O geotêxtil é um tecido sintético fabricado com novas tecnologias, que tem aplicação em muitos campos da atividade humana. Um deles é o paisagismo. Para obter o máximo efeito de seu uso, é necessário considerar que tipo de material e em quais casos ele deve ser usado.
Vantagens e desvantagens do uso de geotêxteis
Este material, devido às suas vantagens, é cada vez mais utilizado no paisagismo. É leve e compacto, durável e econômico, fácil de instalar, pode passar água e reter o solo, inibe a germinação de ervas daninhas, mantém uma temperatura uniforme do solo como resultado da troca de calor, é quimicamente neutro e resistente à ação mecânica.
Entre as deficiências, pode-se identificar a instabilidade na exposição direta à radiação UV e os custos adicionais de sua compra no arranjo do território.
Recursos de geotêxtil
Os geotêxteis têm muitas propriedades, o que permite executar várias funções.
As principais características deste material devem ser destacadas:
- boa permeabilidade à umidade;
- não cede à decadência;
- mantém suas propriedades por cerca de 15 anos;
- é utilizado no modo de temperatura de -60 ° C a 60 ° C;
- pode segurar solos macios nas encostas;
- impede que as ervas daninhas e as raízes das plantas germinem.
Variedades de geotêxteis para paisagismo
O geofabric em sua composição é dividido em:
- polipropileno - um material durável que seja permeável à umidade e não apodreça;
- poliéster - o material é mais ecológico, mas tem menos resistência;
- multicomponente - É produzido a partir de materiais recicláveis, custa menos, mas serve menos.
Este tecido pode ser classificado pelo método de produção. É dividido em tecido e não tecido. Os geotêxteis tecidos são feitos tecendo fios. Tem alta resistência, portanto é usado principalmente na construção civil. Com um baixo coeficiente de resistência, geotêxteis tecidos são usados no design do território.Importante! O geotêxtil, usado para cultivar plantas, é chamado de agrofibra. Pode ser de dois tipos: branco - para abrigar plantas e preto — para proteger o solo.
Eles podem fortalecer a inclinação do país, para formar uma área para as camas. Não é adequado para drenagem e filtração. O tipo de geotêxtil não tecido encontrou uma distribuição mais ampla no design de territórios e plantas em crescimento. Vale a pena considerar com mais detalhes seus tipos.
Você sabe Os geotêxteis começaram a ser produzidos nos EUA e na França nos anos 60.
Geotêxtil perfurado por agulha
Um dos tipos de material é criado pelo método de agulha. É não tecido e consiste em materiais de poliéster. Seu objetivo é proteger as plantas no local de ervas daninhas, radiação ultravioleta, geada e vento forte. Para isso, os têxteis são depositados no chão ou espalhados sobre as plantas, dependendo da meta.
Na concepção do território, esse tipo de material é usado para criar jardins de pedra, em calçadas, na construção de reservatórios artificiais, campos esportivos e campos de futebol. Encontra sua aplicação quando é necessário separar as camadas de materiais, evitar paredes e fundações da umidade, cobrir a camada de drenagem, reforçar a margem e as encostas.
Você sabe O uso de geotêxteis na construção de estradas reduz o custo de construção em 30-40%, reduzindo a espessura da camada de entulho.
Geotêxtil com ligação térmica
Este tipo de material não tecido é obtido por ligação térmica de fibras. Para isso, apenas fios de polipropileno são utilizados. Tem muita força. Mas sua desvantagem é que permite que a água passe apenas na direção transversal. Devido à sua alta resistência, é frequentemente usado para fortalecer o solo.
Qual geotêxtil é melhor usar no paisagismo
No projeto paisagístico, é melhor usar geotêxteis com agulha. Devido à sua alta capacidade de filtragem, torna-se adequado para qualquer solo, inclusive argila. Nas encostas, para reforçar sua força, você pode usar uma geogrelha de reforço.
É fabricado com os mesmos materiais, usando tecnologia semelhante. As principais características da geogrelha são resistência, não toxicidade, neutralidade quando expostas a componentes químicos, resistência aos raios UV. É usado para impedir a lavagem do solo fértil, a luta contra a erosão nas encostas.- O tecido geográfico usado no projeto do jardim ajudará a resolver os seguintes problemas:
- equipar gramados e proteger canteiros de ervas daninhas;
- preservar a camada fértil do solo;
- fortalecer o solo nas encostas;
- proteger as plantas dos efeitos adversos da natureza.
Aplique agrofibra cobrindo-a completamente com a cama. Os furos são cortados com uma faca, carregando-os na direção perpendicular. Mudas são plantadas nos buracos. Nesse caso, os poros do material não estão entupidos e os frutos não são contaminados com o solo.
