A alergia alimentar é uma reação inadequada do corpo a certas substâncias presentes em certos alimentos. Na maioria das vezes, ocorre ao comer frutas frescas, um dos tipos mais úteis dos quais é amoreira ou amoreira. Mais detalhes sobre se os frutos desta árvore são capazes de provocar uma poderosa reação patológica, bem como sobre as principais causas, sintomas e métodos de tratamento da alergia à baga, estão mais adiante neste artigo.
Amoreira pode causar alergias
As bagas de amoreira podem causar alergias alimentares graves, especialmente se o corpo humano for caracterizado por hipersensibilidade ou tiver uma tendência a reações alérgicas a frutas e bagas frescas.
Importante! Recomenda-se que a amoreira seja consumida separadamente de outros alimentos e pratos - o melhor de tudo, 1 hora depois de comer.
Para minimizar o dano de comer essas frutas, você precisa seguir estas recomendações:
- É melhor começar a usar o produto com uma pequena porção, observando a reação do corpo;
- não é recomendável comer amoreira com o estômago vazio para evitar distúrbios digestivos;
- as crianças podem receber amoreira somente após atingirem os 2 anos de idade - a primeira porção da fruta não deve exceder 1 colher de chá. Depois, não é permitido consumir mais de 10 peças por vez;
- o consumo diário de amoreira para um adulto é de 500 a 800 g por dia e para uma criança - cerca de 150 g por dia;
- as mulheres grávidas podem comer até 300 g de produto diariamente;
- se aparecerem sintomas negativos (erupção cutânea, comichão, dor abdominal), pare de comer frutas imediatamente e consulte um médico.
Por que uma alergia a bagas
A alergia à amoreira é mais frequentemente observada em crianças pequenas e idosos. Geralmente ocorre porque uma pessoa não cumpre a medida e consome um número excessivo de frutas ou tem uma tendência maior a desenvolver uma reação alérgica. Mais detalhadamente sobre as principais causas e sintomas, bem como sobre os métodos de tratamento desta patologia - além disso.
Causas de alergia à baga
As alergias alimentares às bagas podem ocorrer por várias razões; portanto, antes de comer amoras, é necessário analisar todas as possíveis consequências, além de não exceder a norma estabelecida para o produto.
Você sabe Você pode pegar uma alergia durante uma transfusão de sangue - este líquido contém anticorpos que causam a reação do corpo a um produto alergênico.
Na maioria das vezes, as causas de uma reação alérgica à amoreira são:
- hipersensibilidade à composição química dos frutos;
- falta de enzimas alimentares necessárias para a decomposição e digestão normal de frutas no estômago;
- permeabilidade aumentada da membrana mucosa do sistema digestivo - freqüentemente encontrada em crianças pequenas e leva a uma reação alérgica a novos alimentos;
- doenças crônicas do estômago ou intestinos - como resultado disso, ocorre um mau funcionamento no decorrer da digestão;
- doenças do sistema endócrino - em caso de desequilíbrio hormonal, o processo de assimilação de bagas e frutos frescos é impedido;
- excesso de produto - o corpo não pode absorvê-lo e responde com uma poderosa reação patológica;
- predisposição hereditária.
Como a alergia se manifesta
A alergia à amoreira geralmente se manifesta poucas horas após a ingestão da fruta, mas em alguns casos, a reação ocorre apenas após 1-2 dias.
Os principais sintomas de uma alergia alimentar a bagas são:
- sensação de queimação na superfície da membrana mucosa da cavidade oral;
- cólicas ou costuras repentinas no abdômen;
- ataques severos de espirros;
- dor de garganta;
- pequena erupção cutânea vermelha na superfície da pele;
- insuficiência respiratória;
- tonturas e náuseas;
- lacrimação grave, inflamação da membrana mucosa dos olhos;
- indigestão, peso no estômago;
- diminuição da frequência cardíaca e fraqueza grave.
Importante! Se os principais sinais de alergia à amoreira são ignorados, uma pessoa pode desenvolver choque anafilático e até edema de Quincke, levando a asfixia e morte.
Tratamento de alergia Berry
Para confirmar o diagnóstico e prescrever um tratamento eficaz, o médico realiza um teste especial, baseado no método Pirke. Nesse caso, é preparada uma solução de bagas de amoreira e, em seguida, a mistura é aplicada a uma pequena área da pele do paciente. Se houver vermelhidão ou coceira nesta área após algum tempo, considera-se que o diagnóstico é confirmado.Teste alérgico na mão.
O tratamento adicional é realizado apenas conforme prescrito pelo médico e inclui essas medidas:
- imediatamente para de comer amoras;
- ao paciente é prescrito um curso de anti-histamínicos (Claritin, Cetrin, Loratadin), projetado para reduzir os sintomas;
- para restaurar o equilíbrio de água e sal no corpo, use "Regidron";
- a dieta humana inclui alimentos que ajudam a normalizar a microflora intestinal (kefir, bio-iogurte);
- para reduzir o prurido da superfície da pele, aplique pomadas terapêuticas - "Fenistil", "Protopic";
- para reduzir rapidamente sintomas negativos graves, é prescrito ao paciente um curso de injeções (por exemplo, "Diprospan", "Prednisolona", "Difenidramina").
Além dos medicamentos, os remédios populares são frequentemente usados para tratar alergias de amoreira. Para reduzir os sintomas de alergias, prepare uma bebida curativa dos quadris. Para fazer isso, misture 1 colher de sopa. eu frutas picadas com 1 colher de sopa. veronica medicinal. Todos os ingredientes são vertidos em 400 ml de água a ferver e insistidos durante 5 horas. Você precisa tomar o medicamento 1/3 xícara, 3-4 vezes ao dia. Recomenda-se tomar uma bebida até que os sintomas de uma reação alérgica desapareçam completamente.
Você sabe De todos os produtos alimentícios, a reação alérgica mais perigosa pode causar amendoim - cerca de 15% dos casos de contato dessa porca com o corpo de uma pessoa alérgica são fatais.
Quando uma erupção cutânea alérgica com comichão aparece, uma compressa de resfriamento pode ser aplicada à pele para ajudar a reduzir o desconforto. Para prepará-lo, você precisa cortar cebolas e misturar o vegetal com pedaços de gelo. A massa resultante é aplicada nas áreas afetadas e deixada por 15 a 20 minutos. Depois disso, a compressa é removida e a pele é limpa com um pano limpo e úmido.Lidar eficazmente com os sintomas negativos das alergias ajudará a infusão de plantas medicinais. Para prepará-lo, é preciso levar 1 hora cada uma de rosa selvagem, uma série de folhas de dente de leão e urtiga, flores de camomila e raiz de alcaçuz. Todas as ervas são misturadas e derramadas 1 litro de água fervente e, em seguida, deixe a bebida fermentar por 2 horas. Você precisa usar o caldo 3 vezes ao dia até que os sintomas desapareçam completamente.
As bagas de amoreira têm uma composição vitamínica útil, mas são um alérgeno forte, portanto devem ser consumidas com moderação. As informações apresentadas no artigo ajudarão a estudar melhor as principais causas de alergia alimentar a frutos silvestres e possíveis contra-indicações para a ingestão de frutas, além de identificar os sintomas da patologia a tempo e iniciar o tratamento adequado.