No campo do design paisagístico, o estilo Art Nouveau ganhou grande popularidade devido ao seu laconicismo e elegante combinação de detalhes com plantas. Um jardim nesse estilo se distingue pela elegância e sofisticação em harmonia com a beleza natural da natureza. Neste artigo, você aprenderá sobre as regras para criar composições de jardins, distinguindo recursos que ajudam a enfatizar os recursos do Art Nouveau, bem como quais plantas são recomendadas para serem usadas no design do seu site.
Recursos e recursos para o estilo Art Nouveau
O estilo tem individualidade e singularidade. Ao criar um objeto de arte na modernidade, lembre-se de que seu objeto deve se transformar em um tipo de organismo vivo com uma decoração fantástica. Estes são ornamentos de plantas incomuns, mascarões maravilhosos, elementos da antiguidade e vários animais. Então estilo se manifesta no pensamento livre, na fuga da imaginação de um arquiteto ou artista, jardineiro.
Importante! As esculturas usadas para projetar o local devem suportar qualquer clima e temperaturas extremas. Recomenda-se dar preferência a materiais como aço, bronze ou pedra.
Cada atração pode diferir uma da outra por uma pequena unidade estilística, já que qualquer artista e arquiteto vê seu trabalho de maneira diferente.. Também pode haver pequenas diferenças de estilo. Pode ser uma variedade de cores, decoração escultural, geometria, assimetria, sofisticação, entrelaçamento de linhas, tortuosidade, suavidade.
Como abordar a criação de um jardim
Todo mundo que tem uma cabana de verão tem muita sorte. Porque há uma oportunidade de equipá-lo a seu critério. As pessoas mais próximas se reúnem em sua própria casa e nessa atmosfera. E se esse jardim for cultivado com amor, será muito mais interessante relaxar nele. A coisa mais importante é a abordagem correta.
Se você nunca lidou com jardinagem ou não está convencido de suas habilidades, é melhor recorrer a um paisagista, contando a ele todos os seus desejos.. Bem, se você tem confiança em si mesmo, antes de começar a trabalhar, interesse nas informações necessárias e nas últimas novidades em jardinagem.
Você sabe O estilo Art Nouveau surgiu nos séculos XIX-XX e substituiu o classicismo e o barroco, populares naquele período. Ele virou o vetor para a harmonia e a beleza natural da vida selvagem.
Antes de começar a criar um jardim, considere todos os seus detalhes.. Dê um passeio pelo local e escolha uma zona com menos vento, para que seja confortável não apenas para as plantas, mas também para as pessoas reunidas neste jardim. Se você deseja esverdear, selecione variedades de plantas que possam crescer na sua zona climática. Você pode escolher espécies resistentes ao gelo - assim, mesmo no inverno, haverá um pequeno oásis no seu site.
Além disso, para criar um jardim de exemplo, você pode escolher móveis bonitos que se encaixam no seu interior. Isso dará uma aparência mais chique e estética.
Layout
O layout deve ser o mais funcional possível.. Antes de plantar, projete com antecedência o layout do seu futuro jardim. As plantas devem ser confortáveis e aconchegantes. Portanto, mantenha distância: algumas espécies requerem uma grande área com uma determinada composição do solo ou podem simplesmente destruir o arbusto vizinho devido ao uso abundante de umidade, secando assim a flor, o arbusto ou a árvore.
Existem plantas que precisam de apoio. Nesse caso, você pode colocar um gazebo ou banco próximo, um suporte vertical na forma de uma treliça. A trepadeira complementará apenas a composição criada.
Alguns deles, dependendo da variedade, exigem um cenário especial, isso implica condições diferentes: luz solar direta ou sombra. Para fazer isso, você pode usar diferentes árvores: decorativa e de frutas. Assim, eles podem proteger a planta da evaporação da umidade e se encaixar sucintamente no design do jardim.
Recursos de formação de estilo
A formação do estilo Art Nouveau durou quase 100 anos, e em cada país seu significado é interpretado de maneira diferente. Durante esse longo período, o estilo já conseguiu adquirir vários nomes de cada um dos povos do mundo, determinar características adequadas, enfatizar com mais precisão suas características e ganhar popularidade entre os amantes da arte.
O padrão não é bem-vindo nesse estilo; os bons e velhos clássicos não são comuns aqui - simetria, antiguidade, ordens. Aqui use apenas vida e fora do padrão - isso é naturalidade e suavidade das formas. E o elemento mais importante é uma linha curva.
Regras de criação
Ao criar, considere os detalhes que combinarão a fachada da casa e a natureza circundante. Ao criar composições de plantas, escolha as cores e formas corretas que combinam harmoniosamente com a arquitetura circundante..
