Outro caso de peste suína africana foi registrado em 13 de abril de 2019 na região de Kirovograd, conforme relatado pelo serviço de imprensa da Diretoria Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Kirovograd.
No território da área florestal "Taranovo-2" da silvicultura Olkhovatsky do distrito de Gaivoronsky na região de Kirovograd, um corpo morto de javali foi revelado.
Os especialistas do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas levaram uma amostra de material biológico, que foi enviada ao Laboratório Estadual Regional de Cherkasy do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas. Por meio de exames laboratoriais do biomaterial selecionado, foi realizado um diagnóstico - peste suína africana (ASF).Em 14 de abril de 2019, uma comissão antiepizótica de emergência da administração estadual do distrito de Gaivoron realizou uma reunião para coordenar a localização e eliminação do surto de peste suína africana. Durante a reunião, foi aprovado um plano de ação para a eliminação do ASF e identificados os limites do foco epizoótico, zonas de proteção e vigilância, bem como outras medidas de acordo com os requisitos da instrução atual.
A situação epizoótica do gado de porcos domésticos e coletivos nas áreas adjacentes da região de Kirovograd é definida como favorável. Agora, as fazendas respondem por porcos.