Um mercado aberto de terra deve garantir oportunidades iguais para ambas as explorações e pequenos e médios agricultores. Isto foi anunciado pelo chefe da "Agro-Food Rada" Ivan Slobodyanik durante a quarta etapa do conselho da terra.
“Na sua forma atual, existem enormes riscos, os agricultores médios serão perdidos nesse processo, porque essas condições que lhes são oferecidas não são muito boas. Atrasos para estrangeiros por 4 anos são muito poucos.
O mercado não é apenas a capacidade de vender, é a capacidade de comprar, em primeiro lugar. Um mercado aberto é uma oportunidade inicial igual. Hoje eles não estão lá ”, enfatizou Ivan Slobodyanik.
Ele também acrescentou que agora todas as discussões se concentram em estrangeiros, no entanto, o investimento estrangeiro não é lucrativo nem para explorações agrícolas nem para agricultores.
“Mas nem as propriedades nem os agricultores médios se beneficiam com a entrada de novos atores. Como não existem airbags, os programas de apoio do governo são reduzidos.
Colheita realmente este ano não. Existem muitos agricultores de médio porte que precisam de apoio hoje. Quanto maior a classe média, melhor para a economia do país ”, resumiu Ivan Slobodyanik.
Na sua opinião, serão os pequenos agricultores que serão destruídos, pois muitos deles estão apenas começando a trabalhar e precisam de apoio. Sem uma ferramenta de financiamento, existe o risco de os agricultores de médio porte desaparecerem.