Segundo o Serviço Estatístico da Ucrânia, o cereal de arroz representa 52% do volume total do consumo de cereais no mercado nacional.
O trigo sarraceno ocupa o segundo lugar em termos de consumo; esta cultura ocupa apenas 21% do volume total de cereais, e o terceiro e quarto lugares são ocupados por sêmola (7%) e aveia (6%), respectivamente.
Paradoxalmente, com uma popularidade tão grande do arroz, seus volumes de produção estão caindo. No ano passado, foram colhidas apenas 69,2 mil toneladas de arroz, 1 tonelada a menos do que as 70,2 mil toneladas do ano passado.As razões para o declínio na produção de arroz são a dinâmica negativa da colheita bruta, a baixa produtividade e também um pequeno número de campos que seriam adequados para o cultivo dessa cultura. Tudo isso indica diretamente a dependência do mercado ucraniano do arroz importado.
Ao mesmo tempo, apesar da situação difícil, em geral, a produção e as compras externas de arroz na Ucrânia permanecem no nível dos anos anteriores.
Na Ucrânia, o arroz em quantidades significativas começou a ser cultivado após 1917 em sistemas primitivos de arroz nos derrames de Southern Bug, Dniester, Ingulets e Dnieper. No ano de 1926, os coreanos introduziram variedades japonesas de alto rendimento. Porém, a falta de uma rede de drenagem e um sistema de rotação de culturas levaram ao fato de que o solo nas áreas semeadas era salino, pantanoso e entupido. Por esse motivo, houve uma redução acentuada - de 9 a 10 centavos por hectare de produção de arroz. Em 1960, a Ucrânia deixou de cultivar essa cultura.
A retomada do cultivo de arroz começou em 1961, com o início da operação dos sistemas de irrigação de Krasnoznamensk, Norte da Crimeia e Inguletos.