Do ponto de vista da agricultura, o trigo é dividido em diferentes grupos, cada um com suas próprias características botânicas e especificidades de cultivo. Os mais famosos são os dois principais grupos - inverno e primavera. É o cultivo da última variedade a que esse material é dedicado.
O que é trigo de primavera
O trigo de primavera é um tipo de cultura famosa por seu valor: seus produtos são amplamente utilizados na indústria de panificação, bem como na indústria de confeitaria. A planta apareceu muito antes da formação da sociedade atual e atualmente é cultivada em todo o mundo.
Essa cultura ocupa uma posição de liderança entre as espécies de plantas agrícolas (23% na colheita bruta de grãos) cultivadas com sucesso nas latitudes da zona climática temperada, inclusive na Rússia. As maiores áreas de semeadura de trigo de primavera estão concentradas nos Urais do sul, oeste e leste da Sibéria, bem como na região do Volga.
Esse tipo de cultura acima, como a primavera, é útil e único, em primeiro lugar, devido à sua adaptação incomum a qualquer circunstância: os pães da primavera são amplamente utilizados na forma de sementes, enquanto a maioria das mudas de inverno morre.
A composição dos grãos da primavera é abundante em proteínas (de 16 a 24%) e glúten (de 28 a 40%), enquanto que se a colheita é colhida em regiões com condições climáticas secas, a composição dos grãos de proteína é 20% a mais do que na colheita obtida em áreas com clima moderado ou úmido.
Você sabe Espelta, cusmin, farro (italiano) ou "Grão do Ser" é a variedade de trigo mais antiga que apareceu milhares de anos atrás no território do Império Romano. Mas como essa variedade de cultura é muito caprichosa, outras variedades mais adaptáveis às mudanças climáticas começaram a se desenvolver em todo o mundo; ainda é popular apenas na Itália.
Descrição botânica
A variedade da primavera pertence às plantas auto-polinizantes de um longo dia da família Myatlikov. O sistema radicular fibroso do trigo da primavera não possui uma raiz principal e inclui várias raízes germinais, que tendem a formar brotos acessórios auxiliares no futuro. O sistema radicular já está totalmente desenvolvido no momento da floração e, neste momento, atinge quase 1,5 m de comprimento.
O caule desse tipo de cultura tem a forma de um canudo arredondado de até 1 m de altura com 5-6 nós de perfilhamento com graus variados de acomodação. As folhas de trigo são lanceoladas e têm veias paralelas. Na base basal, as folhas são dobradas com um tubo, presas aos nós de perfilhamento e enroladas em torno de parte do caule. Cada nó tem uma planilha.
Uma orelha inclui uma haste de espiga e várias inflorescências (espiguetas) com um revestimento escamoso. Pode estar em uma paleta multicolorida: de amarelo e palha brilhantes a bordô e cinza opacos. O trigo da primavera dá uma colheita na forma de grãos nus de preferência massa grande e várias cores com filmes de semente dupla e fruta dupla. Na camada externa de proteína do grão está o embrião.
O peso total de 1000 grãos de uma variedade de planta dura é de 35 a 45 g; tipo macio - 40-45 g.
Características
O rendimento do trigo da primavera é alto, mas pode ser alcançado apenas com os devidos cuidados e seguindo as regras da tecnologia agrícola desta cultura.
- Fatores negativos que têm um efeito significativo na fecundidade de uma planta incluem:
- vento constante;
- chuvas longas;
- seca
- pragas;
- tendência à doença.
- Propriedades distintas das mudas de trigo são:
- estabilidade do desenvolvimento com uma ligeira diminuição nos indicadores de temperatura;
- adaptação a fluxos horizontais de ar quente e baixa umidade relativa do ar na atmosfera;
- resistência à desintegração;
- imunidade a uma doença como fusarium.
