Os veterinários da Comissão Européia descobriram irregularidades nos documentos nos matadouros da Polônia, mas não encontraram problemas com a qualidade da carne produzida lá, disse o Ministro da Agricultura da Polônia.
Uma inspeção da UE ocorreu no mês passado, depois que uma estação de televisão privada, a TVN, informou que a carne de animais coxos ou doentes foi exportada de um matadouro polonês para mais de uma dúzia de países. A Polônia é um grande exportador de carne bovina, e o relatório da TVN levantou preocupações em toda a Europa. Muitos países europeus reduziram rapidamente as importações de carne polonesa e reforçaram o controle das importações, e as autoridades polonesas negaram as alegações de que a carne polonesa era perigosa.
O ministro da Agricultura, Jan Krzysztof Ardanovsky, disse que as verificações em vários matadouros em toda a Polônia revelaram muitos problemas com a documentação que precisava ser resolvida, mas descobriram que a carne não era perigosa para os consumidores."A carne proveniente dos matadouros poloneses é segura", disse Ardanovsky em entrevista coletiva, mas admitiu que, dada a enorme quantidade de carne bovina, "erros deliberados ou não intencionais podem ocorrer". Além disso, o ministro disse que os casos mostrados na TVN eram ilegais. Ardanski disse que se reunirá com o comissário da UE para Agricultura, Phil Hogan, na segunda-feira para informá-lo como a Polônia está implementando as recomendações.