Amoras, como a maioria dos arbustos, precisam de poda adequada. Alguns jardineiros iniciantes podem ter dúvidas sobre isso. O restante do artigo é sobre a poda de outono desta colheita.
Regras de poda de outono do Blackberry
No segundo ano de vegetação, a amora dá frutos, e isso completa seu ciclo de frutificação. Para obter ainda mais culturas abundantes, é necessária a poda correta da formação, o que garante maior floração e formação de frutos.
Cortando datas
A poda dos arbustos no outono começa após a colheita.. Seus termos dependem da duração da estação de crescimento e duram, dependendo da variedade, desde os últimos dias de agosto até o final de outubro. A única condição importante é que esse trabalho seja concluído 3-4 semanas antes do início da geada.
Importante! O corte de arbustos de amora pode ser complicado pela presença de espinhos nos galhos; portanto, você precisa proteger as mãos com luvas de jardim para evitar ferimentos.
Tipos: sanitários, formando
Para evitar o espessamento das plantações, a diminuição da produtividade, o esmagamento das bagas e, no futuro, até a falta de produtividade, a poda de amora é necessária. É dividido em sanitário e formativo. O primeiro método, baseado no nome, envolve a remoção de galhos enfraquecidos, alongados e afetados. A poda formativa é a formação correta do mato, a fim de obter bons rendimentos, além de simplificar a coleta de frutos e cuidar da planta.
Toolkit
Para aparar os galhos no jardim, você precisará dos seguintes dispositivos:
- A principal ferramenta necessária é um podador. Torna fácil e eficiente fazer cortes suaves. À venda, existem 2 tipos de tesouras de podar: cortar e cortar. A tesoura de podar tem uma forma curva e age segundo o princípio da tesoura. A tesoura de podar é equipada com lâminas retas que encostam uma na outra ao cortar com faces de extremidade.
- Para áreas de difícil acesso, são utilizados escaladores. Estes são os mesmos tesouras de podar, mas equipados com alças mais longas. E se uma podadora convencional corta galhos com um diâmetro de até 2 cm, os raspadores podem lidar com o dobro da espessura.
- É conveniente usar serras de jardim especiais para remover galhos e galhos secos.
- Em trabalhos mais refinados, o uso de facas de jardim é praticado. Eles podem fazer as mesmas manipulações que os tesouras de podar, mas é necessário aplicar mais força.
Padrões de corte
A técnica de podar uma amora depende em grande parte de qual variedade o arbusto pertence. Assim, por exemplo, nas plantas verticais, a coroa é formada com mais freqüência na forma de leque, e a tarefa de formar variedades rasteiras é separar a massa vegetativa das hastes de frutificação.
Sanitária
A poda sanitária, como já mencionado, é necessária para afinar o mato e remover a massa vegetativa afetada e fraca.
O algoritmo de ação desse trabalho é o seguinte:
- remoção de brotos sem esperança, fracos e finos que normalmente não podem amadurecer e passar o inverno;
- corte de galhos secos;
- remoção de brotos afetados por pragas e doenças.
Formativo
Ao formar a poda, o método do ventilador e a separação dos brotos prolíficos dos jovens são usados enviando-os em direções opostas.
Você sabe Em diferentes estágios de maturidade, um blackberry possuiTem vários efeitos curativos. Assim, bagas totalmente maduras têm um efeito laxante e verdes, pelo contrário, usado para indigestão.
Ventilador
Para amoras eretas, é usada uma formação de arbusto em forma de leque, seguida por um esquema de poda simplificado:
- Na primavera, no centro da treliça, colocam brotos verticais de inverno que darão frutos este ano.
- As hastes jovens são amarradas aos fios inferiores em ambos os lados das hastes de frutificação em um ângulo (isto é, quase paralelo ao chão).
- Durante o corte do outono, os brotos centrais de dois anos de idade dos quais a colheita foi colhida são removidos sob a raiz.
- Das hastes jovens que crescem nas laterais, cerca de 10 das mais fortes são selecionadas, pressionadas no chão e cavadas. Os topos dessas hastes antes do abrigo devem ser cortados, deixando até 2 m de altura.
- As hastes desnecessárias e fracas restantes são cortadas sob a raiz.
