A longa floração da hortênsia macrophylla (hydrangea macrophylla) e a beleza requintada de suas enormes bolas de flores atraem a atenção dos cultivadores de flores. Entre as muitas variedades, a luxuosa variedade de cores rosa delicadas da seleção de 2015 de You & Me Love (You & Me Love), ganhou uma medalha de ouro dos britânicos no National Plant Show, ganhou um amor especial. Leia sobre como plantar e cultivar esta flor.
Descrição da planta
Série de variedades de folhas grandes You & amp; Me é uma série de espécies terry: Forever (Forever), Rowance (Romance), Tughezer (Together), Symphony (Symphony), Iternity (Eternity), Express (Expression) e Love (Love). Este último se distingue pelos tons creme claros no início da floração, cujo brilho aumenta à medida que se desenrola, criando o efeito de inflorescências de duas cores.
Características desta classe de reparação:
- a resistência ao gelo até –29 ° С aumenta significativamente a área de uso das hortênsias de jardim, que antes de sua aparência não tinham essa qualidade;
- a bucha esférica compacta em altura e largura não excede 1 m; em condições muito frias, há uma desaceleração do crescimento pela metade;
- brotos fortes, firmes e retos podem suportar até 20 inflorescências pesadas, mesmo em tempo chuvoso. Em julho do ano passado, novos ramos verdes e lignificados florescem;
- folhas grandes e densamente arranjadas (10 a 20 cm) de uma cor verde escura saturada ficam vermelhas e se desfazem no final de outubro, quando o período de descanso começa;
- pequenas flores duplas (3-5 cm), que se assemelham aos lírios dos rios, são colhidas em inflorescências de corimbose densamente compactadas com até 25 cm de diâmetro;
- floração prolongada com presença de um leve aroma delicado até a geada;
- o grau de cor rosa das flores varia de claro a saturado, a variedade é capaz de mudar a paleta de creme de rosa pálido para azul-púrpura em solo com acidez diferente;
- tolera o crescimento em recipientes ou banheiras;
- a variedade requer abrigo para preservar os botões das flores em áreas frias e mais cuidado do que as variedades de árvores e panículas.
Você sabe Na linguagem das flores, a hortênsia simboliza sinceridade, pureza e modéstia, mas na era vitoriana, a flor apresentada expressava frieza e indiferença.
Uso em paisagismo
Combinações de tons de Yu & Mi Love decoram facilmente qualquer território - de um extenso parque a um gramado com um metro de comprimento. A variedade de cores e a bela forma do arbusto o tornam auto-suficiente para o plantio individual como decoração de um pequeno jardim de flores ao lado do banco, preenchendo os vazios entre os troncos das árvores altas.
As grandes inflorescências a céu aberto da planta formada permitem diluir adequadamente os verdes e definir acentos sazonais no jardim, suavizarão a transição do tumulto das cores do verão para os suaves tons de outono de ásteres e crisântemos. A planta fica ótima em um grupo de plantio no jardim: as flores da hortênsia substituem a floração dos lilases, chubushnik e spirea, sem deixar zonas desbotadas no período de entressafra.
A variabilidade do uso de um arbusto exuberante é grande:
- O plantio desses arbustos permite ocultar os cantos dos edifícios. O plantio é adequado como uma cobertura ao longo do perímetro interno do local ou ao longo da rua. Diversifica sua alternância com rosas e espinheiro.
- A moda determina a reconstrução do estilo da propriedade russa e, se os becos sombreados com tílias ocupam muito espaço, a hortênsia de folhas grandes plantada em ambos os lados do caminho do jardim chega em socorro em uma pequena área.
