Desde o meio do inverno, os pensamentos de jardineiros e residentes de verão estão ocupados com perguntas sobre o próximo plantio de sementes para mudas e outras operações em estufas e em campo aberto. Este artigo se concentrará na variedade de tomates Katrina F1, sua descrição e características gerais, vantagens e desvantagens de seleção, produtividade, cuidados e manutenção exigentes, possíveis doenças e pragas e meios de combatê-las.
Importante! Ao redor das mudas plantadas pela primeira vez, recomenda-se colocar em círculo uma cerca de plástico, capron, papelão, que servirá como proteção contra nevoeiros, ventos e pragas no solo.
Descrição e características das variedades de tomate
Os tomates da variedade Katrina têm excelentes características, o que os tornou um dos mais populares e frequentemente plantados entre agricultores e jardineiros experientes e entre os residentes de verão:
- Esta variedade de tomate é caracterizada por maturação precoce, os primeiros frutos já podem amadurecer no 80º dia a partir do momento do plantio das sementes em campo aberto.
- Arbustos de tamanhos bastante grandes, com uma coroa decídua exuberante, atingem de 85 a 125 cm de altura e mais de meio metro de diâmetro.
- A cobertura decídua é verde saturada, suave e sedosa ao toque.
- O caule é forte, resistente e bastante espesso, o que lhe permite manter uma coroa e muitos frutos.
- Em média, cerca de 5 kg de frutas podem ser colhidas por estação em um arbusto de tomates dessa variedade. As frutas têm uma forma arredondada, carnuda, de cor escarlate brilhante. O peso médio de um tomate varia na faixa de 150 a 250 G. No interior, eles têm uma textura uniforme e uniforme, têm um bom sabor e um aroma pronunciado ao tomate.
- Adequado para cultivo doméstico em pequenos volumes em sua própria parcela pessoal e para produção em larga escala em estufas e em campos abertos.
- Despretensioso em cuidados e manutenção, adapta-se facilmente às condições de temperatura e clima, tolera flutuações de temperatura características do clima continental temperado.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Os benefícios inerentes a essa variedade de tomate incluem:
- alta produtividade;
- despretensão às condições de detenção e atendimento;
- o arbusto tem altura média e, portanto, será fácil cuidar e colher frutas;
- a variedade é altamente resistente a temperaturas extremas e várias doenças;
- os frutos são grandes, carnudos, saborosos, não racham, ficam bem armazenados e toleram o transporte;
- a variedade é adequada para o cultivo em campo aberto e sob a cobertura de uma estufa.
Características de plantar e crescer em casa
Se em grandes terras agrícolas já existe uma tecnologia clara para o plantio de várias culturas, então para os residentes de verão e proprietários de suas próprias terras privadas, essa questão permanece em aberto. Vamos considerar em mais detalhes as características de plantar e cultivar tomates da variedade Katrina em casa.
Você sabe Além de um grande número de elementos úteis, o tomate contém serotonina, chamada hormônio da felicidade, porque o tomate é considerado um excelente remédio para a depressão, porque pode melhorar o humor.
Condições ideais
Um dos fatores fundamentais para o cultivo bem-sucedido de mudas de tomate em casa será a criação de condições ideais, que incluem temperatura, iluminação e umidade. O regime ideal de temperatura varia na faixa de +20 a +25 graus. A temperatura mínima permitida do ar é +18 graus.
Se a temperatura for mais baixa, o crescimento diminuirá significativamente ou poderá até parar. Uma umidade moderada de 70 a 80% também contribuirá para o crescimento e desenvolvimento de mudas. Você pode rastrear esse indicador usando um dispositivo especial ou simplesmente organizar periodicamente a pulverização de um frasco de spray para umidificar o ar na sala.Especialmente, é necessário monitorar a umidade se o seu quarto tiver uma bateria grande, o que aquece e drena significativamente o quarto. As limpezas úmidas não serão supérfluas. Quanto à iluminação, é melhor escolher o peitoril da janela sul, que capturará o máximo de luz natural. Se o dia ainda não for longo o suficiente, à noite você poderá iluminar as mudas por 2-3 horas usando uma lâmpada incandescente convencional.
Preparação para sementeira
Para cultivar mudas fortes, saudáveis e fortes em casa, você precisará escolher a mistura ideal de solo em uma loja especializada ou preparar você mesmo o substrato. Se a segunda opção for escolhida, será necessário misturar húmus, cinzas de madeira e serragem em determinadas proporções, adicionar superfosfato e a própria terra (é aconselhável retirá-lo do local em que planeja plantar mudas na primavera).