Você sabe Na Rússia, nos velhos tempos, as colheitas de trigo eram chamadas de "abundância". Posteriormente, essa palavra começou a significar uma grande quantidade de algo, e com o prefixo "de" - riqueza, riqueza.
A proporção de cultura para frio, resistência ao gelo:
- não particularmente exigente em indicadores de baixa temperatura: um nível benéfico para a germinação das sementes é de +12 ... + 15 ° C; no entanto, o desenvolvimento continua a +1 ... + 2 ° C, e o surgimento de mudas pode ser observado mesmo a -4. -5 ° C;
- capaz de tolerar geadas pequenas e de curta duração (até -13 ° C durante o crescimento e até -8 ° C durante o perfilhamento).
A proporção entre a planta e o calor e a seca: com um nível suficiente de umidade no solo, normalmente tolera o calor (até -35 ...-40 ° C), mas exceder essa marca, além de ventos secos estáveis, pode prejudicar seriamente a qualidade dos grãos e reduzir significativamente o rendimento.
Relação com a umidade: o volume de água necessário para a germinação dos grãos é de 60 a 70% do seu peso seco, enquanto o cultivo de variedades de trigo mole exige umidade 5-7% a mais (devido ao alto teor de proteínas).
O nível de umidade do solo mais adequado para o crescimento ativo do trigo é considerado 70-75% HB. Na primavera, as reservas de umidade a um nível de 1 m de profundidade devem ter pelo menos 100 mm de água, caso contrário, as espiguetas podem não fertilizar e a colheita será escassa.
Espécies e variedades
As principais variedades de trigo da primavera são as formas de grãos duros e macios. Alguns estados mundiais estão cultivando “seus” tipos de culturas - por exemplo, na Índia são cultivadas esféricas, no Paquistão são famosas as culturas de dois grãos, a Etiópia é especializada em culturas anãs e o trigo persa na Síria. De acordo com a forma e a cor das espigas do trigo da primavera, é possível estabelecer sua pertença a uma certa variedade varietal.
Suave
As variedades de trigo mole produzem farinha de alta qualidade para assar.
Soft são considerados:
milturum e pyrotrix | com orelhas escarlate pálidas |
grekum e albidum | com espiguetas brancas |
lutescens | com sementes marrom rubi |
gostianum e erythrosperum | com grãos de vinho em espiguetas brancas como a neve |
Propriedades características das variedades de trigo mole:
- maior resistência a baixas temperaturas;
- menos suscetível à estrutura, fertilidade e limpeza do solo (uma vez que o crescimento radicular no início do desenvolvimento é preferencialmente maior).
As variedades mais populares de trigo mole estão listadas abaixo.
Variedade híbrida Daria
Criado cruzando a variedade bielorrussa e misturando G 18.
Descrição externa da planta:
- na posição vertical, mas propenso a alojar;
- o tronco é fraco;
- espiguetas de forma piramidal circular e de cor bege leitosa;
- a cor dos grãos ovais de qualidade de primeira classe é o trigo dourado.
O nível de rendimento é médio (até 30 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Maturação: amadurecimento precoce, amadurece em menos de 90 dias. Tendência à doença: boa imunidade a Septoria, mas danos freqüentes à ferrugem.
Variedade de seleção primavera Iren
Obtido pelo cruzamento das espécies Irgina e Krasnoufimskogo.
Externamente, a planta fica assim:
- brotos eretos;
- hastes ocas;
- espiga amarelo claro, piramidal;
- grão alongado de alta qualidade (constituído por proteínas e glúten).
O nível de produtividade é médio (até 36 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Maturação: amadurecimento precoce, amadurece em cerca de 90 dias. Propensão a doenças: resistência média ao oídio, mas forte suscetibilidade à ferrugem e à podridão das raízes.
Seleção de primavera austríaca de Arabella
Descrição externa da planta:
- arbusto meio ereto;
- talo fraco;
- uma orelha de forma piramidal, branca densa;
- alto grão de cozimento.