- A resistência das inflorescências em tons pastel não estraga o estilo estrito inglês de um canteiro monocromático. É preciso plantar um arbusto sozinho no centro ou a uma distância igual, organizando as cores das plantas anuais ou perenes restantes em uma escala de cores. Por exemplo, para criar um jardim tradicional britânico, plante diferentes tipos de gerânio rosa e branco, rudbeckia com pétalas rosa, grama decorativa, completando a composição com um grande arbusto de hortênsias. Echinacea, flox, fisiostegia e anêmonas não podem ser distinguidos dos parceiros de flores brancas. As tradições inglesas da paisagem fortalecerão a presença de gramados, sebes e fachadas cobertas de hera da casa.
- O densamente plantado Yu & Mi Love, mesmo quando em crescimento, combinará efetivamente com a tela natural de cotoneaster, buxo e zimbro. Dos arbustos que podem enfatizar a beleza natural da hortênsia, plante ciprestes, galhos de cães, Weigela, urze, bérberis e mahonia.
- Rododendro, peônias, dálias, lírios, rosas baixas, ásteres perenes ajudarão a diluir o rigor do plantio e revitalizar os cantos escuros.
- Em primeiro plano, apedreja, Volzhanka, Buzulnik, açafrão, Rogers. A proximidade do acônito aumenta o azul natural da hortênsia.
- A hortênsia adora água, portanto, não descarte a possibilidade de plantá-la perto de um reservatório. Plantas hidrófilas como erva-cidreira, hortelã, hera, samambaias, espécies variadas de hosta, astilbe, incenso e pervinca suavizam um pouco de peso, decoram o arbusto antes e depois da floração, mudando a ênfase para a variedade de lâminas das espécies.
- Esta espécie não é adequada para jardinagem vertical de mandris e copas; as hortênsias com variedades de peciolato e árvores trepadoras podem lidar com ela, no entanto, um anel horizontal de espécimes de folhas largas ao redor do caramanchão enfatizará o clima romântico deste local.
- A variedade é apropriada no local ao criar um minimalismo elegante: parece ótima como uma tênia lacônica, embora volumosa, no centro de um gramado bem cuidado com grama aparada, absinto ou cereais, por exemplo, fallis, miscanthus, milheto, honekloloe.
- O plantio conjunto de hortênsia e thuja permitirá criar composições tridimensionais maciças com o conhecimento básico de cortes de cabelo e modelagem.
- Pinheiros anões e coníferas semelhantes criam harmonia da vertical visível na composição floral e, ao mesmo tempo, mantêm um nível de acidez confortável para a planta.
- Um arbusto de hortênsia trará aconchego pensativo à negligência variada do jardim em um estilo rústico simples, com um tapete de flores brilhantes de narcisos, prímulas, heléboro, daylilies, íris. A hortênsia não causará uma sensação de excesso em muitos canteiros, se você colocar a planta nos itens domésticos da área rural: baldes, uma lata grande, um regador ou um carrinho de flores. Banco com uma mesa, um poço, um mirante de uma árvore próxima ajudará a complementar a composição. O cultivo de contêineres dessa variedade é uma excelente alternativa à necessidade de cobrir os arbustos para o inverno com várias camadas de isolamento. Dessa forma, é conveniente transferi-lo para armazenamento em um local fresco e bem iluminado até quente e, quando ocorrer, instale-o no cruzamento de caminhos, na varanda, nos degraus da varanda ou na área de lazer. O cascalho que enche um pedaço de terra em torno de vários vasos com hortênsias aumentará o efeito do jardim mediterrâneo.
Importante! Tons quentes de amarelo, vermelho e laranja causam uma dissonância com tons frios de delicadas inflorescências de hortênsias rosa. Não os plante nas proximidades!
Aterragem
Uma etapa importante é o plantio de hortênsias de folhas grandes em campo aberto. A instalação da planta deve incluir a conveniência de abrigo de inverno e cuidados com a primavera e o verão. De grande importância para o desenvolvimento saudável da mata e seu inverno, é a escolha correta do local e da composição do solo.
