mato. Nos locais de desenvolvimento das larvas de pragas, formam-se inchaços, chamados galhas.
Três tipos de mosquitos da vesícula parasitam a groselha:
- folha - afeta as folhas do mato;
- caule - desenvolve na haste;
- flor - põe ovos em ovários de flores.
Os sintomas de mosquitos na vesícula são:
- amarelecimento e secagem de folhas;
- a formação de manchas nas folhas de manchas vermelhas;
- ondulação das folhas;
- inibição do crescimento de brotos jovens;
- torção e queda de flores.
Todas as partes infectadas da planta devem ser cortadas e destruídas. No outono, os arbustos devem ser tratados com uma solução de Karbofos.
As melhores medidas preventivas contra mosquitos são:
- plantações de desbaste;
- rejuvenescimento de arbustos a cada 3 anos;
- cultivo da terra pela água do tabaco.
Os problemas de crescimento mais comuns e suas causas
Durante o cultivo da groselha preta, os jardineiros podem encontrar vários problemas causados por condições climáticas adversas ou práticas agrícolas precoces ou analfabetas para cuidar do mato.
Crescimentos nos galhos
Crescimentos nos ramos da groselha são considerados sintomas de secagem nétrica causados por esporos do fungo Nectria ribis. Primeiro, pequenos pontos alaranjados se formam nos brotos, que mais tarde se transformam em grandes crescimentos tuberosos.
No estágio de desenvolvimento dos esporos, os tubérculos ficam pretos, enquanto os brotos jovens do mato secam e morrem. Na ausência de tratamento oportuno e de alta qualidade, o arbusto morre completamente.
Aos primeiros sinais de uma doença, os brotos infectados devem ser destruídos e as seções tratadas com var.
A melhor prevenção da doença é: a destruição das ervas daninhas, a limpeza do local dos remanescentes da vegetação e a aderência ao padrão alimentar da cultura.
Onda de groselha
Muitas vezes, os jardineiros observam que as folhas de groselha começam a secar nas bordas e a se enrolar.
Curiness também pode ser acompanhado pelos seguintes sintomas:
- espessamento da chapa em algumas partes;
- bolhas nas folhas de bolhas;
- vermelhidão das chapas, secagem gradual e queda das folhas.
Na maioria dos casos, a causa do caril é um fungo Tafrin ou inseto pulgão. Para combater este último, é utilizada uma solução de "Actellica" ou "Karbofos". O fungo é destruído por meio de modernas preparações fungicidas.
Os botões florescem e imediatamente ficam amarelos
A causa do amarelecimento dos rins na groselha pode ser o aparecimento de um ácaro, que destrói os brotos das frutas, afetando negativamente a produtividade da planta.
Importante! A principal luta contra o carrapato renal é a organização de cuidados adequados para o mato e a garantia de rega competente.
Dependendo da estação, os sintomas de um carrapato nos rins podem ser diferentes:
- no inverno, os rins aumentam de tamanho;
- na primavera, o material do rim incha, floresce, mas rapidamente fica amarelo;
- o crescimento dos brotos é desigual, as plantas com flores são escassas;
- no outono, os botões se tornam excessivamente redondos, de tamanhos diferentes.
Para combater o parasita, drogas especiais são usadas, por exemplo, "Karbofos", "Fosfamida", enxofre coloidal.
Dentro dos galhos um vazio
A formação de vazios dentro dos galhos é uma evidência dos efeitos prejudiciais da praga - uma borboleta de vidro. Um parasita feminino pode depositar até 60 ovos em fendas do córtex, das quais as lagartas eclodem, alimentando-se do conteúdo interno das brotações.
Tais danos levam à secagem dos galhos, o que ocorre no final das culturas floridas e no início do amadurecimento das frutas. Para se livrar da praga, os arbustos devem ser pulverizados no final de sua floração com uma solução de inseticidas. Os galhos infectados precisam ser cortados e queimados.
Dicas úteis sobre cuidados
Para impedir o desenvolvimento de várias doenças nas groselhas e o aparecimento de pragas, Jardineiros experientes aconselham a seguir algumas regras simples de cuidado ao cultivar:
- inspecione regularmente os arbustos em busca de parasitas ou sinais de doença;
- realizar pulverizações preventivas regulares da planta com remédios populares ou preparações especiais compradas em lojas;
- no outono, para limpar o local da vegetação, folhas caídas, galhos secos;
- todas as plantas infectadas e suas partes devem ser queimadas fora de sua área;
- siga rigorosamente as hidratantes e as melhores groselhas;
- realizar podas antienvelhecimento e sanitárias regulares dos brotos, para evitar o espessamento;
- ao cultivar em solos altamente ácidos, calando o solo;
- Não plante a cultura nas planícies, caso contrário, sofrerá de doenças fúngicas por excesso de umidade;
- realizar sistematicamente o afrouxamento do solo.