O espetacular florescimento da bergenia (Bergenia) atrai a atenção e a despretensão permite que você coloque uma flor perfumada, mesmo nos cantos remotos de um jardim sombrio. Com ele, você pode decorar o gramado principal. Para criar uma composição harmoniosa e viável, você precisa saber a que horas e qual a melhor maneira de transplantar a planta.
Quando transplantar uma canoa
Badan e seus híbridos crescem sem problemas visíveis por até 10 anos no mesmo local. Mas já a meio termo as folhas e pedúnculos texturizados perdem a decoratividade e o espessamento provoca doenças e o aparecimento de pragas. Os matagais costumam se formar em locais isolados e sem vento, protegidos no inverno por montes de neve.
Se nada for feito, o incenso descontrolado cultivado horizontalmente desloca outras culturas ao longo do tempo, portanto a cada 5 a 6 anos, ele precisará de um transplante para limitar a área que tomou. Mesmo com o transbordo cuidadoso de uma parte da planta, juntamente com um pedaço de terra, ele reage negativamente ao transplante, parando no desenvolvimento e não deixa a cor aparecer nos primeiros 3 anos em um novo local, até que esteja completamente enraizada.
Ao mesmo tempo, as raízes que podem ser plantadas se multiplicam na mesma estação, após um procedimento semelhante. Esta propriedade de reprodução é usada para obter um grande número de novos pontos de venda de uma planta adulta para plantio, a fim de preencher áreas vazias do jardim.
A separação do mato e o transplante simultâneo de material de plantio recém-formado é a única maneira possível de rejuvenescê-lo e restaurar qualidades decorativas. O cumprimento das datas corretas de plantio ajudará a acelerar a sobrevivência em um novo local dessa cultura despretensiosa e resistente ao inverno.
Importante! Se a planta perene estiver atrasada no crescimento e estiver doente após o transplante devido ao solo inadequado, não se apresse em transplantá-lo novamente, tente melhorar as condições existentes o máximo possível.
No verão
Embora os jardineiros não excluam a possibilidade de propagação da primavera antes que os brotos liberem brotos, o que ocorre em abril, o melhor momento para dividir e subsequente transferência para um novo local é considerado o período posterior a ele - julho e agosto. Esses termos contribuem para o enraizamento rápido, o incenso terá tempo para crescer mais forte antes do início do tempo frio e formar roseiras exuberantes de folhas que florescerão após 2 anos.
Em junho, é permitido plantar mudas fortes e bem desenvolvidas de mudas de 10 a 15 cm. Mudas mais fracas terão que mergulhar e crescer. Eles estarão prontos para aterrissar em campo aberto apenas no início de agosto.
Como regra, o material de plantio é facilmente separado da planta antiga após a floração e antes do início do outono. Em um arbusto adulto, o rizoma se projeta do chão e é raso; portanto, não é difícil cavar e dividir os rizomas para plantar no verão.
A transferência de verão de um arbusto adulto é indesejável no calor. Isso provocará uma doença ou morte de uma planta perene. Em caso de necessidade urgente durante o transplante, serão necessárias medidas preventivas adicionais para salvá-lo: sombreamento e cobertura com uma espessa camada de serragem, palha, folhas do local de plantio.
Outono
Na primeira quinzena de setembro, transplante corajosamente um arbusto adulto para um novo local, a fim de propagá-lo por divisão vegetativa. Em áreas quentes, a duração do procedimento, dependendo do clima, pode mudar para outubro, se o calor não parar por muito tempo.
Para que na primavera você fique satisfeito com as plantas jovens formadas, prepare buracos no período do outono, nos quais transfira os topos com rosetas de folhas. Na primeira metade do mês, eles precisam fornecer água suficiente se não houver chuva. Em regiões frias com invernos rigorosos com pouca neve, forneça o lutrasil para a bergenia ao plantar posteriormente.
Como preparar um dossel para transplante
A maneira mais fácil de usar para reprodução e transplante subsequente é crescer demais, mas não um arbusto antigo, com grandes lâminas de folhas. Um grande número de estabelecimentos jovens com suas próprias raízes superficiais é formado nele.
Importante! Para evitar a ocorrência de doenças, não molhe a parte do solo da planta, incluindo flores e folhas, ao molhar ou imergir as raízes em soluções.