Regras de desembarque
Vale a pena pensar em um local para o plantio antecipado, levando em consideração o conhecimento básico sobre as preferências das hortênsias e os fatores de influência em sua vegetação:
- Iluminação deve ser brilhante. A floração abundante da hortênsia exigirá uma quantidade suficiente de luz do sol com tanta intensidade que um sol prolongado não seca a planta. Um leve sombreamento não a machucará e, em uma sombra constante, o tempo de floração mudará, as flores serão esmagadas. Posicione a planta para que os raios diretos não caiam na parte inferior, enquanto a parte superior recebe banhos de sol completos por pelo menos 6 horas por dia. O sol da manhã com sombreamento natural ao meio-dia tem um efeito benéfico no esplendor das inflorescências.
- O bairro com árvores grandes não é recomendado, pois um tronco grande e raízes extensas absorverão rapidamente a umidade necessária para uma planta menor. Se a árvore não estiver muito próxima, sua sombra aberta da coroa fornecerá proteção adicional contra o sol. O ar é mostrado, mas sem o vento. Com a função de proteção contra correntes de ar, a proximidade da parede do edifício ou de uma cerca sólida suportará. Para o mesmo objetivo, é permitido um único pouso na entrada da casa, na direção sudeste ou sudoeste.
- Solo deve ser poupado de limão e desejável nível de acidez - aproxime-se do valor médio (pH 5,5–7). A hortênsia não tolera mal os solos argilosos - eles dificilmente passam pela água, provocando crescimento fraco e morte no calor. Para relaxar, reter a umidade e melhorar sua nutrição, misture quantidades iguais de grama e solo frondoso, adicione o máximo de húmus, turfa e areia. Para acidificação, adicione 1 parte das lindas agulhas; a umidade é recomendada com moderação, mas a hortênsia é necessária para fornecê-la constantemente. Para isso, uma boa drenagem é obrigatória no plantio, o que reterá a umidade por mais tempo. Para o mesmo objetivo, é aconselhável aplicar uma cobertura de arbusto imediatamente com serragem ou uma folha morta e controlar a umidade do solo.
Importante! Nem todas as plantas da vizinhança podem tolerar solos acidificados aceitáveis para hortênsia. Antes do pouso, leia atentamente as condições de cada um.
- Tempo de pouso essencial para o enraizamento bem-sucedido. No início da primavera, os brotos abertos podem congelar; portanto, não se deve esperar flores com esse plantio. Em tempos quentes, a vegetação do mato diminui, no outono não haverá tempo para criar raízes antes da geada. A melhor hora para aterrissar é meados de abril ou final de maio - terreno aberto aquecido e geada para trás. Qualquer dia calmo, não quente e nublado serve. É possível o plantio no outono para estacas semilignificadas. Em regiões quentes, é permitido plantá-las em setembro com pelo menos 5 pares de folhas, mas apenas em casa de vegetação. Um filme, uma jarra de vidro, uma garrafa de plástico cortada são adequados para sua criação - o enraizamento ocorre em 2,5 semanas.
- Seleção de mudas realizado no viveiro, o sistema radicular deve estar fechado. Um arbusto de 2 a 3 anos que se assenta firmemente em uma mistura úmida de turfa, areia e serragem cria raízes melhores. Ele terá que ser regado abundantemente até o momento do desembarque. Não embeba ou solte manualmente as raízes de um pedaço de terra e corte-as - o plantio das raízes deve passar despercebido.
- Distância entre os arbustos depende do tamanho da futura coroa de hortênsias. Ao plantar uma variedade de Yu e Mi Love, recue pelo menos 1 m de cada lado.
Instruções passo a passo
Para uma melhor sobrevivência do manípulo, é necessário cavar o solo com antecedência e levar os elementos que faltam para o local de plantio, a fim de afofar e fertilizar.
Você sabe Tradicionalmente, os budistas fazem “amacha” de chá ritual a partir de folhas de hortênsia, que, de acordo com as crenças populares, afetam magicamente uma pessoa, protegendo-a de espíritos malignos, cobras e picadas de insetos.
