Uma das plantas de especiarias mais populares em muitos países é o coentro. Tem uma composição química rica, devido à qual é capaz de exercer uma série de efeitos benéficos no corpo humano.
Coentro: uma descrição biológica
O coentro é a parte frondosa do coentro de plantas herbáceas picantes. Este ano tem uma raiz fusiforme, uma haste reta, com galhos no topo. Atinge uma altura de 40 a 70 cm As folhas desta planta têm a forma de lóbulos largos, dissecados. Crescer em caules longos. Os verdes são muito parecidos com a salsa, muitas vezes são confundidos com ela.
Grama floresce em junho-julho com inflorescências na forma de guarda-chuvas complexos. As flores podem ser brancas ou rosa. Após a floração, a oxifruta é formada.
A origem exata da grama é desconhecida. Presumivelmente, seu parente selvagem veio do Mediterrâneo Oriental. A cultura picante foi trazida para a Europa no século I. BC e E apenas dos séculos XV - XVII. residentes da América, Austrália e Nova Zelândia aprenderam sobre isso.
Você sabe Cerca de 3 mil anos atrás, o coentro cresceu nos jardins suspensos da rainha Amitis na Babilônia. Foi plantado como um sabor natural.
Propriedades úteis
- Sabe-se sobre esses efeitos benéficos do coentro no corpo humano:
- reabastece as reservas de vitaminas e minerais vitais;
- melhora o trato digestivo;
- aumenta o apetite;
- ajuda a digerir alimentos pesados para o trato digestivo (gordurosos, proteínas);
- melhora o sistema reprodutivo dos homens, em particular, afeta positivamente a potência;
- limpa o excesso de líquidos e toxinas;
- remove o colesterol;
- ajuda a reduzir a pressão;
- efeito benéfico sobre os órgãos da visão;
- alivia dor de dente e inflamação da mucosa oral;
- melhora o humor;
- normaliza o sono;
- tem um efeito colerético;
- ajuda a diminuir o açúcar no sangue.
A composição química do coentro
As propriedades benéficas do coentro determinam sua composição química.
Aqui está o que está contido em 100 g desta planta:
- 37% da necessidade diária de uma pessoa com vitamina A;
- 78% de beta-caroteno;
- 258% de vitamina K;
- 30% de vitamina C;
- 15% de ácido fólico;
- 16% de vitamina E;
- 11% de vitamina B5;
- bem como vitaminas B1, B2, B4, B6, PP.
Os verdes são ricos em potássio (21%), manganês (21%), cobre (22%). Em quantidades menores, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, ferro, selênio e zinco estão presentes. Dos ácidos orgânicos, o coentro contém palmítico, esteárico, palmitoleico, oleico, linoleico, ômega-6.
Você sabe O coentro é amplamente utilizado na culinária indiana. Os índios atribuem a ela as propriedades de um poderoso afrodisíaco, e também acreditam que ela fortalece o poder masculino e fortalece o corpo.
Conteúdo calórico e BJU
Para quem segue o conteúdo calórico dos pratos, será interessante saber quantas calorias existem no coentro. Este é um produto de baixa caloria, em 100 gramas contém apenas 23 kcal.
O valor nutricional da erva é o seguinte:
- proteína - 2,2 g;
- gordura - 0,5 g;
- carboidratos - 3,8 g;
- fibra alimentar - 2,9 g;
- cinzas - 1,5 g;
- água - 93 g.
Ao secar verduras, a quantidade de carboidratos aumenta para 55 g e, portanto, o conteúdo calórico se torna mais alto - 215 kcal.
Como comer coentro
Na culinária, são utilizadas folhas de coentro de variedades de mesa, que são removidas durante a formação da roseta antes do tiroteio. O coentro tem um cheiro agradável e picante e um sabor áspero. Na maioria das vezes, esse tempero é temperado com pratos de carne e peixe, colocados como um dos ingredientes das saladas. Também é adicionado aos primeiros pratos (ervilha, sopas de feijão), molhos, salsichas, doces.
Importante! Como o coentro tem um sabor e aroma específicos muito pronunciados, é necessário colocar muito pouco em pratos.
Precauções e contra-indicações para o uso de coentro
Apesar da rica composição química e de uma enorme variedade de efeitos benéficos, esta erva picante tem propriedades nocivas. Algumas pessoas precisam comê-lo com cuidado ou excluí-lo completamente do menu.
- Os verdes são contra-indicados nas seguintes categorias de pessoas:
- grávida, porque as substâncias que compõem sua composição são capazes de engrossar o sangue;
- mulheres que estão amamentando, pois o tempero estraga o sabor do leite materno;
- diagnosticado com tromboflebite, hipertensão, trombose, aumento da acidez do estômago, doença cardíaca coronária, diabetes mellitus;
- no passado, sofrendo infarto do miocárdio;
- tendo intolerância individual.
O coentro pode ser prejudicial se consumido em grandes quantidades. Nesse caso, provoca um distúrbio do ciclo nas mulheres e uma deterioração da potência nos homens, prejudica o sono e enfraquece a memória.
Importante! Recomenda-se que uma pessoa adulta e saudável consuma no máximo 35 g de coentro por dia.
Assim, o coentro é um tempero saudável com uma rica composição química. Mas você precisa usá-lo com moderação: primeiro, porque ele pode estragar o sabor do prato com seu sabor e cheiro acentuados; segundo, porque pode levar a reações negativas do corpo.