O grupo irlandês de cultivo de grãos pediu aos grupos de lobby agrícola e do lobby que expliquem por que os embarques de grãos estão sendo importados, enquanto as fazendas de lavouras irlandesas têm seus próprios estoques.
Um representante do grupo disse que o grão irlandês permanece nos celeiros, enquanto as importações chegam em quantidades recordes.
“Por que eles permitem que caminhões de grãos e ração cheguem à Irlanda, enquanto grãos irlandeses, não utilizados por comerciantes e moleiros, estão em galpões. É completamente inaceitável para o Ministério da Agricultura apoiar tais ações, especialmente quando os preços dos grãos caíram cerca de 25% nos últimos seis meses ”, afirmou.Na Irlanda, alguns agricultores que têm grãos à venda encontram-se em uma situação em que praticamente pedem que comerciantes e moleiros participem de seus grãos, a fim de facilitar sua situação financeira com pagamentos em dinheiro a bancos e credores. Como resultado, eles se encontram em uma má posição de negociação.O grupo pede ao Ministro Creed e ao Ministério da Agricultura e Alimentação que garantam que o grão irlandês seja priorizado no futuro.
"Esta é uma situação diabólica em que nos encontramos, se depois de três crises alimentares por dois anos, moleiros e comerciantes preferem grãos importados a grãos irlandeses", dizem os agricultores.