Para transferir com segurança as mudas para o terreno aberto, siga as instruções:
- Cavar um buraco de aterrissagem que exceda o volume do sistema radicular da planta em 0,25 cm, até 0,5 m de profundidade e largura. Se a muda for pequena, será suficiente 0,35 m de profundidade e largura.
- Cubra o fundo do poço com uma camada de argila expandida, seixos, cascalho, areia, tijolos quebrados ou cerâmica. Em solos argilosos pesados, aumente a drenagem.
- Adicione à parte do poço da mistura preparada do solo, onde colocar as raízes, espalhando-as com as mãos. Ao mesmo tempo, ajuste a altura do colo da raiz - ele deve permanecer no nível do solo.
- Se necessário, levante uma camada de solo fértil nas raízes. Depois de adormecer bem, adicione o solo compactado.
- Despeje a planta com água macia (assentada, rio ou chuva), despejando pelo menos 15 a 20 litros sob o arbusto.
- Se a terra não for fértil o suficiente, aplique fertilizantes minerais orgânicos e complexos imediatamente após a irrigação: adicione superfosfato (200 g), sulfato de potássio (30 g) e sulfato de amônio (30 g) para o plantio de 10 litros de água na primavera. Isso estimulará o aparecimento de botões de flores de cores saturadas na próxima temporada.
- Coloque uma camada de cobertura morta (7-8 cm) de agulhas, casca de pinheiro, serragem ou húmus e umedeça constantemente, evitando o excesso de secagem.
- Remova regularmente as ervas daninhas, 2-3 vezes por estação com cuidado, para não danificar o sistema radicular ainda fraco, afrouxe o solo para manter sua maciez e fornecer acesso de oxigênio às raízes.
Cuidado
Para obter um crescimento rápido e inflorescências densas e densas com flores grandes, forneça regularmente ao arbusto. Os principais procedimentos são proteger os rins das queimaduras sob luz solar direta e muito intensa, rega constante, cultivo, seguido de cobertura morta, poda, cobertura, abrigo de inverno.
Nas variedades de folhas grandes, que incluem Yu e Mi Love, os brotos são gramados e, portanto, flexíveis. Grandes inflorescências em arbustos jovens podem dobrar galhos na chuva e em ventos fortes. Brotos jovens precisarão de uma liga para o apoio.
Para evitar que galhos se espalhem pelo chão, use um suporte especial, que pode ser adquirido no centro de jardinagem. A hortênsia em um recipiente exigirá um transplante imediatamente após a floração. O restante da hortênsia é despretensioso e deve florescer no final de junho ou no início de julho com um mínimo de esforço.
Rega
Mesmo uma seca curta afetará negativamente o arbusto que ama a umidade: a folhagem fica amarela, cachos, murchas, caules perdem turgor, rachaduras aparecem no chão. Para evitar essas conseqüências, umedeça o chão com 1-2 baldes de água (até 20 l) uma vez por semana. Na estação chuvosa, regue a hortênsia não mais que duas vezes por mês para evitar o transbordamento.
A solução ideal seria a irrigação por gotejamento se a água for macia, sem impurezas de cal e cloro prejudiciais à flor.
Se for impossível usar o rio ou a chuva, deixe a torneira repousar por meio dia ao sol - a água aquecida pelo sol fará hortênsias em vantagem. Periodicamente, pode ser acidificada antes da rega com suco de limão (50 gotas por 10 l) ou ácido cítrico (1 colher de chá por 10 l).
Importante! Para aproximar a brotação e a floração por quase um mês, polvilhe hortênsia duas vezes em abril com uma solução de giberelinas (50 mg por 1 litro) com um intervalo semanal.
A reação do solo pode mudar a tonalidade das inflorescências na próxima temporada: se você regar uma solução de alumínio-potássio ou alumínio-amônio-potássio (35 g por 10 l) uma vez a cada 2 semanas, poderá obter uma cor azul e violeta estável.