Será fácil aparar o arbusto se os galhos jovens e frutíferos da treliça forem direcionados em direções diferentes. Nesse caso, o lado de frutificação é cortado sob a raiz no outono, e as brotações de um ano são cortadas e desenterradas. Esse método é adequado para uma amora-preta rasteira, com galhos muito longos que podem se enroscar e se entrelaçar, e com a separação inicial de brotos jovens e velhos, isso facilita a colheita e o corte no outono de galhos prolíficos desnecessários.
Importante! Amoras-pretas são muito frágeis e, com um arbusto em forma de leque, todos os brotos que precisam ser cobertos para o inverno crescem paralelos ao chão, para que seja mais fácil dobrá-los e pingá-los.
Carimbo
Recentemente, os jardineiros são especialmente populares no reparo de variedades de amora-preta que dão frutos em brotos de um ano. Os arbustos dessa amora no outono são cortados completamente sob a raiz.
Cuidar das plantas após a poda e prepará-las para o inverno
Após a conclusão da poda de outono, são necessárias mais algumas manipulações:
- Depois de todo o trabalho, é necessário remover todos os galhos e folhagens removidos e queimar. Isso é necessário para evitar o inverno neles e o desenvolvimento adicional de microrganismos patogênicos.
- As plantações de solo e amora são tratadas com sulfato de cobre a 1% ou qualquer fungicida para matar infecções fúngicas.
- O solo ao redor dos arbustos de amora deve ser coberto com serragem, turfa, ramos de abeto, estrume ou palha maduros.
- Depois disso, é necessário proceder para abrigar o mato durante o inverno. Ramos de variedades de escalada são coletados em um monte e pressionados no chão, reforçando com ganchos ou estacas. As variedades verticais têm pior flexibilidade, portanto devem ser preparadas para abrigo a partir de agosto (prenda a carga no topo dos arbustos, o que contribui para a sua curvatura no chão). Após o final da queda das folhas, os galhos são finalmente pressionados no chão, presos e cobertos da mesma maneira que os arbustos encaracolados.
Algumas palavras precisam ser ditas sobre os materiais para abrigo:
- Uma opção ideal é um material de revestimento não tecido com permeabilidade à água e ao ar. Esses materiais podem ser agrospan, spandbond ou lutrasil. Telas com largura de até 1,5 me densidade de cerca de 100 g / 1 m² são adequadas. Esse abrigo servirá como uma garantia de 100% contra o envelhecimento e o congelamento.
- Filme plástico como um abrigo independente - não é uma proteção bastante adequada, mas em um dueto com material não tecido servirá como uma excelente escolha. Eles devem ter o mesmo tamanho e suas extremidades são fixadas com pedras ou solo.
- Folhas secas, palha ou serragem - Os materiais mais populares. Mas eles têm algumas desvantagens. Portanto, eles são um refúgio ideal para roedores que podem danificar plantações de amora. A serragem também é capaz de absorver a umidade, congelar e se transformar em uma bola de gelo sólida.
- Um bom material para abrigo de inverno pode ser abeto vermelho. Além disso, os roedores não gostam dele, e limpá-lo na primavera é muito simples. O Lapnik pode ser usado de forma independente e sob um material ou tecido não tecido.
Os principais erros na amora poda outono
Ao podar as plantações de amora no outono, geralmente são cometidos alguns erros:
- os caules devem ser cortados sob a raiz, sem deixar tocos que contribuam para o inverno de patógenos;
- todos os ramos afetados por doenças e pragas são removidos no outono e não são transferidos para a poda da primavera;
- brotos jovens deixados para o inverno são encurtados em um quarto do comprimento;
- para não sobrecarregar os arbustos, você precisa deixar até 10 dos brotos mais fortes;
- o grande erro é transferir a poda do outono para a primavera: isso enfraquece bastante as plantas.
A densidade excessiva dos arbustos prejudica o futuro rendimento da amora-preta e é mais difícil cuidar dessa colheita.O cumprimento de todas as regras da poda sanitária e de formação de outono não leva muito tempo e esforço, transformando-se em uma lição interessante que mesmo os jardineiros iniciantes podem fazer.Você sabe No Egito antigo, o mel da amora era usado para embalsamar os faraós. Os produtos à base de carne embebidos neste produto podem permanecer frescos por até 4 anos.