O nível de rendimento é alto (até 60 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Grau de maturação: amadurecimento médio, amadurece em cerca de 70 a 90 dias. Propensão a doenças: alta resistência ao oídio, spike fusarium, meio suscetível à ferrugem.
Granny variedade de trigo primavera
A aparência da planta:
- os rebentos são meio retos;
- palhas são de força média;
- espigão em forma de eixo, branco denso;
- alto grão de cozimento.
O nível de rendimento é alto (de 60 a 70 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Maturação: precoce, amadurece em 80 dias. Propensão a doenças: alta imunidade à ferrugem marrom, danos moderados ao fusarium, septórios e oídio.
Variedade de primavera Licamero
Aparência da planta:
- o arbusto está meio ereto;
- o caule é uma exposição de força média;
- espiga piramidal, leitosa densa;
- alta qualidade na fabricação de produtos de panificação, incluindo farinha, grãos.
O nível de rendimento é médio (até 35 a 40 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Maturação: média precoce, amadurece em 70 a 90 dias. Propensão a doenças: alta resistência ao fusário, baixa suscetibilidade à ferrugem, oídio e podridão das raízes (no campo).
Vídeo: Lycamero trigo de primavera
Trizo primavera de trigo
Descrição externa da planta:
- arbusto intermediário;
- o caule é meio-forte;
- a orelha é branca densa, piramidal;
- grão de cor vermelha, alto valor de cozimento.
O nível de rendimento é alto (até 75 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250-350 mm) e verões quentes. Propensão a doenças: suscetibilidade relativa a fusarium, septoria.
Trigo híbrido de variedade Primavera Lyubava 5
A aparência da planta:
- o arbusto está parcialmente em pé;
- tronco médio;
- espigão piramidal, leve, compactado;
- Grão de excelente qualidade de cozimento.
O nível de rendimento é médio (de 30 a 45 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Maturação: média precoce, amadurece em 70 a 85 dias. Propensão à doença: ferrugem marrom severa, resistência moderada a manchas de poeira.
Sólido
As variedades de primavera dura contêm altos níveis de proteína e, portanto, usado como base para a fabricação de massas, produtos de panificação, sêmola, farinha. Os restos da indústria de moagem (farelo) são uma excelente ração animal altamente nutritiva. A massa de palha e planta obtida pela trituração de grãos de cultura é adequada para alimentar o gado.
Espécies como melanopus (com machados escuros e grãos claros), valencia, leukurum e candicans (diferindo em grãos de creme de leite) e gordeyform (com espiguetas escarlates e sementes brancas) pertencem a variedades duras.
Importante! Para aumentar significativamente o nível de produtividade (16% maior de germinação e 25% a mais de colheita de grãos), recomenda-se que o tratamento das sementes seja realizado por pulverização a seco com pó de superfosfato na proporção de 1,2-1,3 kg por 100 kg de semente.
Propriedades distintas das variedades de trigo duro da primavera:
- mais resistente à desintegração;
- menos afetado pela mosca de Hessian, smut e ferrugem;
- menos propenso a hospedagem;
- use a umidade mais completamente;
- mais sensível à estrutura, fertilidade e nível de umidade no solo durante a formação da espiga e à limpeza do solo (uma vez que o crescimento radicular no início do desenvolvimento é preferencialmente profundo).
As variedades amplamente usadas de trigo duro de primavera estão listadas abaixo.
Variedade Omsk 36
Foi obtido de Lutescens e Norara.
Aparência da planta:
- arbusto ereto;
- palhas fracas;
- espigão de forma cilíndrica, branco denso;
- Grão de excelente qualidade de cozimento.
O nível de rendimento é médio-alto (de 35 a 40 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250 a 350 mm) e verões quentes. Grau de maturação: amadurecimento médio, amadurece em 70 a 90 dias. Tendência a doenças: baixa resistência à ferrugem marrom, smut sólido e empoeirado.