Top vestir
Ao fertilizar durante o plantio, não use fertilizantes nos primeiros dois anos. Em seguida, orgânicos alternativos com complexos minerais. Complexos adequados para azáleas, urzes e rododendros. Fertilizante orgânico especializado comprovado Estilo ECO "Hortensia-AZ".
Na ausência de tempo, é possível dispensar uma única aplicação no solo a uma temperatura de + 6 ° C, imediatamente após a neve derreter, grânulos de uma mistura para hortênsia prolongada, por exemplo, Pokon, Agrekol, "Bool Verde", ASB-Greenworld. O consumo de alimentos nesse caso será gradual e o suprimento de minerais será suficiente para o mato por uma ou duas estações sem alimentação adicional.
Mas é melhor correlacionar o esquema de alimentação com as fases de crescimento e desenvolvimento da hortênsia, sem esquecer as regras gerais:
- A fertilização com nitrogênio favorece a formação e o crescimento de brotos jovens (20 g de uréia por mato). Aplique duas vezes da primavera ao meio do verão, suplementar uma vez por mês com uma solução de permanganato de potássio (0,2 g por 10 l) para fortalecer os tecidos das plantas e clarear as inflorescências rosa.Prepare uma infusão de nitrogênio de ervas para fertilizar por conta própria: a massa verde cortada é infundida em 10 litros de água por uma semana, após o que é criada duas vezes e os arbustos são eliminados.
- Em junho, o nitrogênio não é necessário; para brotações abundantes, será necessário fertilizar o mato com uma composição com predominância de potássio.
- Para prolongar a floração e marcar os botões de flores para a próxima temporada, adicione a última alimentação em agosto com um componente de fósforo (superfosfato) aos fertilizantes de potássio.
- Desde agosto, a alimentação é interrompida e a hortênsia é preparada para abrigo.
- É proibido alimentar com cinzas e cal.
- O excesso de matéria orgânica levará a danos nas raízes e o amarelecimento da folhagem.
- A cobertura morta com casca de pinheiro, lixo de coníferas e turfa ajuda a manter a acidez do solo.
- As raízes das mudas de origem holandesa não são adaptadas para a auto-coleta de nutrientes, alimentam-nas mais frequentemente no primeiro mês após o plantio, enquanto reduzem gradualmente a concentração de fertilizantes para uma transição suave para a manutenção normal.
- Os arbustos internos são alimentados assim que os botões são formados.
Importante! Um excesso de fertilizante mineral leva a uma deterioração da resistência do inverno das hortênsias, e a desvantagem — à falta de floração.
Aparar e modelar
As variedades de folhas grandes não têm até 3-4 anos de idade; mais tarde, é necessária uma poda insignificante de espessamento, brotos danificados e enfraquecidos na primavera e no outono. Hortênsia fina é afinada em abril; ramos doentes são melhor removidos no outono.
Nas filmagens do ano passado, botões de flores são formados, então eles tentam salvá-los. É indesejável remover guarda-chuvas desbotados no outono - no inverno, protegem os botões das flores do congelamento. Na primavera, inflorescências secas podem ser cortadas acima do botão mais alto. Com o procedimento de poda errado, o arbusto pode não florescer.
É útil seguir as seguintes regras:
- Não regue a planta por vários dias antes da poda.
- Corte brotos secos e doentes com tesouras afiadas e estéreis.
- Identifique os troncos principais, cujo número não deve exceder 8 peças.
- Extra, o mais velho, junto com o pequeno e o fino, retira, deixando 5 galhos em cada um deles para manter uma forma esférica.
- O velho arbusto para rejuvenescimento é cortado "no tronco", enquanto a floração no próximo verão não vale a pena esperar.
- É necessário polvilhar as fatias com açafrão em pó, canela, carvão ativado triturado ou tratar com verde brilhante.