Vídeo: Como escolher geotêxteis
Como aplicar geotêxteis
Os geotêxteis têm a capacidade de separar camadas de materiais ou solos com fertilidade diferente, não permitindo que eles se misturem, podem servir como filtro e são amplamente utilizados em obras de drenagem, protegem contra ervas daninhas e raízes de árvores, melhoram as encostas e evitam a erosão. Dependendo das funções que o material possui, seus vários tipos são usados para organizar o território.
Importante! Ao cobrir as camas com agrofibra, isso deve ser feito com uma sobreposição de 25 cm.
Garden Path Improvements
Para equipar os caminhos no jardim:
- Determine os limites exatos do caminho e puxe ao longo da borda da linha de pesca.
- Cavar uma vala dentro dos limites indicados com uma profundidade de 35 a 40 cm;
- Cobrir a superfície plana do fosso com geotêxteis com uma densidade de 150-200 g / m², de modo que em ambos os lados a borda suba 5 a 8 cm acima do solo.
- Despeje a pedra britada a uma espessura de cerca de 15 cm.
- Espalhe uma segunda camada de tecido.
- Cubra a superfície com areia fina de 10 a 12 cm de espessura.
- Após a compactação, devem ser colocadas lajes de pavimentação.
A pedra triturada serve como base de drenagem para a pista e, graças ao material não tecido, não se mistura com o solo. A areia também não se mistura com a pedra britada e serve como travesseiro para azulejos. Todos os materiais são bem compactados. No caso de subsidência de uma área pequena, você pode corrigir facilmente a situação borrifando areia sob um ladrilho elevado. Além disso, o material protege o caminho da germinação de ervas daninhas, o que não é importante.
Você sabe A partir dos geotêxteis, você pode construir uma cama africana no topo, semelhante a um buraco de fechadura. No centro, há uma cesta de compostagem, que rega a cama, recebendo nutrientes.
Impermeabilização de reservatórios
Durante a criação de um reservatório artificial na área, o principal componente dessa estrutura é uma membrana de impermeabilização. Eles o colocam na superfície da lagoa para que a água não o deixe. Para evitar danos à membrana, é necessário colocar geotêxteis com uma densidade de 250 g / m² no chão. Não será supérfluo cobrir o material de impermeabilização por cima com outra camada protetora de tecido.
Paisagismo em casa
A universalidade dos geotêxteis é que ele pode ser usado na criação de qualquer estrutura no país. Com a contenção de solos inclinados, a criação de playgrounds abertos e formas inclinadas, jardins rochosos, pátios não podem prescindir de seu uso. O material foi usado com sucesso para revestimento sob uma camada de grama ao criar gramados.
Disposição de fundações e paredes
Para proteger a fundação de concreto das águas subterrâneas, é utilizado material de ligação térmica. Ele não acumula umidade, passa apenas para o exterior, separa a fundação do solo, protege da influência destrutiva das raízes das árvores que crescem de perto. O parâmetro básico para a escolha de um material é a sua densidade. Para este tipo de trabalho, deve ser 250 g / m².
Um material com densidade mais baixa pode não suportar a carga e a ruptura, com um maior, custará mais. Os geotêxteis são enrolados em uma vala sob a fundação ao longo de todo o comprimento. As partes cortadas da tela são sobrepostas. A margem da altura deve estar acima do nível da fundação proposta. As seguintes camadas da base da casa são instaladas em cima do tecido.
Para canteiros de flores
Além disso, usando agrofibra, é possível separar a camada do solo e a cobertura decorativa dos canteiros. Isso ajudará a combater as ervas daninhas, economizará a umidade das plantas e evitará que o solo se misture com a camada de cobertura morta.
Se o solo no canteiro não for fértil, a fibra poderá ser usada para plantar plantas em buracos ou valas, cobertas com ele e cobertas com solo fértil. Após esta aplicação, o solo fértil não sofrerá erosão, o que aumentará a eficiência do crescimento das plantas.Importante! Os poros da agrofibra não apenas passam a umidade, mas também fornecem a troca de ar necessária. Não é necessário afrouxar o solo, uma vez que o solo não compacta, devido à umidade capilar.
Base de pedra esmagada
Ao construir caminhos em uma seção de seixos ou cascalho, basta colocar uma camada de tecido. Se você não usar este material, o revestimento logo afundará no chão. Como resultado, a pista é coberta de saliências e poças. Em cima de tal aterro, você pode instalar um piso de madeira. Ficará atraente no design do jardim e sua vida será muito mais longa.
O uso de materiais modernos no design do território se deve à sua versatilidade e alta qualidade. A obstrução na aparência das ervas daninhas e a capacidade de passar a umidade em uma direção ajudam muito no cuidado das plantas e no paisagismo de uma casa de veraneio. Para obter o máximo efeito, você deve seguir os conselhos de especialistas e escolher o material certo para um determinado tipo de trabalho.