Segundo estimativas preliminares do Departamento de Agricultura de Nebraska, os danos causados por uma inundação sem precedentes podem chegar a "centenas de milhões de dólares".
Craig Head, chefe de um escritório agrícola de Nebraska, disse anteriormente que os danos causados pelo ciclone poderiam exceder US $ 400 milhões em perdas de gado e outros US $ 440 milhões para produtores. Esses números não incluem danos materiais, incluindo estradas, pontes, galpões e cercas.
Em Iowa, a destruição é igualmente chocante. De acordo com o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Purdue, o governador de Iowa, Kim Reynolds, disse que está procurando uma oportunidade de fornecer rapidamente assistência federal.De acordo com o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Purdue, os atuais programas de proteção social não serão suficientes para cobrir danos catastróficos. O ministro disse que a melhor solução seria adotar a Lei de Socorro em Desastres, atualmente em consideração nas Colinas do Capitólio."Esperamos que, no futuro próximo, um projeto de lei adicional sobre desastres naturais seja aprovado no Congresso e que essas despesas possam ser incluídas nele", disse Purdue. Espera-se que na próxima semana o Senado vote no projeto de lei S 572 sobre custos de assistência de emergência. US $ 13,6 bilhões para ajudar os estados a se recuperarem de tempestades devastadoras e incêndios florestais em 2018, diz Jim Wizmeier, da Pro Farmer. Uma oferta do RH 268 em fazer US $ 14,2 bilhões adicionais já foi transferida para lá.