O “Código de Boas Práticas Agrícolas para Redução de Amônia”, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Agricultura (DAERA) em conjunto com a indústria agrícola, define medidas que os agricultores podem adotar para minimizar suas emissões desse poluente atmosférico.
Segundo a Wageningen University & Research (WUR), cerca de 90% das emissões de amônia são provenientes da agricultura. Suas altas concentrações são prejudiciais para seres humanos e animais.
Na Irlanda do Norte, 4% das emissões de amônia são do setor agrícola e, em todo o Reino Unido, a província responde por 12% das emissões de amônia.Ao lançar o novo Código, o Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Agricultura declarou que reduzir as emissões de amônia é "uma das principais questões ambientais enfrentadas pela agricultura".
Norman Fulton, Chefe de Alimentos e Agricultura, DAERA, disse: “Muitos agricultores já alcançaram bons resultados usando métodos que reduzem as emissões de amônia, incluindo métodos para armazenar e distribuir esterco, bem como mudanças nas dietas dos animais. Mas precisamos fazer mais, e os agricultores têm uma grande oportunidade para nos ajudar a proteger e melhorar nosso ambiente. ”
O país espera que o novo Código voluntário de boas práticas agrícolas para reduzir as emissões de amônia ajude a Irlanda do Norte a contribuir para as metas do Reino Unido de reduzir as emissões de amônia em 8% em 2020 e 16% em 2030.