Os preços da carne de porco em todo o mundo subirão à medida que o surto do vírus mortal varre a China e os países vizinhos, causando a necessidade de abater milhões de animais.
Segundo a Comissão Européia, o preço médio da carne suína na União Européia aumentou cerca de 20% em comparação com o mesmo preço do ano passado.
Os preços ao consumidor de bacon, salsichas e outros produtos suínos no Reino Unido ainda não começaram a subir, mas é esperado que aumentem à medida que a crise cresce e a temporada de churrascos no verão aumenta a demanda.Os produtores britânicos de carne suína dizem que os estoques até 29 de março, dia em que a Grã-Bretanha deveria deixar a União Européia, também ajudaram a manter os preços estáveis no país.
Zoe Davies, diretora executiva da Associação Nacional de Porcos, disse que o aumento de preços na Europa foi impulsionado pela demanda da China, que, antes do surto da peste suína africana, abrigava metade da população suína do mundo.
“As exportações da UE para a China aumentaram bastante. Até agora, a China perdeu cerca de 20% de seu rebanho reprodutor ”, disse ela.Richard Brown, diretor de analista da Gira, disse que a peste suína africana terá tanto impacto na indústria mundial de carne quanto a Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE).