Uma fonte é um achado real para todas as residências de verão, possibilita melhorar o microclima no jardim e também permite aumentar significativamente o significado decorativo da paisagem. No entanto, nem todo jardineiro sabe que é possível criar um lago artificial sem nenhuma dificuldade e com um custo mínimo, usando os materiais e ferramentas disponíveis. O artigo descreve em detalhes como fazer uma fonte em cascata com uma cachoeira com suas próprias mãos, bem como as regras básicas para cuidar dela.
Escolhendo o tipo de fonte em cascata
Hoje, na arte da paisagem, vários tipos de fontes são imediatamente conhecidos, os quais, sem problemas, podem ser criados em um site a partir de meios praticamente disponíveis. Isso torna possível realizar qualquer fantasia e projeto. Além disso, o principal: para aderir ao princípio da harmonia, a cachoeira deve necessariamente se tornar um dos elementos constitutivos do site, enfatizando sua individualidade.
Os mais rentáveis da casa são os seguintes projetos de fonte em cascata:
- Padrão - estrutura em cascata de ardósia ou granito, composta por várias etapas com a mesma ou diferente inclinação. O fluxo de água ocorre sem problemas, do topo ao último passo.
- Mini fonte - É uma pequena colina de pedra, ao pé da qual há um lago. O fluido é fornecido da parte superior da estrutura por um fluxo de jorro. Nesse caso, há uma alta intensidade de movimento da água e um som característico de sopro.
- Forma livre - essas estruturas podem ter quase qualquer design e forma, incluindo a reprodução exata de formações naturais. Para a sua construção podem ser utilizados materiais naturais e artificiais, incluindo elementos acabados. Por tudo isso, a fonte deve ser uma estrutura em cascata de vários estágios, a água pela qual flui lentamente em um lago interno ou externo.
- Estrutura de pedra - na maioria das vezes, essa fonte é uma cópia exata de um córrego da montanha. Eles o criam na forma de um declive rochoso de vários estágios, do qual a água é fornecida lentamente. No sopé da encosta, muitas vezes cria um pequeno lago, forrado com pedra natural. Na maioria dos casos, granito, ardósia ou calcário são usados para erguer essa estrutura.
Lugar para fonte
Para que a fonte criada no local não apenas funcione corretamente, mas também agrade mais de um ano, para sua construção, será necessário escolher o local certo. Nesse caso, é necessário observar vários requisitos importantes que são apresentados para a construção de tais objetos.
Você sabe As primeiras fontes apareceram no território do Egito Antigo e da Mesopotâmia muito antes de nossa era. Eles foram construídos no local das nascentes e utilizados exclusivamente para irrigação de plantas agrícolas e ornamentais.
Primeiro de tudo, você precisa considerar o seguinte:
- Toda vegetação alta deve estar à distância máxima do local selecionado. Caso contrário, a folhagem caída irá entupir o lago e causar um mau funcionamento do componente elétrico.
- A fonte deve estar localizada a pelo menos 5 m de qualquer edifício de jardim. Essa estrutura pode provocar inundações na fundação, além de causar aumento da umidade do ar (o que é especialmente negativo para edifícios de madeira).
- O local deve estar localizado em uma colina, isso simplificará bastante a construção de uma inclinação artificial.
- Não é recomendável construir a estrutura em solo arável do jardim, a base do solo deve ser densa e minimamente envolvida na atividade econômica. Caso contrário, a subsidência e a destruição da estrutura não poderão ser evitadas.
Preparação da tigela
A tigela é um dos elementos principais e importantes da fonte em cascata. Cria a reserva necessária de água para o bom funcionamento da fonte, bem como uma zona de transição ideal entre as cascatas e o local.
Importante! A tigela pode ser feita de forma independente, com base em misturas de concreto. No entanto, essas taças são, na maioria dos casos, mais caras e exigem certas habilidades no manuseio de concreto.
Hoje, no mercado, você pode encontrar tigelas de várias formas e volumes, enquanto que, com base na versão fabricada, estão divididas em dois tipos:
- Os mais populares e mais comuns são recipientes de plástico. Eles se distinguem pela resistência ao desgaste e pelo baixo custo; portanto, é com base em que eles criam a maioria dos corpos d'água jorrando. No entanto, o plástico não é resistente a danos mecânicos e também pode se deformar quando aquecido, o que muitas vezes cria algumas dificuldades durante a operação de tais tigelas.
- Uma opção mais cara, mas de qualidade, é taças à base de materiais compósitos. Muitas vezes, a fibra de vidro multicamada é usada para isso. Esse material é resistente a qualquer dano e efeitos de temperatura, enquanto também apresenta algumas desvantagens. Devido ao alto custo das tigelas de fibra de vidro, apenas alguns modelos básicos são fornecidos.
Equipamento necessário
O equipamento específico é o coração de qualquer fonte; não apenas seu funcionamento, mas também sua durabilidade geralmente dependem da exatidão de sua escolha. É recomendável não se concentrar nas opções mais baratas. Quase sempre, isso indica a baixa qualidade do equipamento, bem como os termos abreviados de sua operação.
Você sabe A maior fonte do mundo é a "Fonte Rei Friedrich", construída no território da Arábia Saudita em 1983. A altura do seu riacho atinge 320 m, o que até hoje é considerado um recorde absoluto.
Escolhendo uma bomba de fonte
A bomba desempenha um papel fundamental no arranjo da fonte. A altura do suprimento de água, bem como a potência do fluxo ascendente do fluido, depende de sua potência e de outras características estruturais. Hoje, existem apenas duas variedades desse tipo de equipamento elétrico: submersível e de superfície. Nesse caso, é necessário levar em consideração a potência do motor, o volume de fornecimento de fluido por minuto e a altura máxima pela qual a unidade pode levantar água.
Submersível
Tais modelos, em primeiro lugar, se distinguem pelo fato de serem instalados no fundo do tanque (tigela) para a ingestão de líquidos. Esses modelos são um dos mais populares porque são confiáveis, baratos e fáceis de cuidar, além de instalação.
No entanto, essa bomba geralmente é instalada apenas ao montar pequenas fontes destinadas a fins decorativos. Se a tigela for usada como um reservatório para fins especiais (para nadar), há uma alta probabilidade de danos à unidade e aos componentes associados.
Superficial
As bombas de superfície são instaladas fora da fonte; elas extraem água de um tanque separado, geralmente instalado fora da fonte. A entrada e saída de água neste caso são realizadas usando um sistema de mangueiras. Eles podem ser instalados dentro e fora da estrutura, na forma de rodovias subaquáticas.
Apesar de sua confiabilidade e facilidade de manutenção, as bombas de superfície não são populares. Na maioria das vezes, eles se tornam a causa de todos os tipos de dificuldades na instalação de mangueiras, o que causa custos e tempo adicionais.É possível fazer uma fonte sem bomba
Se você não deseja gastar fundos adicionais em equipamentos de bombeamento, pode construir uma fonte existente usando leis simples da física. Nesse caso, a construção da chamada Heron Fountain é a melhor solução. É uma construção selada de uma tigela e um tanque de entrada de água.
Para fazer isso, você deve:
- Pegue qualquer recipiente grande e encha-o com água até a metade.
- Coloque-o em uma posição estacionária.
- Prenda a tigela de entrada de água no local desejado.
- Conecte o tanque ao copo usando duas mangueiras de diâmetros diferentes. Uma mangueira com um diâmetro menor (aproximadamente 10% menor que o outro) deve ser colocada com uma borda no fundo do tanque e a outra puxada através da tigela e ajustada no ponto certo para o abastecimento de água. Um tubo com um diâmetro grande é montado no fundo da tigela e o outro lado é conduzido para a tampa de ar do tanque.
- Vede todas as juntas dos tubos com a tigela e o tanque com selantes especiais para construção (silicone, mástique etc.).
Para iniciar esse projeto, basta derramar uma pequena quantidade de água abaixo do nível da mangueira de saída na tigela. Nesse caso, uma pressão forçada é criada no sistema, empurrando o líquido para fora do tanque. Essa fonte funcionará até que o nível do líquido caia ou as juntas sejam despressurizadas.
Criação de fonte
Na maioria das vezes, a construção da fonte não causa dificuldades para os jardineiros; no entanto, sem alguns conhecimentos e habilidades, não é recomendável iniciar o procedimento.
Importante! Todos os equipamentos de bombeamento são alimentados por uma rede elétrica; portanto, antes de lançar a fundação, você deve instalar definitivamente uma tomada à prova d'água ou um cabo de extensão de jardim especial.
Nesse caso, é suficiente seguir as seguintes etapas sucessivas:
- Marque a área com estacas de madeira e linha.
- Remova o solo com relva.
- Crie no solo a depressão necessária para a tigela e o tanque de água. Faça um furo com uma margem de aproximadamente 10% do volume desejado.
- Instale a cofragem no lugar do poço e faça uma base de concreto. Depois que a mistura secar, coloque sobre qualquer material de impermeabilização.
- A partir do solo retirado, construa a cascata principal e o número necessário de outras. Puxe a mangueira de abastecimento de água através das cascatas e aperte-a com segurança.
- Fortalecer a fonte com pedras naturais e argamassa de cimento. Isso deve ser feito para que a base do solo não seja mais erodida devido à drenagem de fluidos ao longo das cascatas.
- Instale um tanque para coletar água no fundo do poço e depois o equipamento de bombeamento necessário. Todos os espaços entre a base e o tanque devem ser preenchidos com terra e compactados bem.
- Despeje o líquido na tigela e faça um teste da fonte.
Decoração
Depois que a base estiver completamente pronta e a argamassa de cimento secar, você poderá prosseguir com o design decorativo da composição. O procedimento envolve duas etapas consecutivas. Primeiro, a fonte e a área circundante devem ser decoradas com pedra natural, todos os tipos de estátuas e outros elementos. Nesse caso, é necessário criar uma pequena zona de transição entre a estrutura e o território principal do jardim. Para fazer isso, use pequenas pedras ou peneiras de granito.
Em seguida, você deve começar a ajardinar o território. Para fazer isso, a área próxima é decorada com todos os tipos de espécies de plantas que amam a água, incluindo culturas anuais de flores. A vegetação deve criar definitivamente o contraste necessário, enquanto a melhor opção é um gramado uniforme e atalho. Se desejado, a vegetação aquática pode ser plantada em um tanque aberto. Além de revitalizar toda a composição, permitirá limpar o líquido de contaminantes finos.Regras de cuidados e manutenção
Cuidar da fonte em cascata é bastante simples e pode ser realizado com sucesso, mesmo por um jardineiro iniciante. Antes de tudo, ele deve ser limpo periodicamente de folhas caídas e outros poluentes, caso contrário, o sistema da bomba poderá ser danificado. Para evitar isso, a limpeza é realizada pelo menos uma vez por semana. Ao mesmo tempo, é absolutamente necessário drenar completamente a água cerca de uma vez por mês e limpar a bomba e as paredes da tigela da sujeira.
Além disso, recomenda-se atualizar regularmente a água no sistema, para evitar a "floração". Como alternativa, uma variedade de produtos de limpeza pode ser usada para ajudar a proteger os filtros e a bomba contra esse problema. No entanto, o líquido ainda é necessário, pelo menos uma vez por mês, deve ser alterado para limpo.No final da temporada, é recomendável preparar a fonte para o inverno. Para fazer isso, a água é completamente drenada e todas as superfícies são limpas de algas e outros depósitos. Se possível, a bomba também deve ser desmontada neste momento. Depois disso, a estrutura deve ser coberta com um spanbond. Dessa forma, a fonte passará o inverno com mais segurança, o que afetará apenas positivamente sua longevidade.
Apesar de todos os tipos de opiniões conflitantes, a fonte própria no site não é um luxo, mas um projeto muito real para implementar. Para isso, basta escolher o local certo e adquirir o equipamento necessário. Nesse caso, recomenda-se prestar atenção especial à preparação do local: somente isso alcançará uma base sólida, bem como o funcionamento a longo prazo da fonte sem problemas.