A Royal Bird Protection Society (RSPB) e vários outros grupos ambientais abandonaram o fórum de pesticidas do governo do Reino Unido, dizendo que os esforços voluntários para reduzir os produtos químicos na agricultura estão falhando.
A Fundação e Organização de Caridade Wilderness and Countryside e a Rede de Controle de Pesticidas (PAN) do Reino Unido enviaram uma declaração formal ao Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Agricultura do Reino Unido (Defra) sobre sua renúncia formal ao Fórum de Pesticidas e à Iniciativa Voluntária (VI) .
Esses dois grupos foram criados pelo governo na década de 1990 para reduzir os danos ambientais causados por pesticidas. O RSPB disse que, desde a década de 1990 até o presente, o uso de pesticidas aumentou de 45 milhões de ha para 70 milhões de ha hoje.Grupos ambientais argumentam que, de acordo com dados recentes sobre o impacto ambiental dos pesticidas, eles não podem mais "aguardar", alegando que duas iniciativas do governo "fortalecem a posição dos interesses do grupo".
O RSPB e os grupos verdes pediram a substituição das autoridades voluntárias de vigilância de pesticidas por medidas obrigatórias que desencorajam ativamente os pesticidas e apóiam os agricultores que usam alternativas não químicas.