Cinco agricultores escoceses, com a ajuda e participação da fábrica de ração comercial Norvite, lançaram um projeto para cultivar a primeira violação viável de oleaginosas orgânicas da Grã-Bretanha para a cadeia de ração animal.
O projeto é financiado pela Scottish Agricultural Support Association (RISS), criada para atender às necessidades de proteína orgânica cultivada localmente para porcos e aves.
"No momento, estamos comprando alimentos orgânicos, mesmo da China, mas se conseguirmos suprimentos locais, será uma grande oportunidade para nós e para os agricultores", disse David McClelland, diretor técnico da Norvite.
Murray Cooper, da fazenda orgânica mista de Mains of Thornton, perto de Inveruri, disse que cultivar estupro de oleaginosas é "notoriamente difícil".
“Não conheço ninguém no Reino Unido que cultiva colza orgânica em escala industrial. Mas cultivá-lo sozinho nos daria controle, reduziria nossa dependência de soja importada - às vezes de origem duvidosa - e reduziria nossa pegada de combustível. E já temos um processador em Norvite ”, acrescentou Murray Cooper.Juntamente com outros agricultores do nordeste da Escócia, Cooper plantará colza em um campo experimental em setembro. "Vou plantá-lo com feijão da primavera e cevada de inverno - é assim que vou conseguir a colheita", o agricultor está convencido.