Ambientalistas e agricultores adotam a tecnologia australiana. O cogumelo mais caro do mundo pode se enraizar na Ucrânia.
Em geral, a trufa cresce nos Cárpatos, bem como nas regiões de Vinnitsa e Kiev. Os ambientalistas de Lviv querem ajudar os agricultores a renovar a tradição do cultivo de trufas. Cerca de 50 fazendas já estão participando do experimento.
Como costuma acontecer nos dias de trabalho dos cientistas, a ideia surgiu por acaso.
Os ecologistas não planejavam cultivar trufas, mas realizaram experimentos com micorrizas. Micorriza literalmente do grego - "raiz do fungo". Esta é uma simbiose do micélio com as raízes das plantas superiores. Neste caso, com as raízes das árvores. Mas para algumas árvores, essa simbiose com cogumelos é benéfica, enquanto para outras é prejudicial. Micorriza é plantada nas raízes de árvores de jardim, arbustos de bagas, como framboesas ou mirtilos.Os ecologistas estudaram como a micorriza afeta a saúde da avelã. Como se viu, está perfeitamente bem - a avelã o mais rápido possível pescou rapidamente por um metro inteiro. Os ambientalistas usaram micélio oleoso e notaram que as árvores plantadas com micorriza cultivavam cogumelos. Mas e se as trufas estiverem envolvidas no experimento, os ambientalistas pensaram?
Confira
Os resultados do experimento serão conhecidos em 3 anos. São esperados 40 kg de trufas por hectare. Isso é um pouco, mas é bom começar. Ambientalistas criaram micorriza baseada no micélio de trufas brancas e pretas. Eles realmente esperam o rendimento do branco, porque é mais caro. Um quilo de trufa preta custa 1.200 a 1.500 euros (preços no mercado negro) e branco a partir de 4.000 euros. Todo esse tempo, os agricultores terão que monitorar a segurança das trufas - não desenterrar o chão e não usar fertilizantes químicos. Esta é uma tecnologia australiana de cultivo de trufas, graças à qual os cogumelos foram mutilados mesmo na Tanzânia quente. Portanto, o experimento dos ecologistas ucranianos tem todas as chances de sucesso.