Seleção de espécies de trigo duro primavera Chado
Aparência da planta:
- arbusto ereto;
- talo forte;
- espigão em forma de cilindro, leve;
- grãos de cor âmbar.
O nível de rendimento é alto (até 55 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250-350 mm) e verões quentes. Maturidade: amadurecimento médio, amadurece em média em 80 dias. Tendência à doença: aumento da resistência ao alojamento.
Dinastia de trigo da primavera
A variedade foi criada devido à combinação de trigo mole de primavera de Kharkov 12 e seleção de espécies duras 89-752.
Aparência da planta:
- arbusto meio ereto;
- palha moderadamente forte;
- espigão piramidal, branco, densidade média;
- grãos de âmbar são ovais.
O nível de rendimento é médio (até 35 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250-350 mm) e verões quentes. Maturação: amadurecimento precoce, amadurece em média em 70 dias. Propensão a doenças: suscetibilidade neutra a Septoria e oídio.
Variedade de trigo duro de primavera Isold
Produzido por seleção de grupo da coleção Leukurum.
Aparência da planta:
- arbusto semi-ereto;
- palha densa;
- pico piramidal, leve;
- grãos ovóides, amarelo-acastanhado.
O nível de rendimento é médio-alto (até 54 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250-350 mm) e verões quentes. Grau de maturação: amadurecimento médio, amadurece em cerca de 80 a 90 dias. Tendência à doença: boa resistência ao oídio e à ferrugem marrom, não propensas a alojar.
Site da primavera
Aparência da planta:
- arbusto ereto;
- talo forte;
- espiga vermelha, forma cilíndrica média;
- grãos alongados sombra âmbar.
O nível de rendimento é médio-alto (até 55 centavos por 1 ha), com precipitação limitada (250-350 mm) e verões quentes. A estação de crescimento é de 90 a 100 dias. Tendência à doença: altamente resistente a manchas, suscetibilidade neutra ao oídio e ferrugem marrom.
Tecnologia crescente
A tecnologia de cultivo de trigo de primavera, como qualquer cultura agrícola, é uma combinação de certas técnicas destinadas a criar as circunstâncias mais favoráveis para o pleno desenvolvimento da planta.
Inclui o seguinte conjunto de ações:
- trabalhar para libertar o local da sementeira do antecessor da cultura futura;
- tratamento especial e cobertura;
- preparação de sementes;
- sementeira e cuidados com as sementes;
- trabalho preventivo para proteger a cultura do ataque de pragas e doenças de insetos;
- colheita de mudas.
Vídeo: Tecnologia de cultivo de trigo de primavera
Rotação de culturas
A semeadura das variedades de trigo da primavera deve ser feita localmente, cujos habitantes experientes são culturas perenes e em linha.
Uma lista aproximada de predecessores favoráveis de acordo com as características climáticas do território para o cultivo da safra futura é a seguinte:
- regiões áridas (Trans-Urais, Sibéria) - vapor puro;
- zona estepe florestal - ervilhas, milho;
- Urais do sul, região do Volga - legumes, vapor preto.
Importante! Os brotos de ervas daninhas devem ser esperados após a semeadura preliminar no local do girassol, portanto, este é um precursor extremamente indesejável para esta cultura. A semeadura do trigo após as culturas de inverno provoca o desenvolvimento da flora bacteriana no solo.
Preparação do solo
O solo para a futura safra de trigo deve ser altamente nutritivo, ter uma estrutura de lama finamente dispersa, caracterizada por um nível médio de acidez. A lavoura pré-semeadura deve ser realizada no período verão-outono, imediatamente após a colheita da cultura perene anterior, a fim de aumentar o nível de umidade no solo e limpar a área das ervas daninhas.