Eles podem ser facilmente separados sem danificar a planta mãe desta maneira:
- corte o rizoma com uma pá o mais próximo possível do licor-mãe ou arranque o arbusto adulto com as mãos, mantendo o “calcanhar” nas cavidades das folhas;
- mantenha pelo menos 3 rins em uma divisão;
- remova todas as chapas da alça, exceto o par do mais novo.
Se você planeja rejuvenescer um arbusto antigo de incenso, faça o seguinte:
Tecnologia de transplantes
O sistema radicular da bergenia é único: localizado superficialmente, ramificando-se horizontalmente, muitas vezes vai além do solo. Esses fatores determinam a escolha de um local com solo solto e levemente alcalino e a construção de furos rasos para transplantes.
Lembre-se de que o incenso não tolera retenção de umidade e baias, apesar do crescimento de massas de água, portanto, é necessária uma drenagem de alta qualidade. Evite áreas altas de água subterrânea. Não é necessário preparar o solo especialmente - sob condições naturais, esse tipo de saxifragem cresce bem em solo pobre e tolera turfeiras ácidas.
Você sabe Na Sibéria, o pó seco e triturado de rizoma de incenso é usado para pulverizar feridas abertas e úlceras, o que acelera sua cura.
Mas se você deseja recriar esses detalhes no jardim e transplantar mudas ou mudas de acordo com todas as regras para um local permanente, faça o seguinte:
- Misture cascalho, areia e relva na proporção 2: 2: 1.
- Ao plantar em solo argiloso, aumente a quantidade de pedra britada e areia para 3 partes ou adicione um terço do composto e a mesma quantidade de turfa ou húmus. Marque os orifícios para os orifícios preparados em um padrão escalonado. Observe um intervalo de 40 cm entre os caroços, deixando espaço para o desenvolvimento horizontal livre dos rizomas e folhas da planta.
- Cavar buracos, sua profundidade deve ser de 3-5 cm para mudas e não mais de 8 cm para estacas, e umedecer os entalhes.
- Como dreno, adicione um punhado de areia grossa no fundo dos caroços de plantio.
- Coloque as estacas com rosetas, polvilhadas com o estimulador Kornevin, em solo úmido, sob uma ligeira inclinação. Um mês depois, raízes adventícias aparecerão, rins adormecidos começarão a crescer. Mudas mudam para um buraco com a preservação de um coma de terra.
- Encha os locais de aterrissagem com solo especialmente preparado ou comum, para que a profundidade do encaixe não exceda 5 cm.
- Selar o local de pouso e a água.
- É imperativo cobrir o tronco ao redor da bergenia para manter a umidade e evitar o superaquecimento das raízes.
Cuidados adicionais
Você não deve esperar florescer de uma planta plantada recentemente. Badan cria raízes por um longo tempo, cresce lentamente e as primeiras flores aparecem no segundo ou mesmo terceiro ano de vida em um novo local. Para as mudas, esses processos são divididos pela metade: no máximo, uma roseta com várias folhas crescerá e a floração será adiada por mais dois anos adicionais.
Você sabe Lâminas de folha de incenso — campeões entre as folhas verdes de inverno para resistência, eles são capazes de viver 2 anos.
O primeiro ano de vida das mudas a partir das sementes e mudas de incenso no local exigirá cuidados simples, mas regulares:
- Para um enxerto rápido, aplique bastante água e solte o solo em torno das saídas pelas duas primeiras semanas após o plantio.
- Mudas constantemente limpas de ervas daninhas cuja vizinhança não tolera.
- Em novembro, cubra as plantas com uma camada de folhagem ou ramos de abeto - apesar da alta resistência à geada dos arbustos adultos, os jovens são sensíveis a temperaturas congelantes.
- Monitore e mantenha a camada de cobertura morta pelo primeiro ano.
- No outono, nas plantas mais antigas, remova as inflorescências antigas para se preparar para o inverno.
- Desde março, você pode remover o abrigo das mudas e dos locais transplantados.
- Na nova estação, para as plantas que passaram o inverno após o transplante, remova manualmente as folhas escuras e secas no momento do derretimento da neve. Não tente cortá-las com uma tesoura de jardim, retire cuidadosamente a folha murcha danificada e o local de fixação no tronco.