- Você pode regar a hortênsia um dia após a poda, quando as fatias secarem um pouco.
Importante! Se as pontas dos rebentos das inflorescências cortadas forem divididas e queimadas, enquanto as folhas são completamente removidas, o buquê de hortênsias permanece fresco por mais tempo.
Preparações de inverno
As espécies de folhas grandes estão sujeitas a congelamento em invernos severos. Grau Yu e Mi Love mostram boa vitalidade, mas, para a rápida restauração da decoratividade, isso deve ser coberto.
Para fazer isso, execute as seguintes ações:
- Em clima seco, em agosto ou setembro, regue a planta abundantemente - dessa forma, ela tolerará facilmente geadas.
- Para evitar cáries e assaduras em setembro, pulverize o arbusto com uma mistura de Bordeaux.
- Nas primeiras geadas de outubro, os troncos devem ser batidos a uma altura de 30 cm.
- Em novembro, os galhos devem ser dobrados, presos perto do chão e cobrir o arbusto com folhas caídas.
- Cubra a planta de cima com uma caixa, fibra de fibra ou filme, prendendo-a com arcos para que uma almofada de ar permaneça. Cuidado para não tocar nos rins.
- Além disso, você pode polvilhar húmus ou turfa, adequados para ramos de abeto.
- No caso de fortes nevascas, adicione um abrigo de neve à estrutura, cada centímetro protegerá a estrutura de 1 grau de geada. Assim, você fortalecerá a barreira do frio.
- No final do inverno, remova a cobertura da planta em tempo hábil, começando pela ventilação. À medida que a neve derrete e aquece, gradualmente, camada por camada, livre de hortênsias do isolamento e do abismo.
Se a hortênsia for cultivada em ambientes fechados, na segunda quinzena de setembro, reorganize a panela em um local fresco e escuro ou no peitoril da janela sem aquecimento. A temperatura do ar não deve cair abaixo de + 6 ° C, uma planta mais alta tolera bem.
Regue raramente, 2 a 3 vezes por mês para evitar a secagem de um pedaço de terra. Nos dias ensolarados de janeiro ou fevereiro, as primeiras folhas aparecerão - um sinal de que a rega deve ser aumentada.
Reprodução
Os criadores preferem o método de reprodução das sementes, mas, como as sementes não amadurecem no curto verão da faixa do meio, os amantes precisam escolher entre métodos vegetativos - estacas, divisão do mato, propagação por camadas.
A primavera que divide o arbusto em 2-3 partes é usada se a hortênsia for perene, densa e grande. Este método é conveniente para o transplante planejado.
Para fazer isso, você deve:
- Prepare um local com antecedência para outro arbusto;
- regar a planta abundantemente e permitir que ela absorva a umidade;
- cavar um arbusto com um forcado, retirando-se dos troncos em 15 cm;
- incline hortênsia e com uma pá afiada separar a parte com 2-3 rins de renovação;
- higienize a seção cortada com verde brilhante, carvão ativado, canela;
- aterre a parte separada em um poço preparado.
Se você concordar em tolerar até a próxima temporada, tente propagar a hortênsia usando o método de estratificação horizontal no início da primavera, antes dos botões serem abertos em março:
- os brotos do ano passado devem ser dobrados no chão;
- fixar o galho com um fio não rígido no orifício para que o rebento com os rins fique parcialmente no solo;
- preencha o entalhe, deixando cerca de 15 cm da parte apical do lado de fora;
- quando a sessão aumentar para 20 cm, cubra 1/3 do seu comprimento com terra;
- na próxima primavera, pode ser separado do licor mãe e colocado em um local permanente com sombreamento.
A novidade Yu & Mi Love mal conseguiu crescer até o tamanho necessário para a reprodução pelos métodos descritos. Portanto, uma opção adequada seria as estacas. Uma alta porcentagem de sobrevivência lhe proporciona popularidade. É fácil criar uma cerca viva a partir da parte apical dos brotos deste ano, com apenas um arbusto de 2 anos de idade.
