Uma equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica de Cartagena (UPCT) desenvolveu um recipiente ativo que pode prolongar a vida útil dos vegetais contidos nele em mais de 40%, reduzindo significativamente a porcentagem de frutas podres.
Esta nova solução de embalagem, comercializada pela marca Newfresh da Murco para a produção de papelão ondulado SAECO, utiliza óleos essenciais encapsulados com ciclodextrina, um polissacarídeo natural para atrasar o desenvolvimento de microrganismos com qualidade de produto, como mofo e bactérias, disseram fontes da UPCT em comunicado.
Testes conduzidos durante a dissertação, liderados pelos professores Antonio Lopez Gomez, Maria Ros Cumillas e Sonya Soto Jover, modelaram a embalagem agroindustrial e o transporte de tomates e pimentos para concluir que a embalagem ativa da Newfresh reduz significativamente a presença de frutas podres.
O contêiner, já patenteado, foi projetado para apoiar as exportações, o que permite expandir o mercado de frutas e legumes para países que ainda não podiam enviar mercadorias com garantias de seu armazenamento ideal.
Existem tipos de pimenta tão ardentes que um toque deles pode causar queimaduras químicas.
Grandes empresas do setor agroalimentar, como Agroponiente e Fruca, já testaram com sucesso essas caixas de papelão ativas e vendem seus produtos nelas.
O uso de óleos essenciais encapsulados faz dos recipientes de papelão ativos uma alternativa reciclável, sustentável e viável aos recipientes de plástico.
O Grupo de Pesquisa em Engenharia Fria e Segurança Alimentar da UPCT também realizou testes para testar a eficácia dessas embalagens ativas em outros alimentos, como laranjas, tangerinas, limões, nectarinas, morangos, brócolis, alface americana, pepino e uvas.
- A Holanda introduziu a primeira variedade de tomate sem sementes na linha Rijk Zwaan e, no ano passado, a variedade Santiana RZ foi testada em pequena escala, e acabou sendo uma boa cultura e fácil de trabalhar.
- Relatamos anteriormente que a Universidade Wageningen & Research está experimentando feijão verde no solo simulado de Marte e no campo lunar, e os cientistas também descobriram que as plantas podem ser cultivadas em Marte e na Lua e colhidas a primeira colheita de feijão.
- Na região de Cherkasy, não foi permitido vender 22 toneladas de tomate turco infectado com um organismo de quarentena no mercado ucraniano.
- O produtor da NI, um produtor irlandês e uma empresa agroalimentar, abriu sua própria loja on-line vendendo legumes pré-cozidos.
- Os produtores mexicanos de tomate apresentaram ao Departamento de Comércio dos EUA novas propostas para regular o comércio de seus produtos, a fim de pôr fim à disputa que levou a tarifas mais baixas nas exportações mexicanas de tomate para os Estados Unidos.