O Centro de Inovação Skolkovo lançou um novo projeto - Bee House, projetado especificamente para rastrear a localização e condição das abelhas.
Esta startup, garantem os desenvolvedores, não apenas aumenta significativamente o nível de apiários industriais, mas também será útil para os apicultores que não podem estar presentes em suas próprias terras o tempo todo.
As startups tomaram como base o método de rastreamento digital de abelhas através da chamada visão computacional. O espaço a partir do qual as abelhas deixam a colméia está sob vigilância vigilante por vídeo. Imagens on-line entram em um controlador especial. Juntamente com o sinal de vídeo, também são recebidas informações dos outros sensores - temperatura, luz, nível de dióxido de carbono etc. O roteador Wi-Fi transfere informações para a plataforma em nuvem.
Confira
Um algoritmo especial permite que a “Casa das Abelhas” não apenas monitore as abelhas, mas também analise seu comportamento e, em seguida, preveja ações adicionais dos insetos.
“Trabalhando no projeto, experimentando e observando as abelhas, chegamos à conclusão de que não apenas podemos prever, mas também impedir o desenvolvimento de uma síndrome especial em insetos - o chamado Transtorno do Colapso das Colônias”, afirmam pesquisadores de Skolkovo. "Sob a influência dessa síndrome, as abelhas destroem suas famílias: elas se separam e não voltam mais ao ninho da família."