- Na primavera, você pode aparar amostras muito grandes.
- Em abril, aplique fertilizante complexo para estabelecimentos jovens, isso apoiará a planta durante os primeiros brotos.
Rega
Baga tolerante à seca não precisa de irrigação constantemente, mas nos primeiros 14 dias após o transplante, é necessária água. Para evitar inundações, adicione pequenas porções de água à temperatura ambiente. No tempo seco, a quantidade de umidade deve ser aumentada, embora uma planta mais forte possa suportar uma seca de duas semanas.
Se chover, a irrigação é desnecessária. Tome cuidado para que a água não fique estagnada nas raízes, pois as raízes são extremamente sensíveis a ela, para que possam apodrecer. Em locais com sombra, o líquido evapora mais lentamente, isso também deve ser levado em consideração na frequência e quantidade de sua aplicação.
Importante! No ambiente natural, as folhas mortas e voadoras exercem uma função protetora para a raiz do incenso, impedindo seu superaquecimento. No jardim, ele precisa de uma camada de cobertura para o mesmo propósito.
Na estação seguinte, a umidade do solo para a bergenia transplantada deve ser reduzida:
- a primeira rega é necessária durante a formação de gemas;
- repita o procedimento uma segunda vez durante a floração em massa;
- realizar a última irrigação, 2-3 semanas depois;
- na ausência de chuvas naturais, continue a umedecer o mato até o final do verão.
Fertilizantes e fertilizantes
Badan, como muitos representantes da família Saxifrage, não sente necessidade de nutrição adicional imediatamente após o transplante em solo fértil. Uma cobertura podre durante o inverno substitui todo o trabalho de cuidado necessário: fornece bergenia à matéria orgânica, afrouxa o solo, melhorando assim a entrega de oxigênio às raízes. A planta superalimentada vive e não floresce no devido tempo. Mas, apesar da tolerância ao solo não enriquecido, o mato responderá significativamente à introdução da nutrição durante o crescimento.
Siga o padrão a seguir depois de mover o incenso para um novo local, depois de um ano ou dois, e ele agradecerá com cores exuberantes e folhagem chique:
- Quando a neve derreter, imediatamente após a poda da primavera, adicione um complexo de minerais. Grânulos de nitrato de amônio (15–25 g por 1 m²) e superfosfato (40–60 g por 1 m²) ou fertilizantes líquidos ou fertilizantes líquidos são adequados, seguindo as instruções a seguir.
- 2 semanas após a floração, adicione substâncias adicionais ao marcador, taxa de crescimento e densidade de novas folhas - elas serão necessárias para restaurar o estoque gasto em flores. Use 5 litros de argamassa Kemira-Kombi (1 colher de sopa. Por 10 litros de água) por 1 m² de terreno.
Importante! Combine a aplicação de nutrientes com a rega ou alimente-se em solo úmido para não queimar o sistema radicular.
Iluminação
Uma qualidade como a tolerância à tonalidade é desenvolvida pelas condições usuais para o crescimento do incenso. Na natureza, instala-se em penhascos íngremes, encostas de montanhas, em florestas densas, para que não sofra com a falta de luz brilhante. Mas você não deve escondê-lo na sombra: se os raios não caírem, o arbusto não crescerá bem, se recusará a deixar brotar ou a sua cor desaparecerá, como acontece sob o dossel da floresta.
A Bergenia não morre em locais ensolarados, desde que esteja necessariamente sombreada pelo sol direto e haja uma camada de cobertura morta que oculte as raízes do sol minguante.
A abundância de luz fará o arbusto florescer mais magnífico, e as folhas adquirem verdes suculentos com um tom avermelhado no inverno. Mas uma longa estadia no sol pode queimar folhas, acelerar o final da floração, levar à inibição de toda a planta, deixando-a sem crescimento.
Um local ligeiramente sombreado ou uma luz difusa brilhante com sombreamento parcial à tarde é perfeito para badanas. É bom plantar sob árvores e no lado norte do jardim, em suas variações ocidentais e orientais.
Umidade e temperatura do ar
Bergenia resistente à seca não tolera alta umidade, no ambiente natural, sua regulamentação é realizada por meio de dumping independente de folhagem. Folhas grandes caídas polvilhe a camada superior da terra, onde as raízes estão localizadas. Portanto, o solo sob a cobertura nunca seca.
