Em 2019, a Ucrânia tem todas as chances de coletar uma safra recorde de colza de 3,5 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado.
Isso foi relatado pela especialista do mercado de petróleo da empresa "Ukragroconsult" Julia Garkavenko. Na sua opinião, um aumento da área semeada sob estupro no inverno e seu inverno bem-sucedido contribuirão para um alto rendimento.
O especialista observou que os agricultores ucranianos aumentam a área estuprada por três anos consecutivos devido à sua alta margem, que aumentou mais durante esse período. Devido ao aumento da safra de estupro, sua exportação na campanha de 2019/20 deverá atingir 2,9 milhões de toneladas, o que representa 420 mil toneladas a mais que nesta temporada.O processamento interno de colza também aumentará. Segundo as previsões, será de 500 mil toneladas, enquanto na campanha 2018/19 era de 330 mil toneladas. Para informação, a colza é amplamente utilizada em muitos campos da agricultura e indústria. Vale ressaltar que todas as partes da planta são utilizadas, ou seja, sua produção é livre de resíduos.
A colza é cultivada principalmente para produzir óleo de semente. Depois de pressionar o bolo, eles são enviados para a alimentação animal, bem como para a massa verde. O óleo de colza é altamente considerado na culinária, na medicina, na cosmetologia e na indústria têxtil. Será utilizado na fabricação de sabão, na fabricação de biocombustíveis e na metalurgia.