O Comitê de Ovinos da Associação Irlandesa de Criadores de Gado e Ovinos (ICSA) está protestando ", enquanto processadores em todo o mundo continuam a abater criadores de ovinos com uma forte queda nos preços".
O protesto é realizado hoje, segunda-feira, 20 de maio, no Irish Country Meats (ICM), Camolin, em Wexford.
Ao falar no comício, o presidente do Comitê de Ovelhas da ICSA, Sean McNamara, disse: “Nenhum dos criadores de ovelhas será capaz de suportar esse tipo de redução de preços e, se isso continuar, a maioria de nós não poderá continuar trabalhando. Nossos produtos tornaram-se praticamente inúteis, também podemos distribuí-los gratuitamente. ”“Cultivar cordeiros custa muito dinheiro, e precisamos obter pelo menos 7 euros por quilograma para torná-lo sustentável. No momento, os preços caíram muito abaixo de 6 euros por quilo, além de termos um limite de peso. Estamos perdendo dinheiro, e esse negócio está se tornando simplesmente inviável. A criação de ovinos é um negócio de baixa renda. Como eles podem esperar que continuemos trabalhando e mantendo padrões se os processadores se recusarem a nos dar um preço adequado? ”, Continuou McNamara.
Concluindo, o presidente do Comitê de Ovelhas afirmou que os criadores de ovinos estavam de joelhos: "Estamos aqui para deixar claro que essas reduções de preço devem ser revertidas para que o setor tenha alguma chance de sobrevivência".