Depois disso, a terra deve ser cuidadosamente arada com a ajuda de unidades de descascamento e, após cerca de 3 semanas, recomenda-se realizar um trabalho arável, para que a profundidade da terra arável seja de pelo menos 20 a 21 cm (é ideal fazer isso com um arado).
Se os habitantes anteriores da trama eram leguminosas, é aconselhável tratar as áreas não tratadas lavrando cedo com duas cascas de disco e uma grade. O canteiro é formado por um cultivador (com grade), para que a área do solo seja nivelada o máximo possível e se solte. Devemos considerar que o trigo da primavera é muito sensível às condições do solo e à sua composição mineral (principalmente no início da estação de crescimento).
Então um nível de pH favorável é de 6 a 7,5. Um nível reduzido de assimilação de elementos úteis pelo sistema radicular predispõe o cultivo de culturas no solo de chernozem e castanheiro (ao cultivar variedades moles, são permitidos barulhos levemente podzolizados). Os solos argilosos não são absolutamente adequados para o cultivo de alta qualidade de variedades de primavera. Podzolic deve ser diluído com limão, minerais e orgânicos.
Seleção e preparação de sementes
Para proteger a semeadura, as sementes devem ser classificadas, classificadas por forma e tamanho, secas ao sol por 3-5 dias e tratadas com microelementos e pesticidas para melhorar a qualidade do material da semeadura. Como é necessário escolher sementes grandes de uma variedade de alto rendimento, certifique-se de que a semente tenha uma aparência saudável e holística, sem danos.
Substâncias fisiologicamente ativas para melhorar as qualidades de semeadura das sementes.
Datas de semeadura
A estação de crescimento do trigo da primavera é curta e varia de 85 a 115 dias. Este período depende da variedade de variedades, condições e região de cultivo, bem como da influência de fatores externos (clima, possível interferência no desenvolvimento de insetos nocivos). A semeadura é recomendada nos dez primeiros dias de junho.
Taxas de semeadura
A medida de semeadura do material de trigo da primavera é de 4 a 6 milhões por 1 ha, a fim de obter 500-600 hastes produtivas por 1 m². Condições favoráveis às mudas das regiões podem reduzir a taxa de semeadura para 2,5-3,5 milhões por 1 ha (350-400 hastes produtivas por 1 m²).
Você sabe Kamut, ou "trigo do Profeta", é outra variedade antiga de trigo com um delicioso sabor a nozes. Acredita-se que, pela primeira vez, foram encontrados grãos dessa espécie nos túmulos dos faraós do Egito.
Processo de semeadura
Profundidade de sementeira recomendada - de 4,5 a 5,5 cm; se as condições meteorológicas forem áridas, o leito de semeadura pode aprofundar até 7 cm, mas vale lembrar que, se as sementes forem impróprias ou pesadamente aprofundadas, a probabilidade de germinação bem-sucedida diminui. Juntamente com as sementes, recomenda-se adicionar superfosfato granular ao solo.
Os melhores métodos de semear esta variedade de trigo são considerados comuns (trator de 15 cm de espaçamento estreito) e trator de fileira estreita, o solo com menor compactação (espaçamento de fileira 7-8 cm). O travamento com um corredor de 15 cm é mais caro, distingue-se pela duração da semeadura e pela necessidade de dupla compactação do solo.
Cuidado
A qualidade e a quantidade da cultura dependem diretamente de quais medidas para cuidar da cultura serão aplicadas no processo de cultivo. A rolagem do solo ativa o contato estreito do solo com as sementes, o desenvolvimento mais rápido do sistema radicular e promove a germinação das mudas.
Rega
A taxa de irrigação depende das qualidades físicas do solo e da profundidade de umidade necessária, mas em média, 600-800 m³ de água por 1 ha devem ser utilizados nos seguintes períodos de desenvolvimento do trigo:
- no início do surgimento de brotos;
- ao vencer (especialmente importante em condições quentes);
- no início da floração (rega abundante a altas temperaturas do ar e secagem rápida do solo);
- antes da formação e enchimento dos grãos.