Você sabe Durante escavações na América do Norte, os arqueólogos descobriram que as hortênsias existiam já em 40 mil anos atrás.
Para que essa criação seja bem-sucedida, e após duas semanas as raízes se formaram, é necessário:
- no início da primavera, escolha brotos já lignificados ou verdes durante o período de floração de julho, com pelo menos dois entrenós;
- corte-os para economizar alguns centímetros no crescimento do ano passado;
- retire todas as folhas inferiores e corte a metade superior;
- pulverize o fundo com estimulantes da formação das raízes ("Kornevin", "Heteroauxin");
- plantar a uma distância de 5 cm um do outro em um substrato úmido de 2 partes de turfa e 1 parte de areia do rio. O teor de umidade do substrato aumentará a camada superior do musgo esfagno;
- aprofundar as estacas em 2-3 cm em um leve ângulo;
- cubra com um filme ou uma jarra;
- mantenha a aterrissagem a uma temperatura de +15 ... + 20 ° C em uma sombra clara.
Doenças e Pragas
Em geral, a variedade Yu & Mi Love é resistente a muitas doenças e se recupera rapidamente mesmo após o congelamento.
Você sabe O caractere japonês da hortênsia se traduz literalmente como "uma flor que se parece com um sol púrpura".
Mas com imunidade enfraquecida e violações das regras de atendimento, ele enfrenta algumas dificuldades:
- com excesso de umidade e falta de acesso à luz solar, a hortênsia sofre de oídio - o tronco é afetado por manchas escuras, oleosas ao toque. O efeito será obtido pulverizando fungicidas (“Khom”, “Topázio”, “Fitosporina”) ou uma solução de cobre e sabão verde (15 l de água, 15 g de sulfato, 150 g de sabão);
- um revestimento vermelho na folhagem indica quando ferrugem, nos primeiros sinais, borrife os verdes com sulfato de cobre;
- caoticamente crescendo manchas escuras de tons marrons e flores esbranquiçadas significam derrota Septoria ou podridão branca. Você pode lidar com isso reduzindo a irrigação, o tratamento com sulfato de cobre, Fitosporina ou outros fungicidas;
- podridão da raiz causada por baias de plantas e solo pouco drenadas, uma solução de permanganato de potássio introduzida no solo ajudará;
- por causa da secura do ar, as extremidades das folhas secam, o calor intenso (+ 30 ° C e acima) fará com que a planta deixe cair as folhas, e a ausência de uma sombra clara levará ao aparecimento de pontos de luz, secando as raízes e murchando as flores;
- solos alcalinos com indicadores acima de 8 pH levam a clorose. Você pode lidar com isso acidificando o solo com uma solução de nitrato de potássio (4 g por 1 litro); após 3 dias, despeje uma solução de sulfato de ferro na mesma concentração;
- de pragas por hortênsia é terrível ácaro. Aparece em clima seco e trança a parte de trás da chapa, que logo seca e cai. Pulverize com acaricidas, como o Actellic;
- hortênsias são propensas a invasão tripes com efeito de estufa, pulgões, percevejosatacado bronzes dourados e veado peludocomer brotos. Um único uso de qualquer inseticida disponível lidará com eles - use “Iskra”, “Taran”, “Comandante”, “Relâmpago”;
- caracóis muitas vezes danificam folhas e brotos. Para combatê-los, coletar e destruir sua alvenaria, use os preparativos das amêijoas Meta, Trovoada;
- no inverno, os brotos são surpreendidos camundongos. Armadilhas e a colocação de venenos especiais os ajudarão.
Não é difícil conseguir a floração: siga todas as recomendações para cuidar desta planta. Então Hydrangea Yu & Mi Love dará magia vitoriana ao seu jardim, transformando-o em um paraíso.