Importante! Tente não deixar o ar secar, porque as folhas do incenso perderão umidade e cairão, mas você não deve borrifá-lo e umedecê-lo constantemente.
Para preservar a aparência estética no jardim, as folhas caídas são removidas, de modo que a terra seca, enquanto a secura do ar ao redor da planta se intensifica. Nesse caso, é necessário cobrir os locais de crescimento. Para fazer isso, use grama recém cortada, serragem misturada com areia e húmus, casca triturada e qualquer material disponível.
Esta flor despretensiosa é cultivada em todos os lugares; é ótima em condições diametralmente opostas.. Nas regiões áridas, as condições para isso são reguladas por regas adicionais, em regiões frias - por abrigo para o inverno. Badan tolerará calmamente temperaturas de verão de + 30 ° C ou mais em uma área ensolarada no clima da região da Sibéria ou de Moscou, enquanto o sol do sul do Ural exigirá medidas adicionais - falta de umidade e leve sombreamento.
Portanto, plantar uma flor ajustada ao clima para uma região - nas condições da estepe, com ventos secos e sol escaldante, escolha um local sombreado com uma diminuição da temperatura, você pode colocar o incenso na lagoa e, na zona climática temperada, o sol e a sombra parcial são aceitáveis para a planta. Para a germinação das sementes, a umidade e a temperatura devem ser altas. Isso pode ser alcançado em uma estufa, para que as mudas que aparecerem após 2 semanas já sejam transplantadas para o solo em junho.
Perene resistente ao gelo - a maioria das variedades sob cobertura de neve sobrevive às geadas da Sibéria, com temperaturas chegando a –40 ° C. Na ausência de neve, os rizomas podem congelar. Para evitar congelamento, cuide do abrigo no outono. Protege da geada por uma camada de folhagem ou palha, pressionada no topo dos ramos de abeto. Certifique-se de desmontar os abrigos no final de fevereiro, sem esperar pelo aquecimento, caso contrário a planta morrerá com o envelhecimento.
Você sabe Badan é líder entre as plantas no número de taninos — nas folhas, seu conteúdo é 4 vezes maior que na casca de carvalho. Em condições industriais, a lona é impregnada com extrato de folhas.
Regiões com invernos amenos e uma temperatura máxima de –10 ° C são excelentes para esse período perene - ele suportará essas condições sem abrigo. Ao mesmo tempo, é aconselhável isolar divisores transplantados jovens no primeiro inverno com folhas ou abeto. A entrada de ar protegerá as raízes da decomposição.
Da variedade de variedades para a faixa do meio, escolha adaptada a essas condições climáticas, elas não precisam de séria proteção contra geadas, mas para serem seguras, não as privam de folhas velhas. Plante variedades européias nos cantos do jardim com um acesso improvável a correntes de ar geladas; caso contrário, as folhas congelarão e os caules das flores ficarão pretos quando o gelo voltar. Evite plantar espécies instáveis de reprodução em áreas abertas do norte e leste e em planícies.
Controle de Pragas e Doenças
Entre os jardineiros, existe uma opinião sobre a resistência da fermentação a doenças e pragas. Mas plantar no lugar errado, seca ou umidade, juntamente com a fraqueza da folhagem no inverno, pode violar as defesas naturais e a planta se torna vulnerável.
Badan morrerá rapidamente devido a raízes podres na baía na ausência de drenagem. Se a aparência oprimida da planta se deparar com essa causa, grave o solo com uma solução de Maxim (10 ml por 5 l de água) ou transplante-a para remover áreas danificadas pela podridão. Exceder o nível de umidade durante a estagnação do ar o expõe ao risco de infecções por fungos.
Septoria, ramularis ou manchar aparecem nas folhas na forma de manchas escuras com bordas bem definidas. Quando a doença piora, as áreas infectadas ficam marrons, a parte externa da folha adquire um tom acinzentado e a parte inferior se torna um revestimento esbranquiçado. Com o início da geada, a infecção fúngica não desaparece.
