Nos próximos 3-5 anos, o mercado interno ucraniano de produtos orgânicos espera um crescimento lento devido a um aumento no consumo interno, uma expansão do sortimento e um aumento na participação de produtos processados.
Isto é afirmado no estudo apresentado do mercado de frutas e vegetais orgânicos com a participação da organização de certificação Organic Standard, o projeto educacional e de consultoria Organic Business School e o projeto ucraniano para o desenvolvimento comercial de horticultura (UHBDP).
Os autores do estudo prestam atenção às comunicações sistêmicas de marketing com os consumidores no mercado doméstico e trabalham para melhorar a cultura do consumo. O crescimento do mercado orgânico está diretamente relacionado à taxa de crescimento da economia ucraniana.
Também está previsto crescimento nas exportações de produtos orgânicos, aumento nos países fornecedores, ativação de comerciantes estrangeiros e empresas compradoras.
"Mas existem fatores que complicam a situação: concorrência feroz e intensa, condições desiguais de produtores ucranianos e locais na UE, baixa confiança nos produtores ucranianos por causa de escândalos passados e, em geral, por causa da desconfiança da Ucrânia na Europa", observam os pesquisadores.