Importante! O pré-tratamento de sementes com preparações de crescimento (ativadores, estimulantes, reguladores de crescimento) ajudará a acelerar a germinação de mudas e sua resistência no futuro em uma área aberta. Você pode comprá-lo em qualquer loja especializada.
As sementes compradas na loja devem ser embebidas em uma solução a 1% de permanganato de potássio para protegê-las e desinfetar, além de descartar as que permanecerem à tona. Essa é uma boa maneira de verificar, antes do plantio, quais sementes germinarão e quais serão melhor enviadas para o lixo imediatamente. Aqueles que se afogam são considerados adequados; qualquer coisa que flutue na superfície não pode germinar.
Tecnologia de semeadura
A semeadura deve ocorrer dois meses antes de serem transplantadas para um local permanente em campo aberto. Assim, o trabalho de plantio de sementes pode começar em meados de março, para que as mudas estejam prontas até maio. Você não deve se apressar e começar a plantar em fevereiro, porque, quando o solo esquentar o suficiente e as sérias diferenças de temperatura deixarem de agir à noite, as mudas simplesmente crescerão e será difícil criar raízes em um novo local.O plantio das sementes é realizado em turfa descartável ou em vasos de plástico com orifícios no fundo para proporcionar ventilação adequada, remoção de excesso de gases e passagem livre do excesso de água. 2 grãos devem ser plantados em uma panela, caso algum deles ainda não germina. Depois disso, será possível remover o broto mais fraco ou deixar as duas plantas e dividi-las em dois orifícios já durante o transplante.
Plantio de mudas em local permanente
Um dos principais fatores para o cultivo bem-sucedido de uma colheita abundante de tomate é a escolha de um bom local e o solo certo. Quase todas as variedades de tomate, incluindo o Katrina, são bastante exigentes no solo e, portanto, é aconselhável escolher um solo respirável, leve e melhor argiloso.
Atenção especial merece controle sobre a acidez do solo e sua mineralização. O site deve ser preparado no outono. Durante esse período, a plantação deve ser escavada até a profundidade da baioneta, e os fertilizantes de fósforo e potássio devem ser aplicados de acordo com as instruções. Na primavera, um procedimento semelhante é realizado, apenas fertilizantes de nitrogênio já estão sendo introduzidos.
As mudas são plantadas no 60º dia a partir do momento da semeadura. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o solo tenha esquentado o suficiente e que à noite não haja diferenças sérias de temperatura. Assim, você pode proteger ao máximo os brotos ainda imaturos dos efeitos nocivos dos fatores climáticos e climáticos. Para pousar, cavar um pequeno buraco com meia profundidade de uma baioneta com uma pá. Depois de abrir o buraco com meios contra as larvas do besouro de maio e do urso (os inimigos mais ferozes do morador de verão).Polvilhe generosamente com cinzas e cinzas de madeira, o que também será uma boa maneira de proteger as mudas jovens. Em seguida, remova cuidadosamente as mudas com um pedaço de terra e coloque no buraco. Polvilhe com terra solta, derrame adicionalmente um litro de água no mato e salpique novamente com terra seca e solta. A distância recomendada entre as mudas é de 60 a 70 centímetros.
Cuidado de tomate
Além de observar a tecnologia de semear e cultivar, você deve se familiarizar com a implementação adicional das regras para cuidar de tomates.
Importante! Com vários curativos devem ser especialmente arrumados e cuidadosos, porque sua quantidade excessiva pode causar danos irreparáveis à planta. Portanto, leia atentamente as instruções para vários medicamentos e siga rigorosamente as recomendações.
Fertilizantes e rega
Para o tomate, três elementos são importantes, que devem conter quase todos os fertilizantes - nitrogênio, fósforo e potássio. Às vezes, alguns outros, incluindo boro, cobre e manganês, precisam ser adicionados a essas pequenas quantidades. Recomenda-se a introdução de fertilizantes à base de fósforo e potássio no inverno durante a escavação do local. O nitrogênio deve ser introduzido antes do transplante de mudas para o solo e depois uma vez por mês, conforme necessário.
Uma lista completa dos principais molhos de tomate está listada abaixo:
- A primeira alimentação é feita no início de junho. Para sua implementação, você precisará dissolver em 10 l de água, 0,5 l de esterco de vaca, 2-3 comprimidos de fertilizantes micronutrientes prensados, 1 colher de sopa. eu nitrofoski e 0,5 partes de ácido bórico. Dosagem: 1 litro de mistura para cada arbusto de tomate.
- O segundo curativo é realizado em um mês, nos primeiros dias de julho. A composição é a mesma, apenas 1 colher de sopa é adicionada em vez de ácido bórico sulfato de potássio. A dosagem é semelhante.
