Funcionários do Ministério da Agricultura da Federação da Rússia compartilharam informações de que há quatro vezes mais morangos cultivados na República da Bielorrússia no mercado russo.
Se compararmos os dados de compras de morangos hoje com os números de fevereiro deste ano. Você pode acompanhar a dinâmica positiva das exportações da Bielorrússia - no momento, os volumes de suprimentos excederam 1,1 mil toneladas.
Isso permitiu que os fornecedores da Bielorrússia ocupassem o primeiro lugar na exportação para o mercado da Federação Russa. Observe que, nas primeiras semanas de 2019, os fornecedores da Bielorrússia enviaram pelo menos 21 mil toneladas de morangos de jardim para o mercado russo.Vale ressaltar que os compradores russos de morangos são, de fato, os únicos compradores dessa baga dos bielorrussos. Em muitos aspectos, esse estado de coisas foi facilitado pela introdução pela Federação Russa de sanções sobre bens da Europa, incluindo frutas silvestres.
Aproveitando o fato de que desde o verão de 2014 foram proibidos no mercado russo legumes e frutas de campos europeus, a Bielorrússia aumentou a produção e o fornecimento de frutas e outras hortaliças e hortaliças na Federação Russa.
Antes, os consumidores russos fora da estação recebiam frutas, bagas e legumes por fornecedores da Polônia, Grécia, Espanha e outros países da UE.