As seguintes medidas ajudarão:
- remoção completa da folhagem afetada;
- um único tratamento com uma solução a 1% de mistura de Bordeaux, Fundazol ou qualquer fungicida sistêmico;
- afinamento de aterrissagens para o fluxo de ar em tomadas apertadas;
- diminuição da frequência de rega;
- transplante de plantas com alta localização de água subterrânea.
As plantações de Bergenia devem ser inspecionadas regularmente para detecção oportuna de pragas:
- lesmas e caracóis estrague as folhas decorativas. Para impedir sua aparência, eles fazem uma camada de cobertura seca e ferida: agulhas de abeto, cascas de ovos, lascas de pedra. Grânulos contendo metaldeído, como tempestade 3 ou ExtraFlor, ajudam a combater;
- ancilóstomos aparecem com excesso de umidade nos tecidos em decomposição. Sua distribuição em massa complicará a salvação do mato. Você deve desenterrar completamente o incenso, mergulhe a raiz por 30 minutos. em uma solução forte de permanganato de potássio e transferir para um novo local. O local de detecção de parasitas derramamento de veneno de contato contendo metil-mercaptophos, karbofos, fosfamida, lindano. Você pode usar este site para plantar somente após um ano, deixando-o em vapor na estação atual;
- centavos babadosou cigarras tente amar as folhas largas que crescem na sombra, nas planícies úmidas, nas estufas. Eles se alimentam do suco de todas as partes da planta, injetando veneno nas costas, devido ao qual a planta morre. Fornecer acesso ao sol, secar o solo e interromper a alimentação para evitar invasões;
- gorgulho Come em torno da borda externa da chapa. Ele deposita e põe ovos nos restos orgânicos das folhas voadoras. O pior é que as larvas penetram no solo e se alimentam das raízes, o que é mais prejudicial à bergenia do que as folhas deformadas. Lidar com insetos sob o poder de inseticidas. Realize um tratamento duplo de arbustos com um intervalo de 7 dias com uma solução de Intavir, Aktara, Actellik, Fitoverm, de acordo com as instruções. Pulverize em um dia seco e claro a uma temperatura não inferior a + 21 ° C, mas não superior a + 28 ° C.
Importante! Certifique-se de realizar o saneamento da primavera e a limpeza das folhas escuras, ou seja, esses são os locais isolados favoritos para os gorgulhos do inverno.
Quais são os problemas com o transplante?
A Bergenia não atormenta seus donos com caprichos: por muito tempo e sem dificuldades, cresce em um só lugar e, como raramente adoece, tratamentos preventivos podem ser omitidos. As condições mais adequadas às plantas perenes são geralmente prejudiciais a pragas e infecções, por isso é muito importante proporcionar à planta a oportunidade de se desenvolver completamente.
Problemas que podem aparecer em um novo local perto das arquibancadas:
- Espécimes jovens crescem muito lentamente. A divisão de 1 a 2 folhas transplantadas liberadas até o final da temporada com a qual partirá para o inverno não é motivo de preocupação, assim como a falta de floração nesta e na próxima temporada. Freqüentemente, as flores perenes florescem luxuriosamente apenas no terceiro ano após o transplante, portanto, não faça transplantes frequentes, por causa dos quais o crescimento desacelera em um novo local e os brotos ficam ausentes por um longo tempo. Não transplante frequentemente o incenso desnecessariamente, ele se afasta por um longo tempo.
- A falta de floração em uma planta coberta de vegetação torna necessário verificar o cumprimento das regras sobre tecnologia agrícola. Possíveis causas incluem falta de luz solar e sombra excessiva.
- Folhas amarelas lentas indicam estagnação de umidade e solo acidificado, devido ao qual as raízes apodrecem. O problema está no fato de que, ao transplantar no barro, a drenagem não foi fornecida. Nesse caso, trate as raízes com uma solução de permanganato de potássio, removendo as danificadas e transplante as cavidades para um local drenado adequado.
Importante! Para restringir a propagação horizontal e a agressão a vizinhos de espécimes maciços de bergenia, limite-o a um meio-fio ou pedra decorativa.
A despretensão e a versatilidade do uso proporcionaram o amor eterno de simples cultivadores de flores e criadores eminentes. Com cuidados mínimos e condições favoráveis, as folhas chiques, uma variedade de espécies e a beleza das flores se tornam o destaque da área sombreada, e você já conhece as regras para colocação e transplante.