A melhor maneira de regar quando a seca é aspersão.
Fertilizantes
Os fertilizantes de trigo afetam favoravelmente sua germinação, a formação de plantas fortes e o fortalecimento da imunidade a doenças. Este tipo de planta precisa de fertilizantes com fósforo e potássio. Os suplementos de nitrogênio não-raiz aumentam a qualidade dos grãos, aumentam a massa de proteínas e glúten.
Os fertilizantes com micronutrientes com molibdênio, boro, cobre, zinco e manganês têm um efeito positivo no crescimento e na ativação do desenvolvimento. As taxas de alimentação são ajustadas dependendo do tipo de solo, região de cultivo, predecessor e variedade de trigo.
Importante! Efeito dos fertilizantes líquidos à base de potássio e nitrogênio na semeadura de trigo de primavera negativo: provocam um aumento na concentração de minerais no solo e reduzem a coerência das mudas.
Plantas daninhas, doenças e controle de pragas
A limpeza oportuna do local de plantas silvestres indesejadas ajuda a manter uma rotação estável das culturas. Para proteger a cultura de pragas de insetos, os especialistas aconselham a posse de uma terra arável usando cortadores de avião e lixões, além de pulverizar a planta com drogas como clorofos ou metafos, em conformidade com uma proporção de 2 kg por 30 litros de água.
Colheita de trigo de primavera
A colheita de grãos deve ser colhida no início do verão., uma vez que um atraso na debulha de grãos pode provocar sua derrota por infecções, causando um processo irreversível de deterioração. Deve-se notar também que a interrupção do trigo pode resultar em derramamento de frutas e alojamento de caules, o que afeta negativamente o corte das orelhas e reduz o nível de produção pela metade.
É aconselhável realizar a limpeza em condições de clima seco e ensolarado, porque a umidade excessiva afeta rapidamente o grão e causa vários tipos de doenças.
Recentemente, o trigo da primavera é colhido por um método separado: para ceifeiras automotrizes, é preferível cortar hastes com uma altura de pelo menos 65 a 70 cm com culturas espessadas de 270 a 320 plantas por 1 m². No processo de colheita, os grãos são armazenados em rolos e, dentro de 3-4 dias, os frutos armazenados têm tempo para secar e, se necessário, amadurecer. Depois disso, os rolos são coletados usando uma colheitadeira e debulhada.
Se o tempo estiver instável, é utilizada a colheita combinada direta, na qual a colheita é colhida e debulhada imediatamente, coletando palha nos chifres e minimizando a perda de grãos. Após o trabalho, recomenda-se enviar o grão para armazenamento, coletar palha no local e realizar o preparo do outono a uma profundidade de pelo menos 12 cm.
Vantagens e desvantagens do trigo da primavera
- Qualidades positivas do trigo da primavera:
- material de grãos de alta qualidade;
- propriedades de panificação;
- menor risco de danos por doenças e insetos nocivos;
- não adesão ao derramamento;
- alto nível de resistência ao calor.
- Desvantagens:
- após a germinação, o desenvolvimento do trigo da primavera diminui;
- mais suscetível a crescer com ervas daninhas do que no inverno;
- sistema raiz mal desenvolvido;
- capacidade de assimilação reduzida;
- mudas esparsas com umidade insuficiente na camada superior do solo, bem como com a derrota das moscas hessianas e suecas, pulgas, wireworms (nas regiões sul), aumento da acidez do solo e da doença de Fusarium.
Assim, podemos concluir que o trigo da primavera, como uma espécie de cultura alimentar, não é menos famoso e fácil de cultivar do que o trigo do inverno.
Se você seguir rigorosamente as recomendações indicadas para o seu cultivo, ao semear vastas áreas territoriais, poderá obter a mais alta qualidade e cultivo a granel que proporcione um bom lucro.