- Para realizar procedimentos preventivos para impedir o desenvolvimento de várias doenças, é recomendável aplicar diariamente uma solução de permanganato de potássio sob a raiz na proporção de 5 g por 10 litros. Dosagem: 200 ml para cada arbusto.
- Antes do início do período de frutificação, adicione ao solo por 1 m²: 5 g de nitrato de amônio, 15 a 20 g de superfosfato e 4 g de cloreto de potássio. Durante a frutificação: nitrato - 10 g, superfosfato - 10-15 G. O melhor método de aplicação será uma solução líquida durante a irrigação.
- Quanto à introdução de matéria orgânica, por exemplo, adubo ou composto, neste caso, é recomendável trazê-los no outono para escavar a uma taxa de 2-3 kg por 1 m². Depois disso, na próxima temporada, será possível plantar uma plantação de tomate neste local.
A rega é realizada conforme necessário, 2-3 vezes por semana à noite. Monitore a condição do solo, verificando regularmente a umidade na área do sistema radicular da planta. Se houver umidade sob a camada seca superior, é muito cedo para molhar. As ervas daninhas do jardim são excelentes indicadores de suficiência hídrica na terra, entre as quais margaridas de campo, dentes-de-leão, knotweed, grama de trigo, eufórbia e outras. Após a rega, não se esqueça de afofar a terra e polvilhá-la com terra seca, para que a umidade evapore mais lentamente.
Formação de arbustos e beliscar
A variedade de tomate Katrina não precisa ser perseguida se os arbustos crescerem em campo aberto, de acordo com as distâncias previamente prescritas entre as plantas. Devido à sua compacidade e altura média, os arbustos de tomate são menos danificados e não precisam de alívio adicional da coroa verde. Essa é outra vantagem dessa variedade, pela qual ele recebeu notas tão altas de agricultores profissionais e é usado na agricultura e em terrenos particulares.
Você sabe La Tomatina (espanhol: La Tomatina) é um evento festivo anual em grande escala, realizado no dia 20 de agosto na cidade espanhola de Bunyol, localizada no território da comunidade autônoma de Valência. Muitos milhares de turistas e participantes deste evento vêm de diferentes partes do mundo para ver e participar da batalha, na qual as “armas” são tomates.
Se o tomate é cultivado em estufa, para evitar a deterioração e o desenvolvimento de danos causados por bolores causados pelo aumento da umidade das estufas, ainda é recomendável comprimir. O arbusto é formado em uma ou duas hastes, os rebentos superiores são cortados, a partir de uma altura de 40 cm, para ativar o crescimento dos rebentos laterais. Quando o ovário é formado, também é recomendável podar os novos rebentos para permitir que o arbusto coloque toda a sua força no desenvolvimento e maturação de uma colheita rica e de alta qualidade.
Cultivo do solo e capina
Uma parte integrante do trabalho do jardim sempre foi a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo. É especialmente importante fazer isso após as chuvas ou após a irrigação, para formar uma crosta densa e dura na superfície que pode danificar o delicado sistema radicular, o que pode levar a consequências negativas e até a morte do mato.
Você sabe Mais de 10.000 variedades diferentes de tomate estão no mundo hoje. Ao mesmo tempo, o menor tomate não excede 2 cm de diâmetro e o maior pesa quase 1,5 kg.
Enquanto os tomates são pequenos, o afrouxamento deve ser realizado continuamente após esses procedimentos. Quando os arbustos crescem, a remoção de ervas daninhas pode ser cancelada. Graças à exuberante coroa decídua, os tomates poderão proteger a terra da luz solar direta e economizar umidade suficiente para o crescimento e frutificação bem-sucedidos.
Doenças e pragas de tomate
Como em outras culturas, a primavera é um dos períodos mais críticos para o cultivo de tomates, pois um grande número de patologias se multiplica com o aumento da temperatura e umidade. Portanto, é muito importante saber quais são as principais pragas e doenças do tomate e ter uma idéia de como evitá-las ou controlá-las:
- Oídio - Este fungo parasitário, pertencente à família Erysiphaceae, é uma das principais doenças do tomate. Seus sintomas mais famosos são o aparecimento de manchas amarelas nas plantas, que acabam por causar necrose no centro. Manifestações também vêm na forma de um pó branco na parte inferior das folhas e podem levar à queda das folhas. Para evitar oídio em um tomate, é importante erradicar ervas daninhas e detritos de culturas anteriores e usar tratamento especial para controlá-lo. Nesse sentido, os produtos Certis ArmicarbR ou TakumiR são uma excelente opção. O ArmicarbR está registrado para a agricultura orgânica e é livre de LMR. A alternativa doméstica é Antracol, Consento e Tatu.
