Mais e mais agricultores holandeses estão saindo de casa para comprar uma fazenda no exterior. A razão para isso reside na política agrária da Holanda.
Até o momento, um grande número de agricultores holandeses está pensando em vender sua fazenda. A Interfarms, corretora internacional de imóveis agrícolas, relata isso em seu relatório.
Nas décadas de 1980 e 1990, 300 famílias de fazendeiros deixaram fazendas e os Países Baixos todos os anos. No início deste século, o número de emigrantes caiu para cerca de 30 por ano.
Devido aos requisitos das leis de fosfato que entraram em vigor em 2015, esse número subiu recentemente para cerca de 75 por ano. Espera-se que o número de jovens emigrantes aumente significativamente novamente devido às restrições ao uso de nitratos planejadas na agricultura.
A Holanda é um país pequeno, sem os melhores solos e condições climáticas. Apesar disso, nos últimos 50 anos, conseguiu alcançar o 2º lugar no mundo (depois dos EUA) em termos de volume de produtos agrícolas exportados.
A Interfarms ajuda dezenas de agricultores a ir para o exterior e observa um aumento significativo no interesse por isso. Os países mais populares são a Alemanha e a Dinamarca, mas o interesse no Canadá está crescendo mais rapidamente.
Um aumento significativo nos custos impediu que alguns agricultores continuassem suas atividades na Holanda. Eles sentiram que estavam em desvantagem porque estavam investindo em edifícios modernos de gado que atendem a todos os requisitos de proteção do meio ambiente e do bem-estar animal.
Atualmente, existe um problema com o nitrito, e isso leva à necessidade de investir novos fundos, o que complica ainda mais os negócios dos agricultores.
Segundo dados recentes, havia 55.700 fazendas na Holanda que cultivavam quase 1,8 milhão de hectares. Nos últimos 10 anos, o número de fazendas diminuiu cerca de um terço, como na Alemanha.
- O Reino Unido vai adoçar os agricultores do Brexit com £ 3 bilhões.
- Agricultores franceses paralisaram o tráfego em Paris.
- Os agricultores de Fukushima tratam o caqui local ao papa.
- Os agricultores alemães vão à falência devido a um verão anormalmente quente.
- O governo queniano dá mudas grátis aos agricultores.