Se você tem uma certa imagem em mente, siga-a. Na maioria das vezes, ao planejar um jardim no estilo Art Nouveau, os designers aderem a uma composição centralizada. O centro pode ser uma casa, um mirante ou uma escultura incomum, da qual surgirão linhas suaves e curvas na forma de caminhos de pedra ou caminhos verdes.
Não esqueça que linhas retas e cantos não se encaixam nesse estilo. Composição suave como se o espaço de zoneamento. Os elementos já utilizados podem ser repetidos várias vezes, interpretados sob a forma de ornamentos na fachada da casa, padrões em móveis de jardim, traçados de caminhos ou repetir a estrutura de uma trepadeira no parapeito.
Vídeo: Projeto de paisagismo Art Nouveau
Casa
Art Nouveau não é um clássico bem conhecido, mas é considerado autêntico no paisagismo. Como a casa é uma figura central do projeto, ela deve ser enfatizada adequadamente. As figuras do jardim devem se afastar suavemente, enfatizando a beleza do edifício. Não sobrecarregue o estilo, criando um excesso de oferta e excesso.
Importante! O jardim não deve ter edifícios agrícolas e árvores de fruto de acordo com a modernidade. Nele, tudo é criado para o gozo e contemplação da beleza majestosa.
O que escolher plantas para plantar
Para projetar uma horta no estilo Art Nouveau, o número mínimo de plantas é frequentemente usado e, portanto, a escolha deve ser abordada de maneira minuciosa e profissional. Tais qualidades como a incomum da coroa ou inflorescências, a tortuosidade peculiar do tronco, são muito valorizadas na decoração do jardim em estilo moderno.
Espécies de árvores tradicionalmente usadas, como bétula, carvalho, bordo, pinheiro, olmo, thuja, cipreste. Eles são plantados em grupos ou um de cada vez. Também será apropriado usar combinações incomuns, por exemplo, plantar árvores frutíferas do tamanho de anões ao lado de um pinheiro. Você pode escolher plantas com uma coroa em forma de guarda-chuva ou choro. Para fazer isso, pegue cinzas, salgueiros e árvores de forma semelhante.
Junto com essas plantações, as videiras são frequentemente usadas, caracterizadas por suavidade e elegância. Eles são emoldurados por lanternas, gazebos, cercas, portões e várias estruturas. Além das vinhas, você pode escolher trepadeiras, a saber: lúpulo, uvas, clematis.
Quanto à variedade de cores, a variedade não é particularmente grande, porque aqui a forma incomum e a paleta de cores são mais importantes que a abundância de plantas. São todos os tipos de cores de íris, narcisos, lavanda, malmequeres, crisântemos e lírios. Com sua ajuda, são criadas mixborders, envolvendo reservatórios, prédios, mandris e outros elementos decorativos no jardim.
Permitido ao planejar um jardim Art Nouveau e plantas aromáticas como tabaco, lavanda, arbustos de jasmim.
Deve-se lembrar que a regra principal de projetar uma horta nesse estilo é seleção cuidadosa da planta solista. Perto dele e coloque o resto, elementos menos visíveis. Nesse caso, não deve haver muitas plantas adicionais; seu objetivo é enfatizar a singularidade dos principais detalhes da composição do jardim.
Elementos de decoração
Uma característica distintiva do estilo Art Nouveau no design da horta é que todos os elementos da decoração devem ser feitos de materiais naturais em frio tons (azul, branco, roxo, cinza). Os centros de jardinagem possuem uma ampla variedade de materiais de construção adequados.
Os seguintes elementos decorativos são aplicados:
- reservatórios;
- terraços;
- faixas
- lanternas;
- mandris;
- produtos forjados;
- Recipientes para flores;
- esculturas decorativas;
- móveis de jardim.
Você sabe O menor parque do mundo está localizado em Portland. O Mill Ends Park está localizado no cruzamento de duas ruas e tem uma área de 3 m².
Projetar um jardim Art Nouveau é um prazer bastante caro. A principal tarefa é a decoratividade; portanto, hortas ou anexos são categoricamente inapropriados. Ao criar um jardim assim, são necessários tato, senso de proporção e sabor impecável. É altamente recomendável não exagerar, porque o moderno é complicado, mas lacônico.
O design de composições paisagísticas no estilo Art Nouveau é uma combinação harmoniosa da beleza natural das plantas com a sofisticação das formas arquitetônicas. Sua vantagem estética é complementada por funcionalidade e compacidade. Esse estilo de design é popular devido ao grande número de variações e aos requisitos mínimos para a área do site. Agora você sabe quais elementos básicos devem ser usados para adicionar o Art Nouveau à sua paisagem.