- Mold - este fungo afeta diferentes espécies da família da erva-moura. Em um tomate, danifica a parte aérea da planta em qualquer estágio de seu desenvolvimento. A principal sintomatologia nos tomates é o aparecimento de manchas oleosas que permeiam quase toda a folhagem. Manchas marrons também aparecem no caule e nos frutos verdes. Para evitar mofo, é importante ventilar as plantações de tomate na estufa e garantir que não haja água parada nas folhas. Também é recomendado o uso de um fungicida como o KdosR de Certis, ou Hom, Oxychom, que ajuda a controlar essa doença, além da certificação para agricultura orgânica.
- Alternariosis - Entre várias doenças do tomate, também é conhecido sob o nome científico Alternaria solani e, por via de regra, afeta todas as plantas solanáceas. O principal efeito que o tomate causa é a podridão da fruta, embora também possa afetar as folhas, caule e pecíolos da planta. Manchas redondas ou angulares aparecem nas folhas, às vezes aparece uma auréola amarela. Para evitar a alternância, é necessário remover vegetais e plantas afetados, controlar a umidade e usar produtos fitossanitários que ajudam a eliminar esta doença. Para combater a alternância, existem vários medicamentos, por exemplo, KdosR e KocideR Opti, além de Oxychom, Barreira e Barreira.
- Podridão cinzenta - Este é um fungo que pode causar a morte de uma planta. Nas plantas adultas, causa danos marrons ao caule e pecíolos, que penetram no caule.Podridão suave aparece nos frutos, e lesões marrons semelhantes às do caule aparecem nas folhas e nas flores. Para evitar a podridão cinzenta, é importante controlar o nível de nitrogênio no solo, remover as plantas já afetadas por esta doença e tomar cuidados especiais ao podar. Recomenda-se passar por controle químico usando um produto que ajuda a erradicar a doença. Certis JapicaR, Scomrid Limb AerosolR e CercobinR 50 SC são ideais para erradicar a podridão das plantações de tomate.
- Pulgões - é a praga mais comum que afeta as lavouras de tomate. Por via de regra, a praga causa deformações e protuberâncias nas folhas. Os pulgões podem transmitir vírus CMV e PVY nas lavouras de tomate, o que levará a danos muito mais sérios. Para evitar isso, recomenda-se eliminar as ervas daninhas e os restos de outras culturas, além de eliminar o excesso de umidade. Outras drogas como MospilanR, Breaker (registrado para agricultura orgânica), Eradicoat e Sherpa 100 EC também irão ajudá-lo. Nas preparações domésticas, pare a sua escolha em "Karbofos" ou um remédio popular - pulverizando com uma solução de sabão.
- Mosca branca - é uma praga que se multiplica muito rapidamente. Na parte de trás, os insetos depositam seus ovos e, após algum tempo, as primeiras larvas móveis aparecem a partir deles, causando danos diretos à planta, pois absorvem o suco das folhas, causando amarelecimento e enfraquecimento das plantas. Para evitar adversidades, é importante colher ervas daninhas e não deixar a colheita no final do ciclo vegetativo, pois brotos jovens atraem moscas brancas adultas. As lojas especializadas oferecem uma ampla gama de produtos que ajudam a combater moscas-brancas, como EradicoatR, MospilanR e BotanigardR. Das drogas domésticas, o Confidor serve.
Datas da colheita
Já no 80-85 dias após a semeadura no solo, a primeira colheita começa a amadurecer. Dado que o Katrina é uma variedade precoce, a colheita terminará no início de agosto. Uma colheita desse tipo pode ser armazenada por um tempo relativamente curto, uma vez que esses tomates não estão sujeitos a armazenamento prolongado em forma fresca. 10-15 dias, eles podem ser armazenados em local fresco, por exemplo, no porão, e cerca de 20 dias na geladeira.
Durante esse período, recomenda-se que o tomate seja consumido fresco ou marinado e conservado e também destilado para suco, levando em consideração indicadores de sabor e suculência. Você pode armazenar em caixas pequenas, empilhando os tomates em no máximo duas camadas, para evitar o estresse na linha inferior e prolongar a vida útil dos vegetais.
Guiados pelas informações fornecidas neste artigo sobre a variedade precoce e produtiva de tomates Katrina F1, não será difícil realizar todo o trabalho necessário na preparação de mudas, plantando-as em seu próprio local, cuidando e mantendo as plantas, além de colher, armazenar e processá-las. Como resultado, seus esforços serão mais do que justificados pela colheita saborosa, perfumada e